Uma rotina de vários compromissos faz parte do dia a dia de um dermatologista. Atividades como consultas, operações e procedimentos são bastante recorrentes e uma boa organização é essencial. Essas atividades são apenas parte da rotina do dermatologista Roberto Bueno Filho.
Em uma entrevista exclusiva, descobrimos que desde que abriu sua própria clínica, Dr. Roberto já pretendia contratar um software de gestão. Ele sabia que ia precisar de uma ferramenta que alinhasse toda a sua rotina à gestão da clínica.
Quer conferir como ele consegue organizar todas suas atividades com a ajuda da tecnologia? Acompanhe mais esse Caso de Sucesso.
Um pouquinho mais sobre o Dr. Roberto
Roberto Bueno Filho é formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e fez residência em dermatologia, hoje somando mais de 10 anos de carreira. Ele nos contou que sua maior vontade durante o período da faculdade era se mudar para o estado de Goiás, ou Mato Grosso, para ter mais independência na prática da medicina.
O que mudou essa ideia? Foi a Letícia, também médica e esposa de Roberto. Natural de Ribeirão Preto, Dra. Letícia via na cidade boas oportunidades para seu desenvolvimento profissional e pessoal e convenceu Dr. Roberto a continuar na cidade.
Atualmente, Roberto e Letícia são residentes em Ribeirão Preto e há alguns anos montaram a sua própria clínica de dermatologia, a Fennice.
Organizando a agenda da clínica – e todos os outros compromissos
Num momento de curiosidade, perguntei ao Roberto o que o tinha levado a escolher a dermatologia como especialidade na carreira de medicina. Ele respondeu:
“Foi uma dificuldade de abrir mão das coisas. Com a dermatologia eu consigo ver clínica, reumatologia, infectologia, uma série de áreas que estão dentro da dermatologia. E também consigo operar, consigo fazer cirurgia.”
Além das múltiplas operações na dermatologia, o Roberto ainda trabalha no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, é docente temporário para graduação e residentes de dermatologia, e ainda realiza ações de trabalho voluntário para conscientização e prevenção do câncer de pele. Ah! E também é pai de uma garotinha.
E como dar conta de todas essas atividades, mantendo a agenda de consultas atualizada?
A resposta, segundo ele, está na agenda online do iClinic. Com esse recurso, é possível saber, na noite anterior, toda a sua rotina de consultas do dia seguinte, conciliando com os atendimentos no hospital.
“Antes, era uma dificuldade. A secretária tinha que dar um print na tela, mandar no e-mail. O fato de poder ver a agenda no celular, de entrar em qualquer computador e olhar ajuda demais.”
O Roberto contou pra gente também que o envio de lembretes por SMS e recebimento de confirmação de presença dos pacientes tem trazido resultados positivos na diminuição de faltas, o que também ajuda a manter a agenda organizada e atualizada.
“No começo eu diria que 10% (dos pacientes) respondia, agora acho que em torno de 50%, até 60% da agenda responde. O que eu notei é que tem tido uma aderência cada vez maior.”
Um software em nuvem como principal aliado à dermatologia
A dermatologia é uma área em que se trabalha muito com a evolução visual do paciente. É difícil de visualizar progressões no dia a dia, mas, uma vez que temos registros de cada consulta, os ganhos se tornam bastante claros.
Dessa forma, é essencial para a dermatologia – assim como outras especialidades que trabalham com o aspecto visual do paciente – manter um arquivo da evolução do tratamento, um “antes” e “depois” de cada consulta.
Por isso, quando questionado sobre a principal funcionalidade do iClinic que atende essa necessidade da dermatologia, o Roberto responde:
“Dermatologia é muita imagem, então, o fato de você tirar a foto do aplicativo e já ir pro prontuário é muito bom”.
Ter essas imagens guardadas em uma nuvem traz segurança, não só por salvar os dados do paciente e os registros de sua evolução, mas também diminui a chance de perda de fotos que pode ocorrer devido a uma confusão de fichas ou ainda por ações do tempo.
Praticidade no uso do iClinic no dia a dia
Para finalizar, conversamos um pouco sobre o ponto de maior destaque do iClinic em relação ao dia a dia da clínica e da rotina do Dr. Roberto.
”O fato de ele ser super leve, não ter botão demais. As funcionalidades são muito práticas. Além do fato de você poder organizar, poder colocar o prontuário do jeito que você quiser. Cada especialidade tem seus pontos que você gosta mais e menos.”
Outro destaque foi o ganho de produtividade alcançado pela secretária durante o uso do software:
”A agenda é um dos fatores mais interessantes, porque tem confirmação por SMS e por e-mail. Isso facilita muito a vida da secretária e acaba facilitando a nossa também, ela fica mais disponível para fazer outras coisas.”
E esse é o principal objetivo do iClinic. Descomplicar ao máximo a gestão da sua clínica de forma que você possa focar no que é de maior importância no seu trabalho: o atendimento e a atenção aos pacientes!
Gostou da experiência do Roberto com o iClinic? Experimente você também!.
Contatos:
Dr. Roberto Bueno Filho CRM: 125.688/SP Avenida Presidente Vargas, 2121, Sala 2205 Ribeirão Preto, São Paulo Telefone: (16) 3913-4365 E-mail: [email protected]