Pós-graduação na carreira médica: por que fazer?

Pós-graduação na carreira médica: por que fazer?

Principais tópicos

A pós-graduação lato sensu na Medicina é uma das muitas possibilidades de um profissional da área médica de dar continuidade aos seus estudos depois da sua graduação.

Tanto profissionais recém-formados quanto os mais experientes encontram nessa modalidade de pós-graduação uma alternativa à residência médica tradicional.

O curso, além de preparar médicos para a prova de título de especialista, é uma excelente opção para o aperfeiçoamento profissional e a formação continuada do médico.

As principais vantagens de fazer uma pós-graduação:

● Oportunidade de atualização profissional;
● Aprender na prática;
● Novas oportunidades de trabalho;
● Conciliar carreira e estudos;
● Aumento na sua renda;
● Possibilidade de fazer networking;
● Mesmo já sendo especialista, é possível aumentar sua área de atuação.

Por que fazer uma pós-graduação na carreira médica?

1. É uma oportunidade de atualização profissional

Se um médico já atua há um certo tempo em uma especialidade, pode agregar valor aos seus atendimentos com conhecimento científico atualizado.

A pós-graduação médica é um excelente caminho para adquirir habilidades específicas e se atualizar com as técnicas mais recentes de uma determinada área da Medicina.

A tecnologia avança muito rápido na Medicina, por isso é muito importante ampliar seus conhecimentos profissionais constantemente.

A pós-graduação torna possível uma qualificação profissional atualizada, que tem impacto direto no aprimoramento da prática clínica e a consequente valorização do médico.

Há ainda os chamados módulos eletivos: o aluno pode cursar módulos individuais de acordo com o seu interesse, focando ainda mais seus estudos em um determinado segmento da especialidade. Um bom exemplo é a Cardiologia, em que um aluno pode cursar apenas o módulo sobre Cardiologia Infantil.

2. Abre novas portas na sua carreira

Uma pós-graduação possibilita novas oportunidades profissionais para o médico que já tem uma carreira estabelecida. É a oportunidade ideal para profissionais que buscam um currículo mais completo, que desejamabrir o próprio escritório, por exemplo.

O médico pode também aumentar  a oferta de serviços de saúde para o mercado de trabalho nos hospitais e clínicas em que trabalha.

3. O aluno aprende na prática

Diversos cursos de pós-graduação lato sensu oferecem experiências práticas concomitantemente ao aprendizado teórico. A carga horária de ensino prático permite ao aluno aprender em um ambiente imersivo, observando e atuando ainda durante o curso. No futuro, essas experiências práticas farão a diferença para o especialista.

Isso significa que alunos podem aprender enquanto praticam a nova formação, com a perspectiva de análise interespecialidades dos pacientes: análise holística, análise rápida e qualificada, por meio de prontuários eletrônicos.

Os alunos da pós-graduação podem observar e refletir sobre casos clínicos de pacientes reais, especialmente selecionados para ilustrar de forma didática os conteúdos apresentados em sala de aula.

4. Permite conciliar de carreira e estudos

O médico não precisa suspender seus atendimentos diários para fazer um curso de pós-graduação. Muitos médicos têm uma rotina profissional bastante atarefada, com atendimentos em mais de um hospital, UBS ou clínica.

Há cursos de pós-graduação com aulas apenas uma vez por mês, durante os finais de semana, às sextas e sábados. Há ainda aqueles que oferecem formatos de cursos flexíveis e modulares, em que o aluno desenha o seu planejamento de estudos da forma que preferir.

Isso significa que é possível continuar trabalhando, mantendo sua renda, absorvendo novos conhecimentos em uma outra área médica.

5. É um momento de fazer networking

O curso de pós-graduação, nos seus momentos de aulas práticas ou teóricas, é uma excelente oportunidade para fazer novos contatos pessoais e profissionais com outros médicos.

É muito comum o relato de profissionais experientes que já passaram pela pós-graduação sobre a importância das aulas para conhecer outros médicos.

O networking feito durante a especialização pode abrir portas para novas propostas de trabalho, expandir horizontes profissionais por meio da troca de ideias e até mesmo gerar novas parcerias de negócio.

Já imaginou fazer um amigo na pós-graduação que se tornará seu sócio no futuro?

6. Especialistas podem expandir em uma nova área

Mesmo que o médico já tenha uma carreira estabelecida como especialista, uma segunda especialização pode ser a chance de unir um atendimento que combina áreas diferentes da medicina, agregando mais qualidade à sua consulta.

Um psiquiatra, por exemplo, que já lida com muitos casos de pacientes com transtornos alimentares, poderia fortalecer o atendimento ainda mais completo com uma nova especialização em Nutrologia. Já pensou sobre isso?

Pós-graduação médica na IPEMED: diferenciais

A IPEMED é uma instituição de ensino com foco na pós-graduação médica e na educação continuada em saúde, comprometida com o ensino das últimas tecnologias, teorias e práticas profissionais conhecidas.

Está presente em 7 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Palmas, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Conheça os cursos aqui.

Caso tenha gostado do conteúdo, não deixe de compartilhar com seus colegas!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online