É perfeitamente normal que alguns de seus pacientes não compareçam às consultas, faltas acontecem por diversos motivos, mas é importante para a sua clínica que você reduza os efeitos da ausência dos pacientes.
Neste artigo vamos falar sobre as consequências negativas das faltas dos pacientes para o funcionamento e faturamento da clínica e também vamos abordar algumas soluções para este problema.
Problemas com ausência dos pacientes? Isso pode estar prejudicando seus ganhos financeiros
Você já se perguntou o quanto deixa de receber todo mês por causa de falta dos seus pacientes?
Vamos supor que o preço médio de uma consulta em sua clínica é de R$70,00, e que sua clínica atenda a muitos pacientes, fazendo com que você tenha uma agenda sempre movimentada. Muito provavelmente alguns pacientes não comparecerão às consultas que você agendou.
Se toda semana em média cinco pacientes não comparecerem, por exemplo, você estará deixando de ganhar cerca de R$350,00 semanalmente!
Em um mês esse valor totaliza R$1.400,00. Tenho certeza que você não quer – e não pode – perder todo esse dinheiro todos os meses, certo?
Quando pacientes agendados faltam, é interessante realizar um encaixe nesse horário que ficou vago na sua agenda.
Assim você deixa de ter um período ocioso durante seu expediente e consegue recuperar o valor da consulta que seria perdida.
Faltas de pacientes são comuns, mas você pode evitá-las
Sistema de agendamentos online
Existem diversas alternativas para que você minimize as faltas na sua clínica.
Uma solução muito prática é a adoção de um sistema de agendamento online para facilitar a marcação de consultas com seus pacientes.
Verificar se o paciente costuma faltar
Um controle interessante de se manter é o número de faltas do paciente em agendamentos anteriores.
Essa informação é importante pois se for agendando um paciente que costuma faltar bastante, você pode intensificar o contato para lembrá-lo da consulta.
Se você possui um sistema de agendamentos, verifique se ele informa quantas faltas o seu paciente já teve em agendamentos anteriores.
Outra alternativa bem eficaz é enviar um lembrete por SMS ao seu paciente sobre a consulta que foi agendada, assim ele pode te dar algum retorno se irá comparecer ou não à consulta.
Lembrar o seu paciente via SMS é ainda mais eficiente quando há a opção do seu paciente confirmar ou cancelar a consulta simplesmente respondendo seu SMS de confirmação.
A confirmação por SMS funciona?
Segundo uma pesquisa feita pela Single Point sobre a efetividade do envio de mensagens de SMS, nos EUA, por volta de 90% das mensagens de SMS são lidas dentro de três minutos pelo destinatário, e cerca de 99% de todas as mensagens são lidas em algum momento.
Como no Brasil também temos uma cultura de uso intenso de smartphones e de celulares, devemos esperar taxas igualmente altas.
Agora pare para pensar na efetividade das ligações que sua recepcionista faz para confirmar os horários com os pacientes.
Provavelmente não é possível completar 90% das suas ligações para seus pacientes, isso consome seu tempo ou de seu recepcionista.
Outra Pesquisa feita nos Estados Unidos comprovou que o envio de mensagens automatizadas de SMS é mais eficaz que e-mails e ligações telefônicas.
Então não faltam motivos para você adotar os SMS.
Custos com telefonia x custos com o envio de SMS
Fazer o uso recorrente do telefone pode ser custoso para seu negócio.
No Brasil, um plano de telefonia que te permita fazer um número considerável de ligações não sairá por menos de R$70,00 mensais.
Isso somado ao que você teria que pagar a mais com as ligações para celulares.
Em contrapartida, cada SMS de confirmação do iClinic custa apenas R$0,12.
Fazendo uma conta rápida, se você enviar 100 SMS de confirmação isso irá te custar apenas R$12,00.
Organização da agenda médica
Aliada à ferramenta de confirmação de consultas por SMS está a agenda do iClinic.
Essa ferramenta te mostra de forma simples e intuitiva quais pacientes confirmaram ou cancelaram as consultas que você agendou.
Além disso, também é possível ter o controle de uma lista de espera de pacientes que estão aguardando um horário vago. Assim você consegue preencher rapidamente os horários vagos por cancelamento.
Mensagem de confirmação: como personalizar?
- Texto personalizado
Uma importante função do iClinic é a personalização dos seus SMS de confirmação, dessa forma você consegue elaborar uma mensagem da forma que preferir.
- Datas e horários estratégicos
Outra importante personalização é o horário ou data de envio dos seus lembretes.
Você pode programar seus SMS para serem enviado em diferentes horários e com diferentes datas de antecedência.
Ganho financeiro: o investimento se paga sozinho!
Seguindo o raciocínio que fizemos lá em cima, vamos supor que você está deixando de receber, por semana, cinco consultas de R$70,00.
Se formos pensar em um mês, você perderia 20 consultas.
Com o envio das mensagens de confirmação, se você recuperar ao menos duas dessas vinte consultas por mês (um valor bem abaixo do relatado por nossos clientes) isso te trará de volta R$140,00.
Com o plano PRO, o plano mais completo do iClinic, custando R$119,00 mensais, o seu investimento já se paga!
O SMS com resposta é uma das diversas funcionalidades que o iClinic pode te oferecer, que tal experimentá-lo grátis agora?
Faça o teste e veja você mesmo!