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Como nutrir e criar relacionamento por meio das redes sociais

Como nutrir e criar relacionamento através das redes sociais

Quer fidelizar pacientes, mas não sabe como fortalecer essa relação? O uso correto das redes sociais pode auxiliar na criação e nutrição de  um ótimo relacionamento com seus pacientes. Leia neste artigo e descubra como colocá-lo em prática.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Escute o áudio dele agora mesmo, clicando no player abaixo:

Em uma sociedade digital, como a nossa, os relacionamentos não se limitam mais apenas à “vida real”, ao momento físico, como uma consulta no consultório. As redes sociais são uma extensão da nossa vida, em que compartilhamos momentos, fotos, realizações, até mesmo fortalecemos amizades e relações.

E os médicos empreendedores, aqueles que focam em ir além de apenas atender pacientes, e buscam fidelizá-los, já perceberam isso, e estão começando a investir cada vez mais nas redes sociais para obter um relacionamento digital com seus pacientes.

Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Cerias (Centro de Educação e Pesquisas de Garantia e Segurança da Informação), num estudo sobre Redes Sociais e Marketing Digital, no Brasil, mais de 90% das empresas usam aplicativos de rede social como ferramentas de negócios.

“Foram 1.055 pequenos, médios ou grandes empresários entrevistados. 58% das empresas nacionais pesquisadas relataram que os consumidores exigiram a adoção de ferramentas de relacionamento online [redes sociais].”

Quer saber mais sobre o papel das redes sociais na criação de um relacionamento duradouro com seus pacientes? Continue a leitura!

Qual é o papel das redes sociais na fidelização de pacientes?

Para fidelizar pacientes, é preciso ir muito além de apenas oferecer um ótimo atendimento durante a consulta. O paciente precisa se lembrar do consultório, do médico que o atendeu, ver um diferencial que não enxerga nos outros serviços médicos.

Uma empresa de café em Mato Grosso do Sul conseguiu alcançar esse diferencial pelas redes sociais. Veja esse caso de sucesso abordado no estudo de Redes Sociais e Marketing Digital, citado no começo do artigo, e descubra como o Firula’s Café se tornou a empresa com maior número de seguidores do estado:

“Como empresa pioneira na utilização de redes sociais para o relacionamento com seu público em Mato Grosso do Sul, o Firula’s Café foi beneficiado e fez com que a empresa conquistasse um contato direto com os clientes. Entre as ferramentas utilizadas pelo Firula’s Café, estão: criação e produção de conteúdo para o site, produção de e-mail marketing, entre outros.”

Alcançar esse contato direto com seus clientes pelas redes sociais, permitiu que a empresa fidelizasse clientes e aumentasse ainda mais seu alcance e divulgação.

Isso não é diferente para a área da saúde. Obter um relacionamento digital, algo que vá além do atendimento da consulta, é essencial para os médicos que desejam fidelizar pacientes, e elevar ainda mais seu atendimento.

Afinal, não são todos os profissionais de saúde que conseguem manter contato no momento pós-consulta, por conta do dia a dia agitado. As redes sociais podem ser uma ótima aliada nesse processo, além de te ajudar a conquistar uma ótima vantagem competitiva em um mercado que só cresce a cada ano.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar como melhorar o relacionamento com seus pacientes com a ajuda das redes sociais. Acompanhe!

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Como melhorar o relacionamento com seus pacientes através das redes sociais

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Lisboa sobre o impacto das redes sociais no marketing, as redes sociais garantem uma ótima vantagem para as estratégias de divulgação.

“As redes sociais e a importância que as suas plataformas assumem na nossa vida, o que para alguns autores é uma extensão da vida real, permitem essa proximidade e, sobretudo, a interatividade. Um estudo da Razorfish (2008) demonstra que 49% das pessoas compravam em função da opinião dos amigos nas redes sociais.”

Confira a seguir 5 práticas para nutrir e criar relacionamento com seus pacientes através das redes sociais. Boa leitura!

1. Poste conteúdos relevantes para seus pacientes

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais prometem retorno, segundo diversos especialistas em marketing, como a própria Hubspot, um dos maiores softwares de marketing do mundo.

Investir em conteúdo é uma ótima prática para os médicos que desejam se conectar com seus pacientes, afinal, existe forma melhor de se expressar e criar conexão do que um ótimo texto, vídeo, até mesmo um áudio?

Existem vários tipos de conteúdo que você pode divulgar nas suas redes sociais, como artigos relevantes do seu site, vídeos explicativos, o importante é que eles sejam realmente úteis para seus pacientes.

Imagine que sua especialidade seja cirurgia plástica, e a maior parte dos seus pacientes tenha receio em realizar procedimentos cirúrgicos por conta dos riscos. Você pode produzir um artigo, ou até mesmo um vídeo, abordando sobre os principais riscos de uma cirurgia, e como os profissionais evitam da melhor forma.

Assim, seus pacientes engajam com um conteúdo interessante, e perdem o medo por conta do conhecimento que você compartilhou com eles, mesmo sem estarem numa consulta.

Definitivamente um ótimo diferencial para se obter com as redes sociais, não concorda?

Quer saber como criar um conteúdo original para as redes sociais? Leia este artigo.

2. Incentive o engajamento

Após garantir que suas redes sociais tenham, de fato, conteúdos originais e relevantes para seus pacientes, o próximo passo é incentivar ao máximo o engajamento.

Mas afinal, o que isso significa? Como posso incentivar meus pacientes a engajarem nas minhas redes sociais? Calma, irei abordar todos esses pontos a seguir. 🙂

Com um bom conteúdo, fica muito mais fácil dos seus pacientes – ou potenciais pacientes – deixarem algum comentário ou compartilharem a publicação. Porém, existem algumas práticas que podem incentivá-los a, de fato, realizarem essas ações.

Elas são chamadas, pelos especialistas de marketing, de CTAs (Calls-To-Action), e significam chamadas para ações. Como o próprio nome diz, elas incentivam que as pessoas façam alguma ação, como compartilhar o conteúdo, deixar um comentário, ir para o site, entre outras iniciativas.

Existem diversas maneiras de usar essas chamadas. No final da publicação, por exemplo, você pode escrever algo como “Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.” ou “Tem alguma dúvida? Deixe-a nos comentários aqui embaixo!”.

Assim, seus pacientes se sentem mais confortáveis e incentivados para engajar nas suas redes sociais.

3. Seja ativo nas redes sociais

Você sente que não tem tempo suficiente para utilizar as redes sociais da melhor forma?

Muitos médicos acabam deixando suas redes sociais de lado com o tempo, ou nem ao menos tentam criá-las, por conta da rotina agitada e outras prioridades que acabam surgindo.

Realmente, a rotina médica é repleta de atividades, principalmente para os profissionais que, além de atender pacientes, também administram seu próprio consultório.

Porém, é muito importante que você mantenha uma certa frequência de postagens nas suas redes sociais. Isso não significa que você precisa postar todos os dias, muito pelo contrário. Uma boa prática é que você use suas redes sociais pelo menos duas vezes na semana, como na terça e no sábado.

Na terça, você pode postar uma foto do consultório, divulgando a nova decoração, por exemplo, e no sábado divulgar um vídeo que você mesmo produziu, ou um artigo interessante sobre uma novidade da área da saúde.

Essas atividades não tomam muito do seu tempo, e já garantem a frequência necessária para que seus pacientes se recordem de você algumas vezes na semana, até mesmo lembrando de marcar um retorno.

É claro, você sempre pode contar com a ajuda de profissionais, como uma agência especializada em marketing médico, para que suas redes sociais tenham um desempenho excelente.

4. Surpreenda seus pacientes nas redes sociais 🙂

As redes sociais estão repletas de milhares de conteúdos, que são postados e divulgados todos os dias, a todo minuto. Apesar de uma boa parte dos profissionais de saúde ainda não investirem nas redes sociais, ainda sim há uma boa competitividade nessas plataformas.

Então, como é possível fazer com que seu conteúdo se destaque? Como surpreender os pacientes em meio a tantas informações?

Uma prática é inegável: utilizar recursos visuais chamam muito mais atenção do que textos. Se você olhar as publicações de empresas, raramente alguma vai conter apenas textos, os conteúdos sempre estão acompanhados de uma imagem ou vídeo, justamente para atrair a atenção.

Além disso, uma ótima forma de chamar a atenção é surpreender. Um exemplo prático de como fazer isso, é dar um toque personalizado nas suas respostas.

Lembrar de responder comentários e dúvidas é algo fundamental para garantir que suas redes sociais tenham sucesso. A maior parte das páginas possuem uma resposta padrão, por isso, conseguir entregar respostas personalizadas chama a atenção, pois mostra que você realmente leu e entendeu o lado do paciente.

Outra forma de surpreender, é estabelecer uma personalidade para sua marca, ou a marca do seu consultório.

A maior parte dos profissionais da saúde não possuem muita presença online, então mostrar um tom amigável, acolhedor, ajuda na construção de uma marca forte para sua imagem, além de mostrar um atendimento humanizado, mesmo nas plataformas digitais.

Já que entramos no ponto de atendimento humanizado, vamos falar sobre como humanizar o uso da redes sociais?

5. Humanize o uso das redes sociais

A maior parte dos médicos que não gostam de utilizar as redes sociais, tem o receio de divulgar seu serviço médico como um produto, algo inclusive proibido pelas normas do CFM.

Porém, diferente do que o senso comum transmite, é possível fazer uso correto e humanizado das redes sociais, esse critério apenas depende daquele que as utilizam.

Para garantir que suas mídias tenham um uso humanizado, é importante lembrar de alguns pontos já abordados no artigo, como lembrar de sempre responder os pacientes de forma acolhedora, além de utilizar uma linguagem mais informal, até mesmo com um toque de humor e sua própria personalidade.

Além disso, não se esqueça de usar e abusar dos GIFS (vídeos animados), imagens, emojis, pois eles trazem uma leveza para as conversas e divertem ainda mais seus pacientes.

Conseguiu entender como nutrir e criar relacionamento com seus pacientes pelas redes sociais? Seguindo esse passos, além de criar conexões, você garante que elas serão mantidas e que seus pacientes não se esquecerão tão facilmente de você!

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Você já utiliza as redes sociais como estratégia de fidelização? Conte pra gente nos comentários quais práticas citadas no artigo você segue, e não se esqueça de inscrever-se na nossa newsletter.

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