Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

O que é o estetoscópio digital e como funciona?

O que é o estetoscópio digital e como funciona?

O estetoscópio digital consegue gravar os batimentos cardíacos, enviar para um prontuário, aumentar em até 20 vezes os sons e produzir gráficos em tempo real baseados nas alterações cardíacas.

O estetoscópio é um dos equipamentos médicos mais famosos na saúde, que funciona de uma maneira simples, similar ao “telefone de lata”, no qual o som é transmitido por meio de um barbante.

Apesar de ser um equipamento muito utilizado e fundamental no atendimento aos pacientes, sua tecnologia não evoluiu ao longo tempo — até a chegada do estetoscópio digital.

Um estudo divulgado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) afirma que entre as principais vantagens do aparelho estão a filtragem de ruídos externos, a amplificação e a gravação dos sons. Confira:

“Acrescenta-se ainda, o entusiasmo dos alunos diante do uso de uma tecnologia inovadora [que permite] modificar o volume dos sons, deixá-los livres de ruídos externos e permitir a repetição quantas vezes fosse necessário do som gravado […] a utilização do estetoscópio digital foi benéfica para o ensino da ausculta cardíaca.”

Prefere escutar ao invés de ouvir? Clique no player:

O que é o estetoscópio digital?

O estetoscópio digital é uma versão melhorada do estetoscópio analógico. Além de amplificar os sons internos do corpo, ele consegue dar resultados mais detalhados para os médicos e estudantes de Medicina.

Muitos alunos ficam inseguros ao usar um estetoscópio nas primeiras vezes, porque nem sempre é fácil identificar se o padrão de batimentos está sendo saudável ou não.

Normalmente, é necessário experiência para conseguir usar um estetoscópio com assertividade.

Com um estetoscópio digital, qualquer pessoa consegue identificar uma anomalia nos batimentos cardíacos. O equipamento identifica alterações mínimas, que não conseguem ser identificadas pela versão analógica.

Além disso, é possível gravar os sons, gerar um fonocardiograma, gráficos, e enviá-los de qualquer lugar para um especialista, caso seja necessário.

O próprio aplicativo do estetoscópio eletrônico alerta se é necessário ir até um médico, o que reduz as idas à emergências sem necessidade.

Assim, os profissionais de saúde podem focar seu tempo em quem realmente precisa de um atendimento.

Quer aprender como aproveitar mais inovações tecnológicas na saúde? Baixe gratuitamente nosso eBook:

Muitos médicos ficam receosos em relação ao uso do estetoscópio digital, porém, é necessário lembrar que também foi preciso um tempo considerável para que o estetoscópio começasse a ser utilizado.

Em 1816, o Dr. René Laennec criou o estetoscópio, mas apenas décadas depois o equipamento começou a ser plenamente utilizado na área da saúde.

Até mesmo tecnologias como o raio-x demoraram para serem aceitas devido ao medo do desconhecido por parte dos pacientes, e até mesmo dos profissionais.

Entretanto, os benefícios do estetoscópio digital são imensuráveis e não podem ser deixados de lado. Unido a inteligência artificial, pais preocupados não precisam ir até um médico sem necessidade.

Os estudantes de Medicina também conseguem oferecer diagnósticos mais assertivos para seus pacientes.

É claro que é essencial aprender a usar os dois dispositivos, já que muitos locais não contam com estetoscópios eletrônicos, mas essa inovação tem o potencial de aumentar a qualidade do atendimento médico.

Como funciona o estetoscópio digital?

Cada modelo de estetoscópio digital possui estruturas diferentes e podem ter variações em seus funcionamentos, mas em geral é utilizado tecnologias como redução de ruído, amplificação de sons e bluetooth.

O bluetooth possibilita a comunicação sem fios entre diferentes aparelhos eletrônicos, como o estetoscópio e um aplicativo. Assim, todas as informações obtidas no dispositivo são transmitidas para um celular.

Dessa forma, ao coletar os sons de batimentos cardíacos, automaticamente o aplicativo consegue gerar relatórios, gráficos e enviar todos os resultados para um médico.

Antes de continuar a leitura, dê uma olhada no nosso vídeo sobre inovações tecnológicas:

7 principais vantagens do estetoscópio digital

Citamos alguns benefícios que o estetoscópio eletrônico consegue trazer para a rotina de médicos de clínicas e consultórios, mas é essencial enfatizar estas 7 vantagens:

  1. Amplificação dos sons: é mais fácil escutar os batimentos cardíacos e alterações que não seriam auscultados no estetoscópio analógico;
  2. Redução de ruídos: ao reduzir ruídos externos em até 85%, o médico tem uma análise mais assertiva dos batimentos;
  3. Registro e geração de gráficos em tempo real: como o estetoscópio digital costuma ser conectado a um aplicativo ou prontuário eletrônico, os dados são enviados automaticamente;
  4. Compartilhamento entre profissionais de saúde: as informações também pode ser enviadas para outros especialistas que estão envolvidos no cuidado com a saúde do paciente;
  5. Melhora na aprendizagem para estudantes de Medicina;
  6. Aumento da qualidade de atendimento para os pacientes;
    7**. Inclusão dos profissionais de saúde com deficiência auditiva**, já que o estetoscópio eletrônico amplifica significativamente os sons e mostra de maneira visual todos os resultados.

3 estetoscópios digitais inovadores no mercado de saúde

Quanto tempo os estetoscópios eletrônicos duram? Qual é a melhor marca? Por quais sites posso comprar?

Tire todas as suas dúvidas e veja como cada modelo funciona na prática. Acompanhe!

1. CliniCloud

O CliniCloud foi criado em 2016 e possui três principais ferramentas: o estetoscópio digital, o cabo que conecta o aparelho com um celular e um termômetro eletrônico sem fio.

Com esse pequeno kit, é possível medir as temperaturas dos pacientes em segundos sem contato físico. Pais ou profissionais podem fazer as medições sem precisar acordar as crianças ou bebês.

Além de escutar os batimentos, o estetoscópio também mede a frequência cardíaca e o aplicativo mostra exatamente em quais locais é preciso posicionar o aparelho.

O CliniCloud une todas essas funcionalidades em seu aplicativo, e as gravações ficam armazenadas na nuvem, que podem ser enviadas de qualquer lugar para um médico ou paciente.

Você também tem um histórico de batimentos, frequências cardíacas, temperatura, entre outras métricas médicas. É possível registrar todos os pacientes de uma família em uma única conta.

Assista ao vídeo abaixo para entender como ele funciona na prática:

  

2. StethoMe

O StethoMe foi criado especialmente para pais e responsáveis que não têm a prática de um especialista para identificar se os batimentos de bebês e crianças estão saudáveis.

A inspiração para a criação do estetoscópio veio da situação comum que todos pais enfrentam: a frustração de não saber se é necessário levar o filho para um médico.

Diversas visitas à emergência são desnecessárias, e dúvidas podem ser sanadas rapidamente em uma Teleconsulta, ou por meio de um aplicativo médico.

Por isso, o StethoMe une o estetoscópio digital com a inteligência artificial para reduzir custos de pais e hospitais, além de trazer mais segurança à saúde dos pacientes.

O dispositivo não tem fio, é feito de plástico e não possui botões, sendo bem minimalista. Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo e utilizar fones de ouvido.

O estetoscópio digital também alerta aos pais quando é preciso consultar um médico para obter um diagnóstico. Veja no vídeo a seguir como esse processo funciona:

  

3. Estetoscópio Eletrônico 3M™ Littmann® Modelo 3200

O estetoscópio Littmann é um dos mais famosos no mercado brasileiro, e normalmente utiliza uma pilha alcalina, que tem a vida útil mencionada na tela de exibição do dispositivo.

O equipamento não funciona sem a pilha, e o ideal é trocar a cada 60 horas de uso contínuo. As pilhas alcalinas não são recarregáveis, mas existem outros modelos que utilizam baterias recarregáveis.

Antes da bateria acabar totalmente é provável que o estetoscópio emita um som de alerta.

O estetoscópio eletrônico também conta com o bluetooh, logo, você pode enviar os sons e documentos para seu computador, tablet ou celular.

Além disso, os modelos costumam ser resistentes a quedas, limpezas, derramamento de líquidos, entre outros acidentes.

A limpeza deve ser feita após o uso em cada paciente com um pano levemente umedecido com álcool, e não é recomendado mergulhar o equipamento em um líquido, por ser digital.

Seu preço costuma variar de 2 a 4 mil reais. Segundo a empresa, o estetoscópio elimina 85% dos ruídos externos sem prejudicar os sons do corpo.

“Graças à sua capacidade de ampliar sons 24X, o nível de som de um estetoscópio de cardiologia Littmann fornece um excelente poder de escuta quando um som do coração, dos pulmões ou do corpo é especialmente fraco.”

Com a ajuda do estetoscópio digital, os profissionais de saúde podem cuidar de pacientes por meio da Telemedicina e auxiliar pais preocupados com a saúde de seus filhos.

A ferramenta também é ótima para o atendimento presencial, e mostra que seu consultório tem equipamentos modernizados de última geração.

Uma ótima dica para aumentar a segurança e o potencial dessa tecnologia é salvar todos os dados em um prontuário eletrônico, que pode ser compartilhado com outros profissionais e com o paciente.

Assim, você acessa o prontuário de qualquer lugar e consegue gravar os batimentos cardíacos sem precisar escrever nada no papel, o que proporciona mais tempo para conversar com o paciente.

O melhor de tudo é que você pode centralizar todas essas informações em um sistema médico na nuvem que tem outras funcionalidades como Teleconsulta, prescrição de medicamentos, entre outras.

Ainda não conhece essa tecnologia? Baixe nosso material gratuito:

Se você gostou do conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter e deixe sua opinião sobre o estetoscópio digital nos comentários aqui embaixo.

Dúvidas frequentes sobre estetoscópio digital

Qual é a durabilidade de um estetoscópio digital?

A durabilidade de um estetoscópio digital altera de acordo com o modelo e forma como é construído, mas normalmente todos os dispositivos passam por teste de qualidade antes de entrarem no mercado.

No cenário ideal todos resistem às condições ideais de uso, seja em um hospital, ambulatório, clínica ou consultório. Para analisar a durabilidade, é essencial prestar atenção ao acabamento físico do aparelho.

Estetoscópios com auscultador cromado, estrutura em metais fundidos sólidos, bateria com 60 horas de uso contínuo, são algumas características que mostram a qualidade do dispositivo.

Como é a manutenção do estetoscópio digital?

A manutenção de um estetoscópio digital é simples e fácil de fazer. Realize uma limpeza depois de usá-lo em cada paciente, de preferência com álcool isopropílico 70% ou lenços de limpeza.

Não esterilize o estetoscópio eletrônico para evitar danos permanentes e lembre-se que as baterias alcalinas costumam ser usadas nesses aparelhos.

É sempre indicado ler o manual do fabricante para saber como fazer a manutenção da vida útil da bateria, entre outras nuances.

Como saber se o estetoscópio é bom?

Veja quais critérios mostram que o estetoscópio eletrônico vale a pena:

Qual o valor de um estetoscópio?

A faixa de preço de um estetoscópio digital pode variar entre R$ 500,00 a R$ 5.000,00, esse valor varia de acordo com a marca, os diferenciais oferecidos e demanda do mercado.

Vale a pena comprar um estetoscópio?

É comum ter receios de mudar seu estetoscópio analógico. Afinal, é um modelo que você está acostumado. Entretanto, as inovações da Medicina mostram cada vez mais os benefícios de acompanhar essas mudanças.

Mesmo que o investimento em um estetoscópio digital não faça sentido para você agora, é provável que em um futuro próximo, você precise fazer essa mudança para melhorar a experiência do paciente e seguir a área.

Caso você tenha essa opção, pense sobre adquirir um estetoscópio digital e todas as vantagens que vêm junto com esse produto, porque irá melhorar não apenas a sua rotina, mas o atendimento aos pacientes.

Sair da versão mobile