Gadgets na saúde: o que são e os principais no mercado

Gadgets na saúde: o que são e os principais no mercado

Felipe Lourenço Tecnologia na Saúde

Leia em 3 min.

Última atualização em 29/10/2020 por Yasmim Mayumi

<

div class=”kg-card-markdown”>

A evolução da tecnologia interfere cada dia mais no acompanhamento e promoção da saúde. Esta transformação impacta positivamente na vida dos pacientes e consequentemente na vida dos profissionais da área. Estar antenado aos mais recentes recursos de tecnologia em saúde é essencial para uma boa relação médico-paciente e para que o profissional possa também facilitar seu dia a dia.

Dentre essas inovações, listamos aqui alguns dos principais novos gadgets da saúde. Conheça:

1 – Monitor de glicemia IBGstar

Image converted using ifftoany

Excelente para pacientes com diabetes, esse glicosímetro é compatível com iPod touch e iPhone, permitindo que a pessoa controle sua glicemia em qualquer lugar que estiver. Basta uma pequena gota de sangue e o resultado sai na hora. Além disso, esse resultado é registrado em um aplicativo do próprio monitor e esse mesmo app já envia o resultado para o médico. Ele também oferece gráficos de contagem de carboidratos, unidades de insulina, controle glicêmico, entre outros.

2 – Medidor de pressão sem fio da Withings

tensiometru-pentru-brat-withings-smart-1

Mais um acessório muito útil para os hipertensos, funciona como um medidor de pressão comum. O medidor é colocado no braço e um botão é apertado. Com o uso do Bluetooth, os dados são transmitidos para o aplicativo no iPhone ou iPad, que se abre automaticamente assim que o aparelho começa a funcionar. Como o histórico fica registrado, os dados podem ser enviados para o médico para análise e melhora no tratamento, quando for o caso.

3 – Oxímetro portátil da iHealth

3851_1

Já pacientes com problemas respiratórios podem fazer uso desse dispositivo da iHealth que mede de forma não invasiva o oxigênio do sangue e a pulsação. Todos os dados coletados são transmitidos por Bluetooth para aplicativo, através do qual é possível compartilhar com o médico.

4 – Aparelho “drug-free”

51s7NYlNlvL.SL1200

O aparelho Sneezer Beam ajuda os que sofrem com a alergia. Trata-se de um aparelho “drug-free”, que emite uma luz dentro do nariz impedindo a liberação de histamina. Ideal para alérgicos que estão em casa com carpetes e cortinas.

5 – Tinke

zensorium-_tinke-2-100020333-large

Esse é para os que precisam aferir as frequências cardíaca e respiratória com frequência. Ele também confere os níveis de oxigênio no sangue e variabilidade da frequência cardíaca. Ótimo para verificar condicionamento físico. Com 30 pinos e conector relâmpago, é construído para dispositivos iOS e tem app que permite a visualização desses testes feitos no corpo.

6 – Dario

Dario-glucometer

Mais uma alternativa para os diabéticos. Um glicosímetro é conectado à porta de áudio de um smartphone. Após a coleta de sangue e a análise, o app instalado no smartphone faz a análise do açúcar e fala o quanto a insulina é necessária com base nas informações fornecidas.

7 – Biomeme

biomeme-grey

Biomeme é usado para testes de reação em cadeia da polimerase quantitativa, através do uso do iPhone. O custo é relativamente baixo quando se pensa nos benefícios trazidos. Isso faz com que clínicas pequenas consigam tê-los. O manuseio é simples e seu app permite que os dados gravados sejam enviados e recuperados, quando necessário.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Sobre o autor

Felipe Lourenço

Fundador da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina. Graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.