A excelência no atendimento dos pacientes é prioridade na sua clínica. Por isso, esse cuidado precisa ser visto pelos pacientes logo que eles chegam em uma recepção de consultório.
Um ambiente organizado, aconchegante e agradável, fará com que o seu paciente se sinta confortável e respeitado.
Pensando nisso, separamos 4 dicas que farão da sua clínica uma referência. Confira!
Invista em treinamento para sua recepcionista
O primeiro contato do seu paciente com seu consultório é na recepção, e é neste momento que ele começa a observar a qualidade do seu atendimento.
A secretária precisa estar alinhada com os valores e a missão da clínica, e capacitada para manter um padrão elevado no trato com o público.
O treinamento pode abordar questões como proatividade, gentileza e clareza na fala, agilidade com software médico e equipamentos de informática.
Esse investimento na recepção de consultório o ajudará a criar uma relação mais próxima com o seu paciente.
Utilize sistemas que facilitem a organização
Para que a recepcionista consiga desenvolver de maneira eficaz a sua função, a estação de trabalho dela precisa estar bem organizada, e o sistema da clínica médica deve ser descomplicado para facilitar e otimizar os processos.
Softwares inteligentes e seguros reduzem drasticamente os erros de marcação e confirmação de consultas, diminuindo assim as reclamações dos pacientes.
É muito importante que o consultório use uma tecnologia adequada e de qualidade, pois alguns softwares podem trazer riscos para o armazenamento dos dados.
Capriche nos móveis e na decoração
O design do ambiente influencia muito no bem estar do paciente enquanto ele aguarda ser chamado pelo médico.
Não adianta ter uma recepcionista eficiente, se, por exemplo, a cadeira de espera for desconfortável, ou se a parede estiver manchada dando uma aparência de falta de higiene.
A decoração deve estar alinhada à imagem que sua clínica quer passar aos pacientes.
Proporcione conforto para quem aguarda na sala de espera. Se preciso consulte um profissional da área para harmonizar os elementos da sala, e que te ajude a evitar tons que provoquem qualquer sensação de mal estar nos pacientes.
Observe os espaços de circulação, tanto para o conforto do paciente, quanto para a sua privacidade. E, claro, mantenha sempre todos os móveis e objetos limpos.
Tenha na recepção de consultório alguns atrativos
Alguns detalhes deixam o ambiente bem mais interessante e elevam muito o grau de satisfação do paciente.
Água, café, chá e até mesmo biscoitos, são atrativos que vão surpreender e demonstrar que você se importa e tem carinho por cada um que atende.
Wi-fi, televisão ou música também são itens que agradam e ajudam a passar o tempo de espera da consulta.
Como você viu, há muitas maneiras de deixar o ambiente da recepção de consultório mais agradável. São detalhes simples que fazem a diferença na impressão que o paciente terá do seu trabalho.