Auditoria em saúde: qual é a sua importância?

Auditoria em saúde: qual é a sua importância?

José Carlos Bueno de Moraes Gestão da Clínica Leave a Comment

Última atualização em

Leia em 2 min.

A auditoria em saúde é um processo que tem como principal objetivo analisar se os serviços médicos estão sendo prestados de maneira justa para os pacientes.

O mercado de saúde no Brasil é contemplado por duas grandes esferas: pública e privada. Suas despesas com médicos e planos de saúde lideram o ranking de gastos ano após ano. 

Este mercado, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), é composto, principalmente, por clínicas e operadoras de saúde, e teve entre os anos de 2010 à 2017, um custo de 231 Bilhões

Muitos desses custos foram em procedimentos e internações desnecessárias segundo o Instituto e Estudo de Saúde Suplementar (IESS). 

Tanto para clínicas quanto para operadoras de saúde, ter o controle e acesso a informações sobre tudo que acontece no dia a dia é uma tarefa desafiadora.

E seu sucesso implica em realizar processos organizados e prestar serviço de qualidade. 

A falta de cultura de compartilhamento de dados e interoperabilidade entre sistemas na área da saúde pode levar a uma série de falhas no processo de monitoramento dos serviços prestados.

Dessa forma, a auditoria nesta área é um serviço essencial para este controle. Mas o que é a auditoria em saúde e como ela funciona dentro desse sistema?

O que é auditoria em saúde?

A auditoria em saúde é um processo usado pelos profissionais de saúde que tem como objetivo analisar e melhorar o atendimento realizados dentro de uma instituição de maneira sistemática e de acordo com os planejados.

Também se analisa se foram efetuados com eficácia e conformidade com os objetivos, normas regulatórias e serviços de saúde prestados ao paciente. 

A auditoria em saúde pode ser usada para avaliar vários aspectos do atendimento ao paciente. Existem três pilares nos processos auditados, que são:

  • Estrutura de atendimento: analisar se a infraestrutura está de acordo com as normas regulatórias ou se a disponibilidade de uma especialidade em determinado local;
  • Processo de atendimento: verificar o tempo de espera de uma consulta no âmbito hospitalar, ou tempo de permanência de um determinado procedimento;
  • Resultados do atendimento: analisar a quantidade de pacientes que concluíram um tratamento ou quantidade de resultados obtidos em um determinado prestador.

Qual a importância da auditoria em saúde?

A auditoria em saúde é essencial para garantir uma qualidade da assistência com um custo justo, principalmente em relação ao monitoramento das internações, responsáveis pelo maior custo assistencial da saúde privada.

Com ela é possível encontrar as possíveis falhas de processo, falhas de serviço, a necessidade de remanejo de atividades, obter os custos e a correta aplicação dos recursos. 

Dessa forma, o crescimento da instituição está diretamente vinculado com o serviço de auditoria, pois fornecem qualidade no atendimento e nos processos administrativos.

Nesse contexto, surgiu a Carefy, uma nova maneira de realizar o monitoramento dos processos de internações, otimizando as tarefas realizadas pelos auditores e oferecendo um sistema de apoio à decisão, com foco em redução de custo e otimização de processo.

Por meio da plataforma de gestão administrativo-financeira é possível acompanhar as internações em tempo real realizadas pelas operadoras de saúde, com sinalização de não conformidades visando o apoio na tomada de decisão pela equipe.

Com a ajuda de um sistema como a Carefy, os profissionais de saúde podem garantir que auditoria em saúde seja feito de forma inteligente e assertiva, fidelizando ainda mais os pacientes.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo, e não esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos. 😉


Sobre o autor

José Carlos Bueno de Moraes

CTO e co-fundador da Carefy, plataforma de gestão e monitoramento de pacientes internados para auditoria de internações de operadoras de saúde.