Como ter consultas médicas acessíveis?

Consultas médicas acessíveis? Sim, é possível!

Principais tópicos

Quando começamos a estudar a área da saúde no Brasil, logo percebemos que existia um problema, um gap bem grande na saúde brasileira causado pela precarização da saúde pública.

É algo que está sempre na mídia, mas nunca falam de uma solução específica além do piegas: “o governo precisa melhorar”.

Nas reportagens veiculadas na televisão ou nos jornais, sempre vemos sobre este e aquele hospital ou clínica pública que foi fechada, que não funciona direito, ou que simplesmente nunca chegou a funcionar depois que a construção foi finalizada.

Independentemente de quem tem dificuldades para administrar os recursos, o problema é que sempre vemos o mesmo tipo de assunto, mas nunca se sinaliza uma solução.

Mostram o caso de fulano ou ciclano que está há vários meses esperando uma consulta que nunca consegue, mas não sabemos o final da história.

Enquanto isso, as filas de espera para atendimento no SUS só crescem, se prolongando interminavelmente com algumas pessoas, com casos gravíssimos, e que nunca conseguem receber um tratamento adequado, o que acaba piorando seus quadros até chegar ao ponto em que há como melhorar.

Conheça a campanha #medicoparaquemprecisa

Assim que a plataforma Doutor Já foi lançada, com o intuito de oferecer consultas por valores acessíveis e a possibilidade de marcação online, logo recebemos várias mensagens de nossos seguidores afirmando que não adiantava oferecer consultas com preços mais baixos se ainda sim eles não tinham dinheiro para pagar.

Depois de muito debater sobre este assunto e pensar como poderíamos ajudar estas pessoas, surgiu a ideia da campanha #medicoparaquemprecisa.

A premissa da campanha é: para cada consulta particular marcada através de nosso site ou aplicativo, nós doaremos uma consulta gratuita em qualquer especialidade médica para alguém que esteja aguardando atendimento na fila do SUS.

A partir daí, fomos atrás de clínicas e médicos que estivessem interessados em participar da campanha, que enxergavam esse problema na saúde pública e perceberam que ficar esperando a esfera governamental tomar para si a responsabilidade de solucionar a situação não iria ajudar ninguém a curto prazo (talvez a longo prazo também).

Felizmente, não foi tão difícil e logo achamos parceiros, clínicas e empresas como a iClinic, que estavam dispostas a apoiar esta nossa empreitada de ajudar àqueles que mais precisam.

Com cinco meses de campanha no ar, já atendemos todos os tipos de casos.

Existem pessoas que estavam aguardando há apenas algumas semanas por uma consulta de revisão e aquelas que esperavam há anos por um atendimento, com problemas sérios para resolver e passando por situações constrangedoras. Casos em que a longa espera acabava agravando o caso.

Mas também era muito comum as pessoas virem com a mesma suspeita: será que a campanha funciona? Será que é verdade?

consultas medicas acessiveis

A grande questão é que, em alguns casos, a situação já estava em um estado tão crítico que a dúvida sobre o funcionamento ou não da campanha já não importava, aquela era uma das últimas esperanças de ter algum atendimento apropriado.

Vimos o caso, por exemplo, de uma paciente que sofreu um acidente enquanto trabalhava como enfermeira na década de 1990, e, por consequência dele, acabou perdendo a visão nos dois olhos.

Acabou que ela conseguiu um transplante de córnea não muito tempo depois, mas, por azar, o transplante não deu 100% certo e ela só recuperou a visão em um dos olhos. O problema era que ela precisava, para não piorar o estado em que se encontrava, ter um acompanhamento oftalmológico contínuo, o qual ela não conseguiu ter através do SUS.

Antes de receber uma consulta através de nossa campanha, a última que ela tinha conseguido foi em 2012 e esperava a marcação de outra consulta desde outubro de 2015 pelo Sistema Único de Saúde.

Sucesso das consultas

No entanto, a partir do momento em que as pessoas começaram a ver que era verdade e que de fato funcionava, começaram a vir vários agradecimentos e cada vez mais pessoas estavam nos procurando para que fornecêssemos uma consulta.

Esta iniciativa que funcionava em primeira instância apenas na cidade do Rio de Janeiro, hoje está presente também em São Paulo e em Serra, no estado do Espírito Santo.

Já são cerca de 327 pessoas que receberam uma consulta graças à campanha #medicoparaquemprecisa e ainda estamos com muitas disponíveis para serem doadas.

Estamos sempre buscando ajudar mais e mais pessoas: não apenas oferecendo estas consultas de graça, como também buscando médicos e clínicas que ofereçam consultas a preços mais baixos, tornando a saúde mais acessível para todos.

Sobre o autor:

Brenno Eudes é publicitário, carioca e co-founder da Doutor Já, uma plataforma que promove o acesso à saúde, permitindo a marcação de consultas online. Co-autoria: Karina Matta**

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online