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Agenda médica online para clínicas: como escolher a melhor?

Agenda médica online para clínicas: como escolher a melhor?

Ao escolher a melhor agenda médica online para sua clínica, você garante mais eficiência e produtividade, além de outros benefícios que facilitarão sua rotina médica.

A agenda médica é a principal ferramenta de organização dos profissionais de saúde. 

Com ela, é possível alcançar uma maior produtividade ao gerenciar o tempo dos médicos, recepcionistas e pacientes com qualidade.

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais discutiu problemas importantes de uma unidade de saúde e constatou que:

“Vários problemas foram expostos e, como prioridade, foi unânime a importância de uma agenda bem definida e organizada a ser cumprida.”

Neste artigo, você vai conferir 7 perguntas para escolher a agenda médica ideal para sua clínica. Acompanhe!

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7 perguntas para escolher a melhor agenda médica online para sua clínica

Quando a distribuição dos horários na agenda acontece de forma eficiente, é possível realizar outras atividades importantes, como cuidar da gestão financeira ou conferir como está o estoque de materiais

Para ter uma agenda que forneça uma excelente organização e praticidade para sua prática médica, é ideal optar por uma agenda médica online, pois ela possibilita integração e atualização constantes.

Porém, com tantas opções disponíveis, como selecionar a melhor?

Veja a seguir 7 perguntas para garantir uma ótima escolha:

1. Ela fornece uma boa organização visual?

A agenda médica concentra a principal fonte de renda dos médicos: as consultas.

Por isso, é fundamental que ela facilite a organização visual para que você consiga bater o olho e saber como será seu dia e sua semana.

Confira se a agenda possibilita personalização de cores por procedimento e tempo de duração.

Por exemplo, você pode personalizar as primeiras consultas com a cor verde e a duração de 1 hora. 

Dessa maneira, quando a recepcionista for realizar a marcação de uma primeira consulta, essa configuração já vem automática.

Com a personalização de outros procedimentos da clínica, você pode ter uma agenda como esta:

imagem

A boa organização visual é ótima para que você consiga facilitar o seu gerenciamento e planejar todas as suas atividades.

2. É possível enviar lembretes de consulta automáticos?

Como você lida com o problema das faltas em sua clínica?

Muitas vezes, os pacientes se esquecem das consultas devido à correria da rotina. Porém, essas faltas geram lacunas em sua agenda, além de prejudicarem a gestão e o faturamento.

Para diminuir as faltas dos pacientes, envie lembretes de consulta automáticos. O ideal é que eles sejam feitos por meio de sua agenda médica.

Assim, os status dos agendamentos mudam de acordo com a resposta do paciente e a recepcionista consegue ver as atualizações em tempo real, principalmente caso um paciente tenha cancelado a consulta.

Essa praticidade possibilita um encaixe mais ágil das pessoas que estão na lista de espera, e evita as lacunas que poderiam prejudicar todo seu dia.

No iClinic, por exemplo, é possível programar o envio de lembretes automáticos com os detalhes do agendamento via SMS e e-mail.

Caso o paciente prefira, você também pode enviar lembretes via WhatsApp com poucos cliques dentro da agenda. 

O nutricionista Albespyerry Diniz aprovou o uso dessa facilidade em seu consultório e obteve ótimos resultados:

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

Saiba mais sobre como a confirmação de consultas ajuda a reduzir a taxa de faltas em nosso vídeo:

3. O acesso é feito de qualquer lugar?

Você atende em mais de uma clínica? Alguma vez já precisou acessar sua agenda médica de casa ou durante uma viagem?

Muitos médicos atendem em mais de um lugar, e tanto a centralização dos compromissos, quanto a acessibilidade, são pontos importantes para uma agenda organizada. 

Com uma agenda médica armazenada na nuvem, você acessa os dados de forma fácil e simples. Basta apenas um login, senha e acesso à internet.

A Dra. Paula Yume Sato alcançou essa facilidade e consegue gerenciar seus atendimentos sem depender das recepcionistas:

“Se eu tenho alguma dúvida, ou esqueci de um detalhe, consigo acessar o prontuário, olhar a agenda, posso gerenciar tudo a partir do meu computador ou celular. Consigo organizar meus horários, atendimentos, não dependo de outras pessoas para realizar as atividades do consultório.”

Esse diferencial é essencial para fornecer mais eficiência e agilidade em sua rotina. Assim, você consegue se organizar melhor independentemente do lugar em que esteja. 🙂

4. Existe a opção de integrá-la com o agendamento online?

O agendamento online permite que seus pacientes marquem consultas a qualquer hora, de qualquer local, mesmo se a clínica estiver fechada ou você estiver de férias.

Com ele, você pode aumentar seu faturamento e facilitar o trabalho das recepcionistas, que poderão focar em outras atividades importantes, como recepcionar os pacientes.

Ao contratar uma agenda que possibilita a integração com o agendamento online, você alcança um diferencial importante na clínica.

Essa integração é fundamental para que os horários disponibilizados estejam de acordo com os horários disponíveis dentro de sua agenda médica online. 

Assim, não haverá marcações em duplicidade ou em horários nos quais você não possa atender.

Saiba mais sobre o agendamento online:

5. Há integração com outras funcionalidades importantes para sua clínica?

Além do agendamento online, é relevante considerar se a agenda médica também possibilita a integração com outras funcionalidades essenciais à sua clínica, como:

Com a agenda integrada a outras funcionalidades, você concentra tudo o que precisa em um único local e não perde tempo com várias ferramentas diferentes.

6. A agenda possui lista de espera e lista de pacientes do dia?

Atualmente, você consegue ver facilmente quais pacientes não conseguiram marcar uma consulta e esperam por um horário vago? Quais são os pacientes que você precisa atender hoje?

A lista de espera é uma ótima ferramenta para facilitar os encaixes de horários e evitar lacunas em sua agenda.

Ao ser utilizada em conjunto com os lembretes de consulta automáticos, essa facilidade fica ainda maior, já que a informação se o paciente comparecerá ou não à consulta é atualizada instantaneamente.

Outra funcionalidade interessante é o envio por e-mail da lista de pacientes do dia.

Dessa forma, você recebe um e-mail na noite anterior com todos os pacientes que serão atendidos no dia seguinte e já começa a programar sua rotina da melhor maneira.

Ambos os diferenciais ajudam em sua organização, e já fizeram a diferença para o Dr. Orlando Righesso:

“Hoje eu tinha consultas fora da minha cidade, mas ontem a tarde os  pacientes ainda não tinham confirmado os horários. Ontem a noite, recebi minha agenda com todas as consultas atualizadas e confirmadas. Isso me ajudou na minha organização.”

7. Existe a possibilidade de bloquear os horários em que você não pode atender?

Alguma vez sua recepcionista já agendou uma consulta em um horário que você não estaria na clínica?

Esse tipo de confusão pode ser comum em alguns locais e, para evitá-la, a melhor maneira é contar com uma agenda médica online que possibilite o bloqueio de horários

Assim, você consegue bloquear os períodos em que não estará na clínica ou que não poderá atender, como horário de almoço, ou se tiver algum compromisso. 

Essa é uma excelente praticidade para evitar falhas na comunicação, acha? 

Ao fazer todas essas perguntas, você garante que escolherá a melhor agenda médica para sua clínica e terá mais eficiência em sua rotina. 

Para acabar com todos os problemas de sua agenda médica, baixe nossa checklist gratuita:

Espero que este conteúdo tenha te ajudado!

Antes de ir, não se esqueça de compartilhar com outros colegas que também querem escolher a agenda ideal para suas clínicas. 😉

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