Como aumentar o número de visitas no site de clínicas e consultórios médicos

Como aumentar o número de visitas no site de clínicas e consultórios médicos

Leia em 4 min.

Conseguir um site bem posicionado no Google é desejo de qualquer médico ou gestor de saúde preocupado com o sucesso profissional.

Isso porque, muitos pacientes já buscam seus especialistas pela internet e um bom posicionamento garante mais visibilidade e, consequentemente, mais contatos de novos clientes.

A concorrência por boa uma posição, no entanto, é cada vez mais alta entre sites de saúde e a demanda por estratégias bem elaboradas e executadas aumentou nesse mercado.

Por isso, convidamos especialistas da Doctoralia —  um dos marketplaces de saúde mais visitados do mundo e com mais de 13 anos de experiência em posicionamento nos buscadores —  para trazer dicas que podem ser colocadas em prática para você conquistar um ranqueamento melhor do seu site profissional. Confira!

Passo a passo para aumentar o número de visitas no site de clínicas e consultórios médicos

Para ter um site de sucesso que te ajude a conquistar mais visibilidade no mercado médico, é essencial seguir algumas boas práticas que muitos profissionais de saúde ainda deixam de lado.

Continue a leitura e descubra 4 dicas que irão te ajudar a alcançar seu objetivo. Acompanhe!

1. Conteúdo ideal

O que você tem de melhor para oferecer a sua audiência?

Responder a essa pergunta é uma regra que se aplica desde a “pré história da internet”, por volta dos anos 2.000, e ponto de partida para se dar bem no ambiente online.

“Você é um profissional muito atualizado e tem acesso fácil às descobertas científicas da sua especialidade? É bom para interagir com pacientes e pode responder a dúvidas na internet? Tem muitos colegas médicos e pode e criar um programa colaborativo de saúde?”

A partir da sua resposta você reconhece o que te destaca como profissional de saúde e ao criar o conteúdo ideal torna-se muito mais fácil. Quando conhecemos o nosso diferencial, nosso site ganha uma identidade própria e passamos a criar a nossa marca registrada entre os usuários.

Além da nossa identidade, existem ainda técnicas complementares que funcionam muito bem para chegarmos ao conteúdo ideal:

  • Falar sobre assuntos do momento —  podem ser até filmes recém-lançados no cinema que tenham relação com nossa especialidade;
  • Desmistificar “mitos e verdades” sobre uma patologia ou hábito de vida;
  • Oferecer dicas focadas em prevenção;
  • Fazer pesquisas de opinião entre nossos pacientes — isso nos ajuda muito a conhecer o que gera interesse entre eles!

2. Palavras-chave

Tendo consciência da identidade do seu site, você tem mais condições de avançar para o próximo passo e criar sua estratégia de palavras-chave: o grupo de palavras que vai guiar seus conteúdos e ajudar que o Google te reconheça por determinados tema.

Um exemplo: você é um cardiologista especializado em prevenção, então deve definir palavras-chave relacionadas a esse universo, como: coração saudável, coração obeso, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca e doenças cardiovasculares.

Quanto mais páginas com conteúdo original você criar usando estes termos, mais a autoridade do seu site aumenta para os pacientes digitais, em busca de assuntos relacionados.

Importante! Hoje o Google já conta com várias técnicas para reconhecer sites que não entregam o que prometem em seus títulos e imagens. Respeitar a coerência e a semântica dos conteúdos é essencial para não ter o site punido pelo buscador.

Outra coisa que devemos saber sobre as palavras-chave: sempre que possível, elas precisam aparecer em lugares “nobres” do nosso conteúdo, como título, subtítulo, descrição das imagens e vídeos, na URL e na meta descrição (resumo do conteúdo, disponível nos resultados de busca).

Dicas para aumentar número de visitas de site de clínicas e consultórios médicos

3. Formatos de Conteúdos

Além do que nós dizemos, a forma como dizemos também importa muito na internet. 

Entre os brasileiros, os vídeos são hoje o formato mais consumido. Além de altamente visuais, eles são rápidos de serem absorvidos e facilitam a aproximação entre nós e nossa audiência.

No entanto, também existem centenas de outros formatos que devem ser considerados para dar cara ao conteúdo, como eBooks, infográficos, guias, entre outros. Veja só este exemplo:

Você quer falar sobre as formas de transmissão do Coronavírus. É possível criar uma live no seu site para responder dúvidas de pacientes, uma lista com “10 sinais de que você está exposto vírus”, uma websérie com 1 episódio novo toda semana, infográficos, e muito mais.

O mais importante é testar diferentes formatos e conhecer o que o seu público prefere.

4. Link-Building

Essa é uma das técnicas mais populares —  e que melhor funcionam —  para posicionamento no Google. Ela define o ranking de autoridade do seu site, ou seja, o quanto outras pessoas citam seu canal como fonte.

Pelo link-building, o Google sabe quantos sites terceiros fazem referência ao seu e define o quanto ele é importante para o usuário, subindo ou rebaixando a posição nas buscas.

Fazendo um paralelo, seria o mesmo que um restaurante recém-inaugurado: quando muitas pessoas passam a falar sobre ele, ele ganha mais visibilidade e ainda mais pessoas começam a frequentá-lo.

Para criar a sua estratégia de link-building, você pode colaborar com artigos para sites parceiros, promovendo a sua URL ao longo do conteúdo, assim como divulgar seu site em posts nas redes sociais, em respostas aos usuários e até mesmo em seu perfil na Doctoralia.

Isso sem contar nas parcerias comerciais, em que você paga para ser referenciado em canais do seu segmento.

Mais uma vez, aqui vale ressaltar a premissa básica do Google: é importante que você respeite a coerência e a semântica nos conteúdos para ter um site bem avaliado pelo buscador.

A equipe da Doctoralia oferece assessoria especializada em marketing digital para todos os seus clientes Premium. Se você deseja mais informações, clique aqui.

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Sobre o autor

Doctoralia

Um dos marketplaces de saúde mais visitados do mundo e com mais de 13 anos de experiência em posicionamento nos buscadores.