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Como a gestão em saúde de Fernanda Costacurta tornou sua clínica em uma referência nacional?

Como a gestão em saúde de Fernanda Costacurta tornou sua clínica em uma referência nacional?

A gestão em saúde é um conceito essencial para qualquer médico empreendedor que administra seu próprio negócio e quer agregar mais valor à jornada do paciente.

É cada vez mais evidente a importância que matérias como empreendedorismo, inovação, tecnologia e experiência do paciente têm para clínicas médicas que desejam se destacar no mercado.

A executiva em saúde Fernanda Costacurta compartilhou como a gestão em saúde ajudou sua clínica a se tornar uma referência nacional, e como outros profissionais também podem alcançar esse objetivo.

Continue a leitura!

Sobre a Fernanda Costacurta e sua jornada na saúde

Fernanda Costacurta é executiva em saúde, e administra um negócio com foco em cirurgia de coluna, além de ser graduada em fisioterapia.

Ao se especializar em UTI Neonatal e Neuropediatria, atuou como funcionária pública de 2005 a 2007. Em 2007 foi convidada para atuar dentro da secretaria de saúde, onde conheceu a área administrativa e se apaixonou por gestão em saúde.

Para obter mais conhecimentos, decidiu fazer o MBA Executivo em Saúde na Fundação Getúlio Vargas e se tornou gestora de projetos especiais do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Por seu destaque na área de gestão de projetos, foi convidada a participar do projeto que visava trazer a cirurgia de coluna minimamente invasiva, do Dr. Álvaro Dowling, do Chile para o Brasil.

Passou um mês no Chile para aprender sobre o projeto e o adaptou para o cenário brasileiro.

Após a adaptação, trouxe essa inovação para São Paulo em 2015, colocando a Clínica Atualli, como referência Latino-americana em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna, que hoje é dirigida com excelência pelo Dr. João Paulo Bergamaschi, ortopedista e cirurgião de coluna.

Além da clínica, também foi aberto um Instituto de Ensino e Pesquisa, com parceria da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto para cursos hands-on com médicos de todo o Brasil, com a coordenação do Prof. Dr. Helton Defino.

Devido a excelente gestão da Clínica Atualli, o negócio conseguiu se expandir e adaptou-se facilmente ao período de pandemia, mesmo durante a crise que afetou todos os segmentos do mercado brasileiro.

A Fernanda também é CEO da PMS Saúde, um conglomerado que comporta várias empresas com vertente de cirurgia de coluna. Ela é conselheira de todas as empresas e é uma referência para todos que decidem se especializar em gestão em saúde.

Em sua entrevista, a executiva compartilhou como conhecimentos em gestão, empreendedorismo e inovação são essenciais para médicos que administram suas próprias clínicas.

Acompanhe!

Como a Fernanda Costacurta usou a gestão em saúde para melhorar sua clínica?

“Por muito tempo os médicos pensaram que como a saúde não pode ser mercantilizada, ela não pode ser precificada. Como eles ficaram presos a uma rotina sem gestão, começaram a perceber que apenas o atendimento não agrega valor para o paciente.”

Como a Fernanda enfatizou durante todo seu depoimento, para atender pacientes com qualidade e consistência, é fundamental ter uma administração consolidada na clínica.

Afinal, a partir do momento que você não tem gestão financeira ou controle dos seus processos, o negócio pode ter altos e baixos, e não será mais possível atender os pacientes com excelência.

Além disso, a demanda da área de saúde é focada não apenas no atendimento humanizado, mas em aspectos como marketing de relacionamento, praticidade no agendamento de consultas, entre outros.

“O paciente quer ter um bom custo-benefício e diferenciais que vão além do atendimento. Para agregar mais valor, os profissionais começaram a aprender conceitos como gestão em saúde e jornada do paciente. De dois anos para cá estão surgindo mais recursos que mostram aos médicos a importância da gestão para seu crescimento.”

Para a executiva Fernanda Costacurta, uma clínica precisa estar atenta à pirâmide composta pela gestão, liderança e comunicação.

“Para alcançar estabilidade financeira e destaque na área da saúde, é necessário ter uma base sólida, que se chama gestão. Além disso, os médicos também precisam ser líderes, modelos para os colaboradores da clínica.”

A comunicação interna e externa é o topo da pirâmide, porque você pode ter diversos diferenciais mas passar a imagem errada. Os profissionais precisam aprender como passar a imagem que desejam.”

A inovação e a busca por atualização são outras características essenciais para qualquer empresa que não quer ficar atrás da concorrência ou deixar de atender as necessidades dos pacientes.

“Na pandemia muitas clínicas passaram por dificuldade porque não conseguiram enxergar além, sempre fizeram de um jeito e não conseguiram mudar, enxergaram apenas a jornada offline do paciente e não a online.”

Como a executiva compartilhou em sua entrevista, para melhorar cada vez mais, todo profissional precisa contar com ajuda, seja de uma ferramenta de gestão ou de especialistas.

Ninguém chega ao topo ou ao sucesso sozinho, sempre chegamos de braços dados com alguém, seja um sócio, um colaborador ou seus pacientes.”

Como a parceria com o iClinic auxiliou a Fernanda Costacurta em sua carreira?

“Em 2015 quando abrimos a clínica, adquirimos o ClinicWeb, mas ele foi vendido depois de um tempo e a qualidade do atendimento despencou. Não nos adaptamos e decidi olhar o iClinic.”

Na época, a especialista ficou encantada com o visual do software médico iClinic.

“O que sempre me chamou a minha atenção foi o layout, ele se diferencia muito de outros concorrentes, é mais amigável, agradável, colorido e clean de usar, o que também agrada as recepcionistas.”

Por meio da equipe de suporte, a Fernanda conseguiu marcar um encontro presencial no nosso escritório, e conheceu ainda mais as pessoas por trás do sistema.

“Em 2017 migramos para o iClinic e gostamos muito do suporte, criamos um relacionamento pelo chat dentro do sistema. Quando abrimos o curso na USP em 2018, eu marquei de conhecer o iClinic pessoalmente.”

“Quem me recebeu foi o Felipe, CEO da iClinic, e o convidei para participar do projeto da USP. Fui super bem recebida, por ele, pela equipe, e criamos uma parceria rapidamente.”

Além da parceria que cresceu naturalmente com os cursos e os eventos, a Fernanda começou a indicar o iClinic para os médicos que buscavam consultoria, principalmente em 2019, quando houve uma tendência em aberturas de clínicas.

Todos que indiquei usam até hoje, ninguém cancelou ou migrou para outro sistema, foram indicações que realmente fizeram sentido. Nós não fazemos apenas indicações, já participei de eventos, cursos, é uma parceria fortalecida pela nossa jornada.”

Para a executiva, o importante não é apenas ter um software médico de qualidade, mas a empresa estar alinhada com as demandas do mercado da saúde e buscar melhorar a gestão de clínicas.

“Todos da minha equipe gostam do iClinic, damos sugestões de melhorias, mas sabemos que o iClinic está constantemente se renovando, uma plataforma em ascensão, daqui 10 anos o iClinic vai ser totalmente diferente, é um rumo para ser o one-stop-shop, uma solução que resolve todos os problemas da clínica.”

Esse movimento de atualização é essencial para que cada vez mais médicos possam usufruir de uma gestão em saúde descomplicada.

“Nós percebemos que muitos médicos fazem um processo da mesma forma para sempre, e não notam que, ao apertar um botão diferente, podem melhorar suas vidas. Existem várias atividades administrativas que são fáceis de fazer no iClinic, mas muitos não fazem.”

Como a Fernanda mencionou em seu depoimento, qualquer software médico consegue melhorar os processos de uma clínica, desde que seja usado corretamente e de forma inteligente.

Todo sistema de gestão impacta, desde que você saiba utilizá-lo. O iClinic impacta diariamente não só a minha vida, mas todos envolvidos aqui na clínica, colaboradores e pacientes. O iClinic atende às minhas necessidades, meus colaboradores sabem utilizá-lo da melhor forma possível.”

Os principais diferenciais do iClinic para a executiva são o prontuário eletrônico, agenda médica e a Teleconsulta.

“Tenho um bom agendamento dos pacientes, dados seguros, tem os lembretes por SMS, e-mail e WhatsApp, a solução de Telemedicina é fantástica, consigo fazer tudo em uma única tela, posso ver o paciente enquanto digito, são vários diferenciais.”

A parceria entre a iClinic e a Fernanda dura mais de três anos, e sabemos que daqui para frente, resultados ainda melhores serão alcançados.

“Eu não sou apenas uma parceira, sou fã. Vou indicar para quem realmente fizer sentido, estou com vocês e não abro. Apesar de ainda ter muitas melhorias, é gratificante ver a curva de crescimento que a iClinic teve desde que começamos nossa história.”

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Se quiser saber mais sobre Fernanda Costacurta e a Clínica Atualli, acesse o site e saiba mais.

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