Ter uma estratégia de comunicação bem definida pode fazer toda a diferença no sucesso do seu consultório.
Desenvolver uma identidade visual sólida e com significado facilita a identificação do paciente com os seus serviços, ajuda na fidelização e na boa imagem da clínica e de seus profissionais.
Para que você possa conhecer um pouco mais do universo da comunicação e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio, separamos algumas dicas e sugestões a serem consideradas na hora de criar uma identidade visual eficiente. Confira!
O que é identidade visual
Para começar, é preciso entender que a identidade visual de uma clínica é o conjunto formado por símbolos, cores, tipografia e diversos outros elementos. Essas características, agrupadas e organizadas formalmente, constroem a imagem que o profissional quer passar para o seu público.
Fazem parte da identidade visual de um consultório médico o logotipo, os cartões de agendamento, o receituário, os resultados de exames, a sinalização interna e até o uniforme dos funcionários.
A organização e coerência dos elementos que formam essa identidade permite que seus pacientes diferenciem o seu trabalho dos concorrentes e criem uma relação de identificação com o seu negócio, aumentando a credibilidade.
Como criar uma comunicação e identidade visual do consultório
É necessário muito planejamento para abrir o seu negócio na área da saúde — e com a comunicação não é diferente.
O primeiro passo é definir o público-alvo do seu consultório, que tipo de serviços irá oferecer e como quer ser reconhecido pelos pacientes.
Nessa fase são levantadas e analisadas as principais características do seu serviço, dos profissionais que trabalham no seu consultório e também dos seus pacientes. A partir dessas definições é possível começar um estudo sobre a identidade visual em si.
Todos os elementos e estratégias de comunicação utilizados devem servir para levar os pacientes certos ao seu consultório e ajudar na sua tarefa de entregar um serviço com qualidade e eficiência.
Procure a ajuda de profissionais
Definir a estratégia de comunicação ideal e as características da identidade visual de um consultório é um trabalho para profissionais.
Essa tarefa exige conhecimentos específicos de marketing, design gráfico, sinalização interna e comunicação corporativa.
Por isso é essencial que ela seja realizada por pessoas capacitadas, que irão oferecer um resultado coerente com as suas necessidades e as de seus pacientes.
As escolhas e soluções apontadas devem ser definidas com base nas características do seu negócio e devem estar alinhadas com os objetivos que você deseja alcançar.
Pensando em cores
Ao definir quais cores farão parte da comunicação do seu consultório, é importante deixar o seu gosto em segundo plano. As escolhas devem ser feitas com base no significado das cores e como elas podem influenciar o ambiente.
Um consultório pediátrico, por exemplo, pode contar com uma cartela de cores vivas que distraia e encante as crianças, criando uma atmosfera lúdica e divertida. Já uma clínica geriátrica deve apostar em tons neutros e calmos, passando a sensação de segurança e seriedade.
Algumas cores como azul, verde e lilás, normalmente em suas versões mais claras, são bem comuns nesse segmento por trazerem a sensação de calma e limpeza. Entretanto, não é necessário se prender a essas escolhas, pois o importante é que seja transmitida a essência do seu serviço.
Uma vez definida a cartela de cores, é importante que ela seja seguida em todos os aspectos da comunicação, sendo aplicada com harmonia também nos móveis, paredes e uniformes da equipe do consultório.
Definindo símbolos e formas
O logo é um dos principais elementos da identidade visual. É ele que vai aparecer em todos os materiais de comunicação para ser a primeira representação da sua marca.
Sim, criar a identidade de um consultório médico é parte do desenvolvimento de uma marca para esse negócio.
Ao escolher que formas, letras e símbolos farão parte da sua identidade, o profissional irá levar em consideração todas as características levantadas na etapa de pesquisa e definição de público-alvo.
Os elementos que representam a identidade do serviço médico podem ser mais literais, como o desenho de uma gestante para um consultório obstétrico, ou abstratos, como curvas e espirais para uma clínica de cirurgia plástica.
A importância da padronização
Para que a identidade visual tenha o resultado desejado, é necessário que seja mantido um padrão de aplicação nos materiais.
As cores e formas devem ser respeitadas em todas as peças para que o paciente possa reconhecer que a marca.
Por exemplo, o logo que aparece no site do consultório, por exemplo, é o mesmo que está na placa de entrada e no cartão de agendamento.
Deve-se sempre priorizar a produção de qualidade, buscando fornecedores que entreguem as peças com ótima impressão e fidelidade de cores.
Um material bem-acabado é fundamental para a boa imagem da marca, mostrando a preocupação com os detalhes e transmitindo a sensação de zelo e confiança.
Divulgando sua marca
Depois que a identidade visual do seu consultório foi planejada, analisada e desenvolvida, e que os materiais foram impressos e aplicados, é hora de partir para a divulgação.
A estratégia usada para comunicar aos potenciais pacientes sobre o seu serviço deve estar alinhada com as características definidas na fase de pesquisa.
O uso das mídias tradicionais, como rádio, televisão e jornal, costuma ter um custo alto e um direcionamento de público-alvo mais limitado.
Investir nas redes sociais, em blogs e parcerias pode ser a solução para uma comunicação eficiente e de baixo investimento.
Aposte no marketing de conteúdo
As técnicas de marketing de conteúdo são capazes de atrair pacientes, manter seguidores e facilitar o compartilhamento de informações relevantes. Essa rede de comunicação permite um grande alcance e eficiência que beneficiará o seu consultório.
Aproveitar essas oportunidades em tempos de crise coloca o seu negócio em posição privilegiada diante da concorrência.
Seguindo essas dicas simples e contando com a ajuda de profissionais capacitados para realizar essas tarefas, seu consultório vai atrair e reter mais pacientes.
Investir na construção de uma identidade visual eficiente e em estratégias de comunicação adequadas para o seu caso pode fazer a diferença para aumentar a satisfação dos seus pacientes.