Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

O que é o estetoscópio digital e como funciona?

O que é o estetoscópio digital e como funciona?
Leia em 5 min.

O estetoscópio digital grava os batimentos do paciente, permite o envio para um médico, além de aumentar em até 20 vezes os sons e produzir gráficos em tempo real baseados nas alterações cardíacas.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Clique no player para escutar nossa gravação:

O estetoscópio é um dos equipamentos médicos mais famosos na saúde, que funciona de uma maneira simples, similar ao “telefone de lata”, no qual o som é transmitido por meio de um barbante.

Apesar de ser um equipamento muito utilizado e fundamental no atendimento aos pacientes, sua tecnologia não evoluiu ao longo tempo – até a chegada do estetoscópio digital.

Um estudo divulgado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) afirma que entre as principais vantagens do aparelho estão a filtragem de ruídos externos, a amplificação e a gravação dos sons. Confira:

“Acrescenta-se ainda, o entusiasmo dos alunos diante do uso de uma tecnologia inovadora [que permite] modificar o volume dos sons, deixá-los livres de ruídos externos e permitir a repetição quantas vezes fosse necessário do som gravado […] a utilização do estetoscópio digital foi benéfica para o ensino da ausculta cardíaca.”

Continue a leitura e descubra mais sobre como essa tecnologia funciona!

O que é o estetoscópio digital?

O estetoscópio digital é uma versão melhorada do estetoscópio analógico. Além de amplificar os sons internos do corpo, ele consegue dar resultados mais detalhados para os médicos e estudantes de Medicina.

Muitos alunos ficam inseguros ao usar um estetoscópio nas primeiras vezes, porque nem sempre é fácil identificar se o padrão de batimentos está sendo saudável ou não.

Normalmente, é necessário experiência para conseguir usar um estetoscópio com assertividade. 

Com um estetoscópio digital, qualquer pessoa consegue identificar uma anomalia nos batimentos cardíacos. O equipamento identifica alterações mínimas, que não conseguem ser identificadas pela versão analógica.

Além disso, é possível gravar os sons, gerar um fonocardiograma, gráficos, e enviá-los de qualquer lugar para um especialista, caso seja necessário.

O próprio aplicativo do estetoscópio eletrônico alerta se é necessário ir até um médico, o que reduz as idas à emergências sem necessidade. 

Assim, os profissionais de saúde podem focar seu tempo em quem realmente precisa de um atendimento.

Quer aprender como aproveitar mais inovações tecnológicas? Baixe gratuitamente nosso eBook:

Muitos médicos ficam receosos em relação ao uso do estetoscópio digital, porém, é necessário lembrar que também foi preciso um tempo considerável para que o estetoscópio começasse a ser utilizado.

Em 1816, o Dr. René Laennec criou o estetoscópio, mas apenas décadas depois o equipamento começou a ser plenamente utilizado na área da saúde.

Até mesmo tecnologias como o raio-x demoraram para serem aceitas devido ao medo do desconhecido por parte dos pacientes, e até mesmo dos profissionais.

Entretanto, os benefícios do estetoscópio digital são imensuráveis e não podem ser deixados de lado. Unido a inteligência artificial, pais preocupados não precisam ir até um médico sem necessidade.

Os estudantes de Medicina também conseguem oferecer diagnósticos mais assertivos para seus pacientes.

É claro que é essencial aprender a usar os dois dispositivos, já que muitos locais não contam com estetoscópios eletrônicos, mas essa inovação tem o potencial de aumentar a qualidade do atendimento médico.

Como o estetoscópio digital funciona?

Cada modelo de estetoscópio digital possui estruturas diferentes e podem ter variações em seus funcionamentos, mas em geral é utilizado tecnologias como redução de ruído, amplificação de sons e bluetooth.

O bluetooth possibilita a comunicação sem fios entre diferentes aparelhos eletrônicos, como o estetoscópio e um aplicativo. Assim, todas as informações obtidas no dispositivo são transmitidas para um celular.

Dessa forma, ao coletar os sons de batimentos cardíacos, automaticamente o aplicativo consegue gerar relatórios, gráficos e enviar todos os resultados para um médico.

A seguir irei apresentar alguns estetoscópios digitais revolucionários. Antes de continuar a leitura, dê uma olhada no nosso vídeo sobre inovações tecnológicas:

3 estetoscópios digitais inovadores no mercado de saúde

Quanto tempo os estetoscópios eletrônicos duram? Qual é a melhor marca? Por quais sites posso comprar?

Tire todas as suas dúvidas e veja como cada modelo funciona na prática. Acompanhe!

1. CliniCloud

O CliniCloud foi criado em 2016 e possui três principais ferramentas: o estetoscópio digital, o cabo que conecta o aparelho com um celular, e um termômetro eletrônico sem fio.

Com esse pequeno kit, é possível medir as temperaturas dos pacientes em segundos sem contato físico. Pais ou profissionais podem fazer as medições sem precisar acordar as crianças ou bebês.

Além de escutar os batimentos, o estetoscópio também mede a frequência cardíaca e o aplicativo mostra exatamente em quais locais é preciso posicionar o aparelho.

O CliniCloud une todas essas funcionalidades em seu aplicativo, e as gravações ficam armazenadas na nuvem, que podem ser enviadas de qualquer lugar para um médico ou paciente.

Você também tem um histórico de batimentos, frequências cardíacas, temperatura, entre outras métricas médicas. É possível registrar todos os pacientes de uma família em uma única conta.

Assista ao vídeo abaixo para entender como ele funciona na prática:

2. StethoMe

O StethoMe foi criado especialmente para pais e responsáveis que não têm a prática de um especialista para identificar se os batimentos de bebês e crianças estão saudáveis.

A inspiração para a criação do estetoscópio veio da situação comum que todos pais enfrentam: a frustração de não saber se é necessário levar o filho para um médico.

Diversas visitas à emergência são desnecessárias, e dúvidas podem ser sanadas rapidamente em uma Teleconsulta, ou por meio de um aplicativo médico.

Por isso, o StethoMe une o estetoscópio digital com a inteligência artificial para reduzir custos de pais e hospitais, além de trazer mais segurança à saúde dos pacientes.

O dispositivo não tem fio, é feito de plástico e não possui botões, sendo bem minimalista. Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo e utilizar fones de ouvido.

O estetoscópio digital também alerta aos pais quando é preciso consultar um médico para obter um diagnóstico. Veja no vídeo a seguir como esse processo funciona:

3. Estetoscópio Eletrônico 3M™ Littmann® Modelo 3200

O estetoscópio Littmann é um dos mais famosos no mercado brasileiro, e normalmente utiliza uma pilha alcalina, que tem a vida útil mencionada na tela de exibição do dispositivo.

O equipamento não funciona sem a pilha, e o ideal é trocar a cada 60 horas de uso contínuo. As pilhas alcalinas não são recarregáveis, mas existem outros modelos que utilizam baterias recarregáveis.

Antes da bateria acabar totalmente é provável que o estetoscópio emita um som de alerta

O estetoscópio eletrônico também conta com o bluetooh, logo, você pode enviar os sons e documentos para seu computador, tablet ou celular. 

Além disso, os modelos costumam ser resistentes a quedas, limpezas, derramamento de líquidos, entre outros acidentes. 

A limpeza deve ser feita após o uso em cada paciente com um pano levemente umedecido com álcool, e não é recomendado mergulhar o equipamento em um líquido, por ser digital.

Seu preço costuma variar de 2 a 4 mil reais. Segundo a empresa, o estetoscópio elimina 85% dos ruídos externos sem prejudicar os sons do corpo.

“Graças à sua capacidade de ampliar sons 24X, o nível de som de um estetoscópio de cardiologia Littmann fornece um excelente poder de escuta quando um som do coração, dos pulmões ou do corpo é especialmente fraco.”

Com a ajuda do estetoscópio digital, os profissionais de saúde podem cuidar de pacientes por meio da Telemedicina e auxiliar pais preocupados com a saúde de seus filhos.

A ferramenta também é ótima para o atendimento presencial, e mostra que seu consultório tem equipamentos modernizados de última geração.

Uma ótima dica para aumentar a segurança e o potencial dessa tecnologia é salvar todos os dados em um prontuário eletrônico, que pode ser compartilhado com outros profissionais e com o paciente.

Assim, você acessa o prontuário de qualquer lugar e consegue gravar os batimentos cardíacos sem precisar escrever nada no papel, o que proporciona mais tempo para conversar com o paciente.

O melhor de tudo é que você pode centralizar todas essas informações em um sistema médico na nuvem que tem outras funcionalidades como Teleconsulta, prescrição de medicamentos, entre outras.

Ainda não conhece essa tecnologia? Baixe nosso material gratuito:

Se você gostou do conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter e deixe sua opinião sobre o estetoscópio digital nos comentários aqui embaixo.

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile