Ainda existem poucos médicos nas redes sociais.
Esses e outros profissionais da saúde ainda têm receio de explorar as redes, seja pelo acúmulo de tarefas que já precisam lidar diariamente, a necessidade de atender pacientes em vários locais, ou até mesmo as regras impostas pelo Conselho, podem desanimar quem tem interesse em iniciar sua presença online.
Entrevistamos o Dr. Marcelo Bragança dos Reis, onco-ortopedista que está presente em várias redes sociais e começou a se interessar pelo marketing digital há dois anos.
Atualmente ele mantém perfis no Facebook, Google+ e Instagram e comenta que já pensa em ingressar em outras redes como Periscope e YouTube, plataformas de vídeo.
Confira a entrevista completa:
Como você começou a se interessar pelo marketing online?
Comecei a me interessar pelo marketing digital há dois anos quando percebi que, com a difusão do acesso à internet, muitos pacientes buscavam orientações e conteúdos sobre doenças na rede.
Desde dúvidas relacionadas a sintomatologia, indicações de especialista até ajuda na forma de enfrentar diagnósticos como o do câncer. Em meio a uma rede sem supervisão de conteúdo, existe muita informação genérica e incorreta.
Portanto decidi criar um portal que fornecesse todo aparato ao paciente, com informações corretas sobre os diferentes aspectos do diagnóstico do câncer, ações para prevenção e informação para elevar a qualidade de vida das pessoas.
Este sempre foi o principal objetivo, tornar nossos canais referência em conteúdo atrativo e de qualidade.
Quais desafios você enfrentou na utilização dessas ferramentas digitais?
Acredito que, como para maioria dos médicos, tenho a tendência a me comunicar profissionalmente de forma excessivamente técnica e formal.
Porém reconheço que utilizar uma linguagem mais acessível é fundamental para transmissão da mensagem para o internauta e isto tem sido um grande desafio.
Outro desafio está relacionado a minha especialidade, a oncologia ortopédica, que não é um tema tão comum ou agradável para a maioria das pessoas.
É um desafio constante tentar modificar a realidade de pessoas sensibilizadas pela doença de maneira informativa, relevante e leve.
As pessoas que sofrem com tumor ósseo ou metástase óssea, passam por um momento de grande fragilidade e ao buscar informações sobre sua doença, tento que percebam além da nossa capacidade técnica para conduzir estes casos desafiadores, também nosso cuidado, atenção, respeito e empatia ao falar sobre o assunto.
Nossa mensagem não pode jamais ser muito pesada ou pejorativa e sim informativa, relevante e positiva.
Quais são suas melhores práticas no gerenciamento das redes sociais?
Nossas principais práticas envolvem textos com palavras chave, de maneira a posicionar da melhor maneira o nosso conteúdo sobre tumores ósseos, e oferecer diferentes respostas ao leitor sobre variados temas relacionados à oncologia.
Além disso, queremos engajar pessoas na divulgação de conteúdos de apoio ao paciente com câncer e difundir medidas de prevenção.
Já que o estilo de vida e os cuidados com a saúde, fazem diferença na redução do risco de desenvolvimento de determinados tipos de tumores malignos.
Quais redes têm mais engajamento do público?
Optamos inicialmente por reformular nosso site, utilizar o Google Adwords, Facebook e Facebook Ads e o Google Plus, estendendo nossos conteúdos recentemente para o Instagram e com novas ideias para o Youtube e Periscope.
Estou sempre me informando e lendo sobre as novas redes, buscando entendê-las e verificar se o canal é acessado pelos meus pacientes. A ideia é estar onde eles estão, transmitir nosso conteúdo pelo canal que eles costumam usar.
No momento tenho percebido que o Instagram tem gerado mais engajamento do que o Facebook.
Como tornar temas difíceis, como câncer, em algo interessante para o público?
Resolvi contratar uma agência de marketing especializada na área da saúde para eu continuar exercendo sem prejuízo as minhas atividades de pesquisa, docência, consultas e cirurgias. Por uma questão de otimização do processo e qualidade na arte gráfica.
Sou muito exigente e conheço minhas limitações, não conseguiria dar conta disso sozinho, mas para quem está iniciando é possível testar algumas estratégias valiosas sozinho.
No meu caso, a agência me orienta, analisa os canais e executa as estratégias que acredito serem importantes.
O conteúdo visual é mais atrativo, as ações mais profissionais e com meu auxílio conseguimos alcançar o objetivo de mesclar as informações técnicas, apresentadas com uma linguagem simples, positiva e de fácil acesso ao usuário.
Outro motivo que me levou a escolher uma agência foi a praticidade de execução e gerenciamento, já que minha agenda está sempre cheia não disponho de horas por dia para essa execução.
Qual retorno você tem sobre o investimento nas redes sociais?
Os resultados obtidos são excelentes, e com investimento menor do que em outros meios de divulgação offline.
Meu alcance se tornou muito maior e me tornei referência na minha especialidade, estamos semana a semana com números crescentes na internet com boa taxa de conversão em consultas.
Mas o mais gratificante é alcançar e colaborar com a vida de cada vez mais pessoas. Cada internauta ou paciente que diz que determinado conteúdo foi útil é uma recompensa.
Também tornamos as nossas redes canais para agendamentos de novos pacientes e para sanar dúvidas e prestar atendimento, tornando assim todo o processo do consultório mais simples e prático para todos.
Meu desejo é a cada dia otimizar as estratégias de marketing digital e ampliar os canais para falar com diferentes públicos e atingir mais pessoas com nosso conteúdo.