Qual a importância da auditoria em saúde?

auditoria em saude medicos em reuniao

Principais tópicos

A auditoria em saúde é um processo muito importante, pois ele é usado pelos profissionais com o objetivo de analisar e melhorar o atendimento realizado dentro da clínica médica.

Você sabe o que é a auditoria em saúde e qual a sua importância no setor?

Certamente você já passou por algum estabelecimento onde os processos são burocráticos e complicados, ou já escutou reclamações de alguém sobre um serviço.

Assim como nos demais setores, os serviços oferecidos no setor da saúde também precisam de uma auditoria.

A auditoria em saúde assegura que seja oferecido um serviço de qualidade a um preço justo para os pacientes.

Dessa forma, ela proporciona melhorias nos serviços médicos e auxilia o gestor a oferecer uma boa experiência para o seu público.

A auditoria é uma ferramenta de extrema importância e o seu uso pode proporcionar inúmeros benefícios ao ramo da saúde.

Em razão disso, é indispensável que o gestor busque realizar a auditoria e avaliar os seus resultados.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre a auditoria no setor da saúde!

O que é auditoria em saúde?

auditoria em saude reuniao medica

A auditoria em saúde é um processo de análise dos serviços prestados e das rotinas em geral de uma instituição. 

Os auditores no ramo da saúde farão a análise das atividades desenvolvidas dentro de uma instituição, de forma a verificar se elas estão em conformidade com a legislação vigente.

Nesse caso, serão avaliados a conformidade dos documentos com o que é determinado por lei, a compatibilidade dos gastos com exames e medicamentos com a quantidade de atendimentos, entre outras questões legais.

Dessa forma, ao verificar se os serviços oferecidos estão em concordância com as normas do setor, será preservado o equilíbrio entre o estabelecimento e os pacientes. 

A auditoria pode ser interna ou externa:

  • Interna: realizada pelos próprios colaboradores da empresa a fim de verificar os processos da instituição.
  • Externa: quando a auditoria não é realizada pelos próprios colaboradores, mas sim por uma empresa ou organização externa à instituição

Em ambos os casos, logo após a auditoria é elaborado um relatório detalhando os resultados obtidos a partir da análise do auditor.

Nesse relatório serão apontadas irregularidades, pontos de melhoria, assim como a eficácia de atividades específicas, entre outros pontos.

Qual a importância da auditoria em saúde?

A auditoria em saúde é essencial pois a partir das inconformidades encontradas, são estabelecidos critérios a serem utilizados para conduzir a melhoria dos serviços prestados.

Ela é utilizada para otimizar serviços e oferecê-los com mais qualidade aos pacientes, visando sempre o bem-estar dos mesmos.

A auditoria também serve para supervisionar os contratos e assegurar que a prestação de serviços ocorra de forma honesta, tanto para o estabelecimento como para o paciente.

Além disso, a auditoria tende a auxiliar no alinhamento dos custos operacionais com os recursos disponíveis em caixa.

De forma resumida, a auditoria em saúde é essencial para readequar serviços e rotinas e também para solucionar problemas, encontrando opções de melhoria para o atendimento médico.

A auditoria também é uma ferramenta indispensável para destacar a empresa frente à concorrência e para alavancar os sistemas de saúde em geral.

Os tipos de auditorias na saúde

auditoria em saude tablet medico

Existem algumas modalidades de auditorias na saúde com aplicações distintas, entre elas estão:

Auditoria operacional

A auditoria operacional é realizada durante e após a realização dos serviços médicos, com o intuito de verificar a qualidade do serviço oferecido.

Para isso, os auditores analisam documentos, acompanham a ficha dos pacientes, verificam receitas médicas, assim como o uso de medicamentos, realização de exames, internações, entre outros.

Auditoria analítica

Na auditoria analítica é feita uma análise dos relatórios e demais documentos de auditorias anteriores da empresa.

Então, os auditores comparam os resultados obtidos a partir dessa análise de auditorias anteriores com as médias do mercado.

Dessa forma, detectam problemas e estudam estratégias para melhorar os indicadores gerenciais da empresa.

Auditoria preventiva

A auditoria preventiva, como o próprio nome sugere, é realizada anteriormente à implementação de um novo procedimento na rotina da clínica ou consultório médico.

Dessa maneira, os novos procedimentos são avaliados antes de serem colocados em prática de fato, com o objetivo de verificar se foram formulados dentro dos parâmetros da empresa e se estão em conformidade com a lei.

Auditoria concorrente

A auditoria concorrente é uma subcategoria da auditoria operacional. 

Ela ocorre no momento em que o paciente está sendo atendido pela equipe médica.

Nessa modalidade, a equipe de auditoria visita os pacientes durante consultas com o intuito de avaliar se os processos de atendimento estão sendo feitos seguindo os padrões pré-estabelecidos pelo setor.

Auditoria de contas médicas

A auditoria de contas médicas é realizada antes do envio da conta para o paciente ou para a operadora.

Ela analisa os serviços que foram prestados e verifica se pode haver algum erro, ou se pode ser feito acordo ou negociação entre as partes.

Vantagens da auditoria em saúde

auditoria em saude maos no consultorio

Gestão mais eficiente

Muitos dos problemas em relação à administração de uma empresa geralmente acontecem em decorrência de uma má gestão de processos.

A auditoria em saúde fará com que a gestão da sua clínica ou consultório médico seja mais eficiente.

Dessa forma, a junção de uma gestão eficiente com as demais vantagens da auditoria em saúde irá alavancar o desenvolvimento do negócio.

Otimização de processos

A otimização de processos é uma das principais vantagens da auditoria em saúde.

Além de cuidar da parte burocrática da gestão, a auditoria também é capaz de identificar questões a serem melhoradas dentro da clínica.

Dessa forma, o auditor pode sugerir mudanças com o intuito de otimizar os processos internos da clínica.

Ao diminuir o tempo de espera nas filas e melhorar a organização de documentos, por exemplo, a clínica otimiza tempo e recursos ao final de cada atendimento.

Melhoria da qualidade na assistência do paciente

Como já foi mencionado anteriormente neste artigo, a auditoria em saúde assegura que seja oferecido um serviço de qualidade para os pacientes.

Ela busca otimizar e melhorar a qualidade da assistência médica, auxiliando o gestor a oferecer uma boa experiência para os pacientes.

Identificação de falhas e riscos

Identificar problemas antes mesmo que eles surjam é uma das principais vantagens da adesão da auditoria em saúde na sua clínica.

Com o auxílio da auditoria, é possível notar qualquer indício, por menor que seja, de falhas ou riscos internos dentro da clínica.

Ao elaborar o relatório, o auditor indicará as possíveis falhas e riscos pelos quais a clínica foi ou pode ser acometida.

Dessa forma, os gestores poderão pensar em soluções para corrigi-los antes que eles venham a causar maiores danos à empresa.

Indicadores mais usados na auditoria em clínicas e consultórios médicos

auditoria em saude medicos dialogando

Ter conhecimento dos indicadores de desempenho utilizados na área da saúde é indispensável para a gestão das instituições.

Esses indicadores são uma forma assertiva de saber se a sua clínica ou consultório está em boas condições.

Abaixo trouxemos uma lista dos principais indicadores de desempenho que você precisa acompanhar na área da saúde:

  1. Captação de pacientes: novos pacientes adquiridos, pacientes recorrentes;
  2. Taxa de absenteísmo;
  3. Performance financeira: custos da clínica, retorno sobre investimento, fluxo de caixa;
  4. Avaliação de desempenho.

Como implementar na prática a auditoria no seu consultório?

auditoria em saude profissionais

Para implementar e assegurar uma boa auditoria no seu consultório é preciso, primeiro, entender o seu objetivo e como ele pode ser alcançado.

Por exemplo, o objetivo final de uma auditoria operacional diverge do objetivo final de uma auditoria preventiva

A primeira procura analisar todos os procedimentos da instituição e sugerir soluções de problemas e melhorias, enquanto a segunda busca validar procedimentos antes que eles sejam colocados em prática.

Outro ponto importante ao implementar a auditoria em uma clínica médica, é ter atenção no momento da escolha do profissional para fazer o trabalho.

Um auditor precisa ser detalhista, cuidadoso e organizado. Em vista disso, contratar uma equipe externa para o serviço é uma boa ideia.

Como um software médico ajuda a otimizar e garantir segurança nos processos da clínica?

auditoria em saude medico pesquisando na internet

Ao contar com um software para consultórios completo, é possível ter mais produtividade, segurança, organização e automação de processos no dia a dia.

Com a opção certa, você automatiza processos com um sistema completo e fácil de usar. 

Com um software no seu consultório, é possível contar com as seguintes funcionalidades: 

  • Agenda médica organizada;
  • Gerenciamento de convênios;
  • Cadastro de pacientes;
  • Relatórios gerenciais automáticos;
  • Acesso e atendimento de qualquer lugar;
  • Chat interno;
  • Prontuário personalizável e prescrição eletrônica.

Além dessas funcionalidades, um software médico como o iClinic garante segurança em vários níveis para os dados dos pacientes, como também para os dados sigilosos dos profissionais de saúde. 

Ao contrário de algumas ferramentas de gestão as quais são instaladas no computador, o software médico do iClinic é armazenado na nuvem

Isso significa que mesmo que algo aconteça com o computador da clínica, todos os dados estão devidamente salvos nesse ambiente na nuvem e podem ser acessados por meio de qualquer outro dispositivo.

Todas essas vantagens demonstram que investir em um software médico otimiza a gestão administrativa, aprimora os atendimentos e garante cuidados em saúde muito mais efetivos e seguros.

Conclusão

Neste artigo pudemos entender o conceito e a importância da auditoria em saúde, além das vantagens de implementá-la em uma clínica médica!

Como foi visto, a auditoria em saúde proporciona melhorias significativas em diversos aspectos do setor.

Além de assegurar que seja oferecido um serviço de qualidade a um preço justo para os pacientes, ela também tem o poder de otimizar tempo e recursos da clínica.

De forma geral, ela auxilia os gestores de clínicas e consultórios a oferecer uma boa experiência aos pacientes, otimizando os processos internos.

A auditoria em saúde é uma ferramenta de extrema importância e o seu uso pode proporcionar inúmeros benefícios, tanto para a clínica como para o paciente.

Saiba como o software médico iClinic pode ajudar no processo de implementação de auditoria na sua clínica médica, por meio da organização e automação de processos! 

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online