O e-mail marketing pode ser a solução ideal para os médicos que desejam melhorar o relacionamento com seus pacientes, aumentando também o número de retornos no consultório. Descubra neste artigo como utilizar o e-mail marketing na sua clínica da melhor forma e alavanque seus resultados.
O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing mais utilizadas no mundo. Porém, quando falamos sobre a área da saúde, grande parte dos médicos ainda não utilizam essa prática em seus consultórios.
De acordo com os dados disponibilizados pela Inteligência Corporativa da Rock Content, em uma pesquisa da Hubspot em 2016, foi observado que normalmente as empresas mencionam o e-mail como um dos seus canais de marketing mais importantes.
Para ajudar os médicos empreendedores, que além de atender pacientes, também se preocupam em administrar seus consultórios e fidelizar pacientes, produzimos uma websérie exclusiva sobre e-mail marketing para profissionais da saúde.
Continue a leitura e descubra como o e-mail marketing pode te ajudar no processo de fidelização de pacientes, além de conferir como a nossa websérie traz um passo a passo completo sobre essa estratégia. Acompanhe!
Como o e-mail marketing pode melhorar o relacionamento com seus pacientes?
Segundo a pesquisa E-mail Marketing Trends de 2017, “95,2% dos brasileiros conferem a caixa de entrada diariamente. Além disso, a pesquisa apontou que 81,2% dos brasileiros acessam o e-mail em vários momentos do dia.”
Um dos maiores desafios para os médicos, que desejam fidelizar seus pacientes, é a dificuldade em manter contato após a consulta. Afinal, todos possuem rotinas agitadas, e é comum que os pacientes esqueçam até mesmo de quem os atendeu, mesmo que a experiência tenha sido ótima.
Pensando nisso, melhorar o relacionamento com os pacientes é um processo fundamental para não ser esquecido facilmente. Uma ótima forma de alcançar esse objetivo é por meio do e-mail marketing.
A maior parte dos brasileiros possuem e-mail, e acessam com certa frequência, quando não diariamente. Provavelmente, seus pacientes também fazem parte desta estatística.
Isso significa que investir no e-mail marketing pode te proporcionar um contato direto com seus pacientes, além de conseguir determinar exatamente quem receberá as mensagens dos e-mails, e em que momento elas deverão receber.
Essas vantagens do e-mail marketing são excelentes para os profissionais da saúde que desejam lembrar seus pacientes de retornarem ao consultório, ou até mesmo lembrá-los quanto às orientações médicas passadas no consultório.
Além disso, como a maior parte dos médicos ainda não investem nessa estratégia, começar essa prática agora te garante uma ótima vantagem competitiva em um mercado que só cresce a cada ano.
Ficou interessado em implementar o e-mail marketing na sua clínica? Além da websérie, também produzimos um eBook completo sobre o assunto:
Confira a seguir os principais tópicos da websérie de e-mail e o passo a passo que você precisa seguir para aplicar essa estratégia na prática em seu consultório. Boa leitura!
Passo a passo sobre como utilizar a estratégia de e-mail marketing na sua clínica
Começar a utilizar o e-mail marketing no consultório não é um processo simples, principalmente para quem nunca teve contato com essa estratégia.
Por isso, os episódios da websérie de e-mail marketing da iClinic foram estruturados para te ajudar nessa jornada.
Veja a seguir como os episódios foram planejados para te oferecer um ótimo passo a passo sobre e-mail marketing. 🙂
1. O que é e-mail marketing?
Você sabe como o e-mail marketing te aproxima dos seus pacientes? Como essa estratégia impacta seu consultório?
No primeiro episódio da websérie, os especialistas em conteúdo e e-mail marketing da iClinic te ensinam um pouco sobre o que é Marketing em geral e sua importância, explicando também as principais vantagens de utilizar o e-mail marketing no seu consultório.
Além disso, são apresentados dados relevantes de como utilizar essa estratégia e como ela pode melhorar os processos do consultório.
2. Quais são os tipos de e-mail marketing?
O segundo episódio da websérie aborda os principais tipos de e-mail que você pode elaborar em sua estratégia de e-mail marketing.
Dê uma olhada nos tipos de e-mail abordados no vídeo:
- Informativo
- Pesquisas de satisfação
- Lembretes de retorno
- E-mails de aniversário
- Novos serviços
- Newsletter
Uma ótima forma de começar a pensar na sua estratégia e colocá-la em prática, não concorda?
3. Como aplicar na prática o e-mail marketing na clínica?
Qual é o seu objetivo com o e-mail marketing? Você sabe qual é a diferença entre e-mail marketing e automação de marketing?
No terceiro episódio da websérie, nossos especialistas abordam como aplicar, na prática, o e-mail marketing no seu consultório.
Para fazer isso da melhor forma, primeiro é preciso pensar em qual é o seu verdadeiro objetivo com essa estratégia, assim, você consegue alcançá-lo com excelência.
4. Como montar um e-mail?
Após aprender como aplicar o e-mail marketing na prática, o próximo passo é saber como montar um e-mail, ou seja, definindo o assunto, o conteúdo da mensagem, entre outros aspectos.
Elaborar um conteúdo no e-mail para seus pacientes não é a mesma coisa que escrever um artigo para seu blog, um post para o Facebook, ou qualquer outra plataforma digital.
Para se comunicar com seus pacientes pelo e-mail de forma eficiente, nossos especialistas separaram um episódio inteiro para te explicar detalhadamente como montar um e-mail.
Além disso, são apresentados as principais boas práticas que você precisa ter com a escrita para tornar a comunicação com seus pacientes ainda mais fácil e próxima.
5. Como acompanhar os resultados da melhor forma?
Você sabe quais métricas devem ser avaliadas no e-mail marketing? Como saber se seus e-mails estão obtendo um bom desempenho?
O último episódio da nossa websérie traz um ponto fundamental que não deve ser deixado de lado após a implementação do e-mail marketing nas suas estratégias: o acompanhamento de resultados.
Acompanhar seus resultados de forma frequente é essencial para identificar quais abordagens estão funcionando nos e-mails, e como melhorá-las ainda mais para que seus pacientes se engajem com seus conteúdos.
Pensando nisso, o quinto episódio explica as principais métricas do e-mail marketing, e como avaliá-las para obter ainda mais sucesso no seu consultório.
Quer utilizar o e-mail marketing no seu consultório? Assista agora mesmo nossa websérie, é só clicar aqui embaixo.
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