A estratégia de marketing médico é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade construir um plano para atingir objetivos do marketing.
De acordo com a American Marketing Association, o marketing, por sua vez, visa criar, comunicar e fornecer valor para clientes e gerenciar as relações com clientes de modo que beneficiem a organização e os principais envolvidos (stakeholders).
No caso de clínicas e consultórios, a estratégia marketing médico é uma maneira de definir um plano adequado para maximizar o valor para o paciente, bem como auxiliar a organização de saúde e os stakeholders (acionistas/sócios, colaboradores, parceiros) a também se beneficiarem.
Ou seja, tem como meta garantir o máximo benefício para todos os envolvidos, isso significa uma estratégia do tipo “ganha-ganha”.
Como criar uma estratégia de marketing médico
É importante compreender que o foco do marketing médico é o paciente. É esta prioridade que é necessária ter em mente ao avançar na estratégia e fazer a:
Definição do público-alvo
Defina corretamente seu público-alvo para criar, comunicar e fornecer valor a ele.
A correta definição de perfis de pacientes é essencial para saber suas necessidades, faixa etária, renda, sexo, entre outros, e como você pode auxiliá-lo.
Definição dos seus objetivos como organização
Harmonize agora as necessidades do seu paciente com os da sua organização.
Quais são seus objetivos organizacionais? Missão, visão, valores? Objetivos de curto, médio e longo prazo? Como pretende se diferenciar?
Planificação das ações: criando valor para seu paciente
De acordo com Kotler, criar valor refere-se a desenvolver um produto excelente a um preço adequado. Envolve também promoção e compreensão sobre a posição.
Fazer isso é mais efetivo com a aplicação dos famosos 4Ps do marketing:
- Produto: para desenvolver um produto excelente, você deve se perguntar se: seu serviço possui qualidade? Atende adequadamente às necessidades do seu paciente? Sua aparência/layout físico e digital é adequada? A sua identidade visual se comunica corretamente com o paciente? O nome da sua organização/serviços está apropriado? O atendimento é ajustado ao seu paciente?
- Preço: costuma ser um critério importante na escolha dos serviços. Avalie se o que está cobrando está de acordo questionando-se se: ele é adequado? Quais possibilidades de pagamento você oferece? Atende convênios? Possui uma política de descontos?
- Promoção: o que é preciso considerar neste P é: como você atua para promover seu serviço? Desenvolve uma estratégia de publicidade ética? Possui uma estratégia de assessoria de imprensa, ou de relações públicas? Faz anúncios? Implementa uma estratégia de marketing digital (inbound marketing)?
- Praça/posição: ainda é necessário ponderar se: o local da sua organização é adequado ao paciente? Como você organiza e gerencia os estoques? Como funciona a logística do seu serviço? Como você o entrega? Em quanto tempo?
Avaliação, monitoramento de resultados e ajustes
Uma outra indagação que precisa ser feita é: como mensurar se a estratégia está funcionando?
Um elemento essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing médico é o monitoramento dos resultados.
E uma das maneiras mais importantes de se fazer isso é avaliando a satisfação do seu paciente e dos demais stakeholders. Os resultados financeiros também devem ser observados.
Com os resultados em mãos, é possível ajustar sua estratégia de marketing médico, sempre de maneira orientada ao paciente e de forma a garantir o máximo benefício para todos os envolvidos.
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Sobre a autora:
Bruna Rezende é diretora da E-saúde – Agência de Marketing em Saúde. Economista, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, atua há mais de dez anos com marketing. Os principais cases da E-saúde são de empresas e entidades no segmento de saúde. A Agência desenvolve desde a identidade visual, até websites, pesquisas de satisfação e planos estruturados de marketing em saúde.