Cada vez mais os profissionais de saúde buscam modernizar seus consultórios e acompanhar as tendências tecnológicas da área da saúde. Veja aqui como a Dra. Fernanda Fulanetti conseguiu eliminar o papel no seu consultório com excelência.
A tecnologia está trazendo constantes melhorias e inovações para a área da saúde.
Todas as especialidades conseguem se beneficiar com novas tecnologias, como softwares médicos, principalmente, aquelas que precisam trazer um aspecto mais visual para seu atendimento, como é o caso da dermatologia.
A Dra. Fernanda Fulanetti além de ser dermatologista, também administra seu próprio consultório e realiza atendimentos em 4 cidades diferentes.
Nesta entrevista, ela conta suas principais motivações quanto a sua carreira profissional, e como o iClinic a ajudou ao proporcionar maior praticidade e segurança no dia a dia do consultório.
Continue a leitura! 😉
Um pouco sobre a jornada da Dra. Fernanda Fulanetti
A Dra. Fernanda Fulanetti é formada em Medicina pela PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e possui pós-graduação em dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina.
Além disso, ela também é membro dos seguintes grupos: Grupo Brasileiro de Melanoma, International Academy of Cosmetic Dermatology (Academia Internacional de Cosméticos Dermatológicos), e European Society for Cosmetic and Aesthetic Dermatology (Sociedade Européia para Cosméticos e Estéticos da Dermatologia).
Para entender melhor a jornada da dermatologista Fernanda, perguntamos quais motivos a levaram para escolher sua profissão.
“Para mim sempre foi uma coisa muito valiosa você conseguir cuidar do outro, escutar pessoas, ajudar a resolver problemas. Eu sempre gostei muito da área da saúde e gostava muito dessa parte do ser humano. Acabei casando duas coisas que eu gostava: ajudar pessoas e o corpo humano.”
Ela também revelou seu desejo em conseguir resultados mais visíveis para os pacientes, e como a dermatologia ajudou nesse objetivo.
“Eu sempre quis tratar câncer de pele e cânceres em geral. A dermatologia me abriu essa porta para tratar algo mais visível, e em que as pessoas enxergam melhor os resultados.”
A Dra. Fernanda possui seu próprio consultório na Cidade Nova em Indaiatuba, e também atua em outras cidades como Campinas, Itu e Sorocaba.
“Decidi abrir meu próprio consultório porque não gosto muito de ter chefe. Gosto de pegar as rédeas e fazer eu mesma. Queria fazer as coisas do meu jeito.”
A dermatologia é uma área responsável pelo maior órgão do corpo humano, a pele.
Logo, essa especialidade pode realizar diversos cuidados de prevenção da saúde, mas como a própria Dra. Fernanda enfatizou, esse ainda é um desafio para muitos profissionais.
“Acho que para todo médico do país, o principal desafio é fazer as pessoas entenderem que a prevenção existe e é melhor ir ao médico antes da doença piorar, ou antes de aparecer realmente alguma coisa, do que ir depois para consertar. É um desafio enorme principalmente na dermatologia que ainda é vista como algo supérfluo, uma especialidade de estética e beleza.”
Para alcançar ainda mais pacientes e fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço, a Dra. Fernanda investe na presença em redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram – no qual possui mais de 7.000 seguidores.
“Eu tento estar muito presente na minha cidade, em redes sociais. Tenho contato com outros médicos, outras profissionais de saúde, como farmacêuticos, fisioterapeutas, e tento até estar na mídia local em eventos beneficentes ou palestras.”
Para a dermatologista, o cuidado com o paciente vai muito além da consulta presencial, e se estende também em outras formas de contato, como ligações e mensagens.
“Sempre mantenho um contato. Se a pessoa fez algum procedimento, ligo para saber se está tudo bem, agendo um retorno mais cedo se necessário, respondo mensagens, e-mail. Sempre tento fazer com que o paciente se sinta muito bem acolhido em qualquer momento.”
Por que a Dra. Fernanda Fulanetti decidiu ter um software médico na sua clínica?
“Não gosto do prontuário de papel. É algo muito fácil de perder. Já trabalhei em vários lugares que o prontuário sumiu, e todas as informações sobre aquele paciente simplesmente se perderam.”
Como a dermatologista Fernanda enfatizou em sua entrevista, o prontuário é um documento extremamente importante para o paciente, e garantir uma excelente segurança de dados é um dever do médico.
Por isso, ela decidiu implementar um software médico em seu consultório, que oferece inúmeras vantagens, como a maior praticidade na rotina médica.
“Com um prontuário online eu posso acessar de qualquer lugar, se meu computador não estiver funcionando eu acesso no celular. É muito prático e eu queria exatamente essa praticidade. Se o consultório inundar eu não perco documentos. E eu não posso deixar que nada aconteça com o prontuário do paciente, ou que alguém leia.”
Quais são os principais diferenciais do iClinic para a Dra. Fernanda?
“Tem um custo bem acessível, gostei muito das ferramentas digitais como o prontuário. Normalmente ele são muito fechados, não tem como personalizar para o que você precisa. Minhas anotações são diferentes, então gostei muito dessa parte dele ser maleável. Quando vou fazer uma receita já aparece o nome do medicamento, valor, não são todos os prontuários eletrônicos que têm isso.”
O prontuário eletrônico é uma das funcionalidades favoritas da Dra. Fernanda, principalmente por conta da sua personalização e praticidade que traz para suas consultas.
“No prontuário de papel às vezes eu esqueço de perguntar detalhes como alergias, por conta da correria. No iClinic eu consigo deixar um espaço só pra isso, e ajuda, eu só vou rolando a tela pra baixo e verificando o que falta preencher. Antes do paciente entrar eu consigo ver todo o histórico, e no papel não.”
A adição de imagens no prontuário eletrônico também é um diferencial para a especialidade da Dra. Fernanda, que trabalha muito o aspecto visual do atendimento.
“Uso muito a parte de fotos, vocês até atualizaram recentemente para fazer a comparação de imagens. Eu acabo fotografando muito os pacientes e isso é muito bom porque tenho arquivos, há um acompanhamento do tratamento.”
Um software em nuvem também permite que a dermatologista se organize mesmo fora do consultório:
“Eu consigo ter acesso a agenda de qualquer lugar que eu estiver. Se tenho um paciente às 18h, consigo ir para casa mais cedo e ver tudo no celular. A agenda online ajuda bastante.”
Quer conhecer na prática todos os diferenciais do iClinic? Faça um teste gratuito agora mesmo:
Contatos da Dra. Fernanda Fulanetti:
Endereço: Avenida dos Trabalhadores, 116, Sala 1402 – Vila Castelo Branco – Indaiatuba, São Paulo
E-mail: [email protected]
Telefone: (19) 991717782