Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Confira 52 filmes sobre saúde que todo profissional de saúde deveria assistir!

filmes sobre saude pessoas olhando computador

Fizemos uma lista completa com 52 opções de filmes e séries que todo profissional de saúde deveria assistir, baseada em sugestões de quem atua na área e obras aclamadas pela crítica.

A área da saúde, por se basear principalmente no contato humano, serve de inspiração para várias produções como filmes, séries e documentários.

Histórias emocionantes e inspiradoras são aproveitadas por produtores, roteiristas e diretores para criar roteiros premiados e atuações tocantes.

Um estudo realizado no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) sobre o uso de filmes na educação, aponta algumas vantagens do conteúdo audiovisual:

“O cinema possibilita o encontro entre pessoas, amplia o mundo de cada um, mostra na tela o que é familiar e o que é desconhecido, e estimula o aprender. Penso que o cinema aguça a percepção e a torna mais ágil.

Neste artigo, elaboramos uma coletânea de filmes, séries e documentários que todo profissional de saúde deveria assistir, tanto pela qualidade dos enredos, quanto pelas reflexões que eles despertam para o exercício da profissão.

Continue a leitura e descubra quais são eles!

52 seleções dos melhores filmes sobre saúde e mais para você assistir!

A coletânea deste conteúdo foi baseada em filmes renomados aclamados pela crítica e recomendações de profissionais de saúde. Aproveite!

Extraordinário

Extraordinário retrata a vida do garotinho Auggie Pullman – que nasceu com uma séria síndrome genética que causa diversas deformidades craniofaciais. 

A obra pode ser consumida pelo livro ou pelo filme, ambas são emocionantes e retratam o impacto da síndrome de Auggie em sua vida, de sua família e de seus amigos.

Questões como bullying, convívio com as diferenças, construção de amizades e a importância do apoio da família e dos amigos são retratadas no filme. Apesar de serem temas pesados, o filme trata de uma forma que esquenta nossos corações.

É uma ótima recomendação para profissionais de saúde que querem refletir sobre esses temas, inclusive, da perspectiva dos agressores e da família.

Uma mente brilhante

O filme conta a história de John Forbes Nash Jr., um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que, apesar de provar sua inteligência extrema, começou a deixá-lo esquizofrênico. 

Com uma inteligência reconhecida por todos, o professor passou a ser chamado para participar de operações secretas durante a Guerra Fria

Depois de decifrar códigos soviéticos para o Departamento de Defesa, Nash ganha uma missão ainda mais confidencial, envolvendo mensagens relacionadas a armas nucleares russas. Toda essa pressão agrava o quadro esquizofrênico de Nash e o deixa mais paranóico.

Anos depois e já recuperado, o talentoso cientista ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1994.

Patch Adams – O Amor é Contagioso

O filme “O amor é contagioso” é muito famoso e não é à toa, seu enredo é extremamente tocante, feito para emocionar não apenas os profissionais de saúde, mas todos que o assistem.

Após tentar se suicidar, Hunter Adams, interpretado por Robin Williams, se interna em um hospital psiquiátrico. Nele, descobre que deseja ajudar outras pessoas e decide entrar na faculdade de medicina.

Contrariando os métodos tradicionais da área da saúde, Hunter Adams tenta provar para todos que o amor pode transformar as pessoas.

O escafandro e a borboleta

Jean-Dominique Bauby era um jornalista renomado, que após sofrer um derrame cerebral, passa três semanas em coma em um hospital, e quando acorda, sua vida muda para sempre.

Bauby desenvolveu a Síndrome do Encarceramento, uma doença neurológica em que todos os músculos do corpo ficam paralisados, exceto os olhos.

Como o filme mostra, o paciente fica preso dentro do próprio corpo, mesmo estando consciente e compreendendo tudo que se passa ao seu redor.

Teoria de Tudo

Em A Teoria de Tudo, o foco é a vida do cientista Stephen Hawking e sua luta para superar a esclerose lateral amiotrófica pela qual é acometido, centralizando o tema na relação com sua primeira esposa, Jane. 

À época de seu diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica, com 21 anos, Hawking recebeu a notícia de que não passaria dos 23. Ao viver até os 76 anos, ele desafiou não só a doença, mas a própria ciência.

Tempo de Despertar

Robin Williams interpreta o papel de Malcolm Sayer, um neurologista que inicia um trabalho em um hospital psiquiátrico.

Diversos pacientes aparentemente estão catatônicos, mas Malcolm decide ter um olhar mais crítico e humanizado, percebendo que com a medicação correta, muitos podem ser “despertados”.

O filme indicado ao Oscar foi inspirado no livro Tempo de Despertar, escrito pelo neurologista Oliver Sacks, um relato autobiográfico sobre seus próprios pacientes.

O Óleo de Lorenzo

O filme “O Óleo de Lorenzo” foi inspirado em uma história real.

Em seu enredo, um garoto de 6 anos começa a ter diversas complicações, que foram diagnosticadas como ALD (adrenoleucodistrofia), uma doença que provoca degeneração no cérebro.

Como a ALD não possui cura, os pais de Lorenzo buscam o melhor para sua saúde, começando a pesquisar sozinhos formas de impedir o avanço da doença, por se sentirem frustrados com os médicos.

Na vida real, Lorenzo viveu até os 30 anos, superando as expectativas dos médicos. Os pais de Lorenzo também criaram um projeto chamado The Myelin Project para incentivar pesquisas na área da ALD.

O milagre da cela 7

O filme O milagre da cela 7 se passa na década de 80 na Turquia e conta a história de um homem com deficiência intelectual que é preso injustamente, acusado de assassinato.

A deficiência do personagem principal não é explicada de maneira clara, mas sabe-se que ele tem um atraso intelectual que lhe confere capacidade interpretativa similar a de uma criança da idade de sua filha de 6 anos.

O mínimo para viver

O filme O Mínimo Para Viver conta a história de Ellen, uma jovem de 20 anos que lida com um distúrbio alimentar que afeta milhares de pessoas mundialmente, a anorexia.

O Mínimo para Viver tenta representar um tema tão controverso quanto rotineiro na sociedade pós-moderna – transtornos alimentares – pela ótica dos próprios doentes. 

Da mesma forma que um dependente químico não se reconhece doente, pessoas com neuroses referentes ao peso também se sentem “no controle” da situação, conceito trabalhado mais de uma vez no filme. 

Filadélfia 

O filme Filadélfia narra a história de um recém-advogado chamado Andrew Beckett, que, após ter sua doença descoberta por seus patrões, é sabotado e demitido. 

O gancho do enredo se dá especificamente pelo fato de que Andrew Beckett é demitido de um dos escritórios mais tradicionais da cidade Filadélfia depois que os sócios descobrem que ele é homossexual e portador do vírus da HIV

O personagem tenta provar que sua demissão não foi causada simplesmente pelo seu mau desempenho em um caso jurídico de uma grande empresa que o escritório representa, mas pelo preconceito contra portadores do HIV/AIDS e contra homossexuais.

Um método perigoso

O enredo gira em torno da relação entre Sigmund Freud e Carl Jung, criadores da psicanálise.

No filme, Carl Jung coloca em prática a psicanálise de Freud, de que o desejo sexual é o motivador do comportamento humano. Uma de suas pacientes, Sabina Spielrein, que se sente atraída pelas punições físicas do pai, é usada para testar essa teoria.

O Festival de Veneza exibiu o filme em 2011 e “Um método perigoso” conquistou a indicação de Melhor Ator Coadjuvante no Globo de Ouro.

Contágio

Contando a história da rápida contaminação de um vírus letal transmissível pelo ar, “Contágio” aborda o desafio da área da saúde em tentar conter uma pandemia.

Ao mesmo tempo que os profissionais de saúde arriscam sua vida em uma batalha contra o tempo, as pessoas começam a entrar em pânico e tentam sobreviver.

Kinsey – Vamos falar de Sexo

Em 1948, abordar o tema da sexualidade era um enorme tabu para a sociedade.

Albert Kinsey, interpretado por Liam Neeson, lança um livro “Sexual Behavior in the Human Male” para abordar dados sobre o comportamento sexual da população.

O filme foi inspirado em um homem chamado Alfred Charles Kinsey, um biólogo americano, que teve uma educação extremamente religiosa. Ao se casar virgem com 25 anos, descobriu que o sexo poderia ser doloroso, se não fosse feito corretamente.

Ao buscar ajuda de profissionais da saúde, não conseguiu nenhum conselho e decidiu estudar o assunto por si próprio, inspirando a história que presenciamos no filme.

Mar Adentro

Em “Mar Adentro”, Ramón Sampedro sofreu um acidente que o deixou tetraplégico, e está há 28 anos preso em uma cama.

Sampedro decide entrar na justiça para ter direito sobre sua própria vida: ele deseja realizar eutanásia. Sua luta provoca polêmica entre a sociedade, sua família e a Igreja.

Um estranho no ninho

Randle McMurphy é preso com uma extensa ficha de episódios de agressão. Ao ser sentenciado, sua defesa afirma que ele é insano, e McMurphy é enviado para um hospital psiquiátrico.

No estabelecimento, conhece a enfermeira Ratched, com quem entra em conflito pois discorda da forma como ela trata os pacientes.

McMurphy incentiva os pacientes a exigirem mudanças e serem tratados com dignidade, um movimento que causa polêmica no hospital psiquiátrico e muda a vida de diversos profissionais e pacientes.

50%

Com apenas 27 anos, Adam descobre que tem câncer e possui apenas 50% de chances de sobreviver.

Seu melhor amigo Kyle, além de ser engraçado, também está dedicado em ajudar Adam a tornar a vida um pouco mais leve. Um excelente filme para se colocar nos lugares de pacientes da oncologia.

O Físico

Rob é uma criança órfã, que presenciou a morte de sua mãe por conta da “doença de lado”. Ele é criado por Bader, um barbeiro que vende bebidas que prometem curar doenças.

Rob se interessa em saber tudo sobre como cuidar de pessoas, e descobre que na Pérsia existe um médico famoso, chamado Ibn Sina.

Buscando ir até seu hospital e aprender com o profissional, Rob esconde sua religião (cristã) e entra na Pérsia, que só permitia judeus e árabes, para aprender medicina.

Hipócrates – diário de um médico francês

A história do filme “Hipócrates – O Diário de um Médico Francês” se inicia no primeiro dia de residência em clínica médica de Benjamin. 

No hospital no qual ele ingressa, seu pai Barois é um professor renomado e diretor. Benjamin começa a realizar alguns procedimentos de triagem e consultas e vítima da própria inexperiência, ele negligencia um procedimento básico durante um atendimento de urgência em seu plantão

As consequências são irreversíveis, e o jovem médico reage a elas com outra falha – desta vez, de caráter.

A história do filme demonstra os aspectos gerais da medicina e da prática médica na França. Benjamin enfrenta no seu dia a dia desafios como a precarização do trabalho, questões sobre ética médica e xenofobia profissional.
 

Lado a Lado

Jackie e Luke são divorciados e pais de dois filhos, Anna e Ben. Seus filhos não aceitam a separação dos pais, e tratam a namorada de Luke de forma fria.

Jackie também alimenta o conflito entre a família. Porém, tudo muda quando ela é diagnosticada com câncer. Essa situação ensina a família uma lição sobre amor e união.

Mãos Talentosas

Baseado na história real de um cirurgião de fama internacional, Ben Carlson consegue se tornar referência em sua área mesmo enfrentando os desafios e preconceitos por ser negro.

Ele é conhecido por ser o criador de um método revolucionário de cirurgia de separação de gêmeos siameses.

Coisas belas e sujas

Okwe, um imigrante nigeriano acaba descobrindo que em Londres há uma rede de contrabando de órgãos. No entanto, ele não pode denunciar o fato à polícia pois está em situação ilegal no país.

Okwe descobre que um outro funcionário do hotel está envolvido em tráfico de órgãos e que os doadores cedem um rim e em troca recebem um passaporte falso, para irem para outro país já usando outra identidade. 

Entretanto as “cirurgias” são feitas de forma muito precária, que resultam ou em morte ou com os doadores tendo um grave infecção, pois são retalhados pelo “cirurgião”.

Paixão Obsessiva

Paixão Obsessiva faz uma reflexão interessante sobre a medicina, as pessoas que atuam em um hospital e o impacto emocional da escolha de ser médico. 

O protagonista do drama é Martin Blake, um jovem, médico, educado e prestativo, que trabalha em um hospital e procura receber o respeito da equipe. Por ter a aparência de um universitário, ele não é levado tão a sério, o que cria um sentimento de frustração.

Um dia, uma paciente chamada Diane é internada por causa de uma infecção renal. A perturbação de Martin começa a aflorar quando ela se cura com o tratamento correto

Na ânsia de se mostrar necessário, ele faz a última coisa que se espera de um profissional de saúde: atrapalha a cura de Diane. 

Ele rompe os limites da ética médica, tanto na relação de médico e paciente, como também por ter o interesse em manter a garota sempre sob seus cuidados. 

Adam

Adam é um jovem engenheiro que acaba de perder o pai e vive solitário em Nova York. Seu único amigo é Harlan Keyes, que era amigo de seu pai e agora age um pouco como o tutor do rapaz.

A dificuldade de Adam em se relacionar com as pessoas, o que faz com que esteja sempre sozinho, deve-se ao fato dele ser um autista.

O filme trata o autismo de maneira bem didática. O próprio Adam tem consciência de que é um autista e tenta explicar como vê o mundo de uma forma diferente.

O médico alemão

O Médico Alemão é um drama histórico que retrata um período da vida do médico nazista Josef Mengele durante o início de seu exílio na América do Sul em meados dos anos 60. 

Vivendo com uma nova identidade, Mengele se refugia em um hotel na Patagônia, em uma cidade onde a maior parte da população é de descendência alemã.

Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, ele se torna hóspede da hospedaria familiar. 

Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos desse homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. 

A jovem Lilith, cuja estética aproxima-se do modelo ariano de beleza, é considerada baixa para os seus doze anos. 

Contra a vontade do pai, mas com a conivência da mãe (de origem alemã), o médico tenta mudar o processo natural de crescimento da menina, procurando transformá-la em um ser esteticamente perfeito.

O Sexto Sentido

O psicólogo infantil Malcolm Crowe abraça com dedicação o caso de Cole Sear. O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. 

Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

Com as mesmas características de seu outro paciente, Crowe acredita que se conseguir ajudar o menino, estaria de alguma forma ajudando a si mesmo e àquele rapaz com quem havia falhado. 

Porém, Cole possui um segredo que deixará o psiquiatra e a todos na audiência com arrepios. Ele vê fantasmas, que o machucam e o atormentam o tempo todo.

Clube de Compras Dallas

Inspirado em fatos reais, o filme conta a história de Ron Woodroof, um eletricista diagnosticado com AIDS.

Woodroof, após se sentir frustrado com a área da saúde e o Estado, começa a contrabandear medicamentos que não eram legalizados nos EUA, mas que mostravam ser eficazes para seu tratamento.

Quase Deuses

Vivien Thomas é atingido pela Grande Depressão, em que todas as suas economias para ingressar na faculdade de medicina desaparecem após a falência do seu banco.

Ao conseguir um emprego de faxineiro, Alfred Blalock, um médico pesquisador para quem trabalha, descobre seus talentos e decide se unir a Thomas para revolucionar a medicina da época com técnicas inovadoras de cirurgia cardíaca.

Um homem entre Gigantes

O filme “Um homem entre gigantes” é a história real do médico que por meio da ciência coloca em pauta o embate entre a ganância empresarial – que só visa lucrar – e o conhecimento científico – em prol de ajudar a salvar vidas. 

Em 2002 Mike Webster morreu em decorrência de uma vida inteira dedicada à NFL, anos de treinamento constante em que pancadas sucessivas na cabeça eram normais

No entanto, a sequela era maior do que se poderia imaginar e o protocolo sobre o assunto só mudou anos depois que o Dr. Bennet Omalu (Will Smith) faz a autópsia de Mike.

Após fazer várias análises microscópicas do cérebro de Webseter e um levantamento bibliográfico sobre colisões em outras espécies, ele chega a conclusão de que enquanto vários animais possuem um sistema de amortecimento de choque para proteger o cérebro, os humanos não

As colisões da dimensão das que ocorrem em jogadores de futebol americano ao longo do tempo levaria a uma série de eventos neurológicos graduais, a qual ele nomeou Encefalopatia Traumática Crônica (ETC).

Para Sempre Alice

Alice Howland é doutora em linguística, reconhecida como uma profissional renomada em sua área. Sua vida começa a mudar após esquecer algumas palavras e se perder nas ruas que conhece há muitos anos.

Diagnosticada com Alzheimer, Alice percebe que suas lembranças são seus bens mais preciosos.

“O simples fato de ter o mal de Alzheimer não significava que ela já não fosse capaz de pensar analiticamente. O fato de ter Alzheimer não significava que não merecesse sentar-se naquela sala, entre eles. O fato de ter Alzheimer não significava que já não merecesse ser ouvida.”

Nise: o coração da loucura

O filme brasileiro retrata a história da Dra. Nise da Silveira, que propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia.

Isolada pelos colegas que não concordam com seu meio de tratamento, a psiquiatra assume o Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, por meio do amor e da arte.

Um golpe do destino

O filme “Um golpe do destino” é desenvolvido em torno do personagem Jack McKee, um médico cirurgião arrogante e bem sucedido.

Após ser diagnosticado com câncer, McKee entra no lugar do paciente e começa a buscar tratamentos e profissionais da saúde, e percebe que ser médico é muito mais do que apenas realizar cirurgias.

Um excelente filme para os médicos refletirem sobre atendimento humanizado e relação entre médico e paciente.

Garota, interrompida

Um hospital psiquiátrico está repleto de mulheres que não foram compreendidas ou tratadas de uma forma humanizada.

Em “Garota, interrompida”, Susanna Kaysen é enviada para Claymoore, após um diagnóstico suspeito. No hospital, ela se aproxima de outras pacientes e inicia uma amizade com Lisa Rowe.

Um filme essencial para os profissionais de saúde refletirem sobre as práticas da psiquiatria.

Gênio Indomável

Will é um gênio da matemática. Porém, por conta de suas diversas passagens pela polícia, ele é obrigado a fazer terapia, e se recusa a receber ajuda até conhecer Sean Maguire.

Sean Maguire, interpretado por Robin Williams, é um personagem vulnerável que emociona a todo momento. Ele é o único que consegue se aproximar de Will e ajudá-lo.

Meu pé esquerdo

Já imaginou como seria nascer com paralisia cerebral e poder mexer apenas o pé esquerdo?

Essa é a história de Christy Brown, que apesar de suas limitações físicas, consegue se tornar escritor e pintor.

Boa Sorte

João é diagnosticado com depressão, e sua família decide interná-lo em um hospital psiquiátrico. Lá ele conhece Judite, uma paciente que está em fase terminal.

Apesar de estarem em um ambiente cheio de tensões, Judite e João se apaixonam, mesmo sabendo que não possuem muito tempo juntos.

Super Size Me

O documentário “Super Size Me” foi produzido nos Estados Unidos, e acompanha a experiência de Morgan Spurlock, que comeu por um mês apenas no McDonald’s.

O filme relata o efeito físico e emocional que a alimentação possui em Spurlock, além de realizar críticas a indústria de fast food, mostrando como ela encoraja péssimos hábitos alimentares para gerar lucro.

Cartas para Deus

Inspirado em uma história real, “Cartas para Deus” possui como protagonista Tyler, uma criança de 8 anos que está lutando contra um câncer no cérebro.

Ele decide escrever cartas para Deus, orando por sua saúde e por sua família, além de desabafar sobre seus medos. Suas cartas emocionam toda a comunidade, e muda a vida de diversas pessoas.

Filmes sobre Saúde Pública no Brasil

Holocausto Brasileiro

O filme trata da história de alguns dos 60 mil internos que eram mantidos em condições subumanas em um manicômio chamado Colônia na cidade de Barbacena em Minas Gerais.

Foram oito décadas de violação de direitos, pacientes de todos os lugares eram mandados ao hospital psiquiátrico Colônia. 70% dos pacientes não apresentavam distúrbio mental que justificasse o confinamento

O filme trata de aspectos históricos do poder psiquiátrico no Brasil. É impossível compreender a saúde mental sem uma reflexão crítica, aberta e democrática sobre a história da loucura, os saberes e as relações de autoridade que criam e controlam a loucura. 

O filme é uma aula do terror vivido por milhares de pacientes e um alerta sobre o caráter político de qualquer psicopatologia.

Saúde tem cura

Realizado inteiramente durante a pandemia, “Saúde tem Cura” faz uma clara defesa ao SUS, único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente

O documentário mostra como era o Brasil antes do SUS – quando o acesso à saúde tinha um viés elitista baseado em privilégios. 

E compara com a atualidade – um sistema público, universal e gratuito presente em mais de 5 mil municípios, com atendimento do básico ao complexo, urgências e emergências, produção de vacinas e medicamentos, pesquisas, hospitais universitários, ações educativas, vigilância sanitária e epidemiológica.

Conta com depoimentos de profissionais que participaram da sua criação, de médicos como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo, de profissionais que atuam no dia a dia do sistema, de representantes da sociedade civil e de usuários.

O Renascimento do Parto

O filme O Renascimento do Parto retrata a realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. 

O filme coloca em questão a medicalização do parto. No Brasil, 56% dos partos são cesarianos. Isso é um número que assusta por causa das condições de risco em que mãe e bebê são expostos desnecessariamente. 

Sob Pressão

Sob Pressão é uma produção da Rede Globo que retrata a realidade da medicina em um hospital público no Rio de Janeiro. 

Na série acompanhamos a dificuldade dos profissionais em oferecer o melhor cuidado aos pacientes devido à carências de recursos, ao mesmo tempo em que lidam com as dificuldades dos próprios dramas pessoais.

Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde

O documentário “POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde” conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS.

Documentários importantes na medicina

Alive Inside

No documentário lançado em 2014 mostra a história de Dan Cohen e sua jornada ao criar a ONG Music & Memory, na qual ele leva música como um possível tratamento para os pacientes com Alzheimer.

O cineasta Michael Rossato-Bennett expõe no documentário as experiências surpreendentes de pessoas em todo os EUA, que foram revitalizadas através da simples experiência de ouvir música. 

Rossato-Bennett visita famílias e instituições que tenham testemunhado os efeitos miraculosos da música personalizada (a que leva em consideração a história da pessoa) sobre os seus entes queridos, e conta com entrevistas com especialistas de renome, incluindo o neurologista e autor de best-seller Oliver Sacks e o músico Bobby McFerrin.

Resistance

O documentário mostra como surgiram os antibióticos e como o seu uso descontrolado levou ao aparecimento de organismos resistentes a qualquer medicamento presente no mercado.

O documentário pauta em diversas situações que uso inadequado de antibióticos aumenta as chances de selecionar as bactérias mais resistentes aos medicamentos, tornando mais difícil  tratá- las.

Sicko – SOS Saúde

“SiCKO” é um documentário produzido por Michael Moore, lançado em 2007, sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos.

Moore busca comparar o sistema de saúde com outros países como Cuba, Reino Unido e Canadá, criticando fortemente as companhias privadas de saúde de seu país.

The English Surgeon

No início de 1990, o neurocirurgião britânico Henry Marsh viajou para Kiev, na Ucrânia e ficou horrorizado com os seus procedimentos neurocirúrgicos medievais. 

Desde então, Marsh tem tentado melhorar o sistema de execução de procedimentos de graça e enviar equipamentos usados ​​para Igor Kurilets, neurocirurgião ucraniano que tornou-se um amigo. 

De tempos em tempos, Henry sai de Londres e vai discutir casos e operar em Kiev. O English Surgeon se volta para os dilemas da relação médico-paciente e as escolhas morais da medicina moderna.

Quais as melhores séries médicas?

Grey’s Anatomy

Criada em 2004 por Shonda Rhimes, “Grey’s Anatomy” tem como principal personagem a Dra. Meredith Grey, residente de cirurgia em um hospital renomado de Seattle.

A série é famosa — e criticada — pela frequência de tragédias e mortes de personagens, mas permanece muito popular e é conhecida como a série médica mais longa da história.

New Amsterdam

O hospital Bellevue é o mais antigo dos Estados Unidos. Por isso, foi enfrentando muitos problemas estruturais, financeiros e de logística ao longo dos anos. 

Um médico é contratado para administrar a instituição e fazer do Bellevue novamente um hospital de referência.

A série traz pontos importantes sobre o cuidado para com o paciente, buscando dar atendimento de qualidade para todos, independentemente do seu poder aquisitivo.

O Dr. Max busca, incessantemente, quebrar burocracias e fazer com que seus pacientes tenham acesso a um serviço de qualidade e a médicos mais empáticos. Portanto, é perceptível que os problemas com o sistema de saúde não são exclusivos do SUS, mas abrange diversos países do mundo. 

The Good Doctor

O Dr. Shaun Murphy é um cirurgião jovem extremamente talentoso, mas precisa lidar com seu autismo e savantismo enquanto trabalha em um hospital renomado.

Ele possui um conhecimento médico excelente, mas não consegue se relacionar com as pessoas, principalmente com seus colegas de trabalho, e ainda precisa lidar com o preconceito por ser um médico autista.

É uma ótima história para entender que trabalho em grupo também é uma habilidade essencial para os profissionais de saúde, mesmo aqueles com experiências extraordinárias. 

Private Practice

A série é um spin-off de “Grey’s Anatomy”, que conta um drama médico da Dra. Addison Montgomery, que decide deixar o Hospital Seattle Grace para trabalhar em uma clínica particular em Los Angeles.

Temas sobre homeopatia, psiquiatria e abordagens sobre fertilização marcaram a série que também tratou de polêmicas na área do desenvolvimento sexual de jovens adolescentes, crises diante do aborto ou manutenção de fetos, abuso doméstico, paternidade, adoção, eutanásia, consumo inadequado de drogas, dentre outros. 

Na dinâmica da série, o espectador pode acompanhar uma relação de maior intimidade entre médicos e pacientes, com interações domiciliares, atendimentos mais personalizados. 

House

House com certeza é uma das séries mais famosas não apenas entre os médicos, mas entre todas as pessoas. O Dr. Gregory House é um profissional problemático, e, muitas vezes, ultrapassa as regras do hospital.

Porém, não há dúvidas que ele é brilhante, com um conhecimento extraordinário. Em todos os episódios, o Dr. House consegue solucionar casos médicos que inicialmente pareciam impossíveis.

Apesar da série ser super famosa, muitos profissionais de saúde criticam sua veracidade científica, pois ela não representa a realidade da rotina médica.

The Resident

The Resident aborda muito bem as expectativas dos médicos residentes em relação ao dia a dia da saúde. 

Conrad Hawkins, protagonista do seriado, possui diversas frustrações em relação às prioridades do sistema médico, erros dos profissionais de saúde, e tenta lidar com todas elas enquanto cuida de seus pacientes.

Conclusão sobre filmes sobre saúde

As produções visuais como filmes e séries são recursos educacionais para promover um maior humanismo nos médicos. O cinema é particularmente útil para educar a afetividade do cuidado médico. 

Afinal, o cuidado médico vai além do ensino teórico de enfermidades e tratamentos, ele deve utilizar a cultura da emoção e da imagem na qual o médico está imerso para promover uma reflexão sobre como cuidar dos pacientes.

Sair da versão mobile