Os aplicativos para tomada de decisão médica são uma tendência.
Uma pesquisa publicada pelo Health Information and Libraries Journal, em 2014, mostrou que, em cenários reais, ferramentas de apoio à decisão clínica baseadas em evidências (no caso deste estudo, o UpToDate®) melhoraram a qualidade e segurança do atendimento médico.
Com o amplo mercado e o desenvolvimento tecnológico o crescimento de aplicativos tem se tornado cada vez maior, na medicina não poderia ser diferente.
A proposta das principais ferramentas no mercado brasileiro é oferecer conhecimento médico atualizado e de qualidade, como forma de sustentar a decisão clínica do profissional.
Esses aplicativos têm se mostrado úteis não só na segurança e qualidade do atendimento, como também em termos de diminuição do tempo de internação, queda das taxas de mortalidade intra-hospitalar, otimização dos serviços hospitalares e redução do retardo no início de tratamentos.
Ferramentas digitais como auxílio na tomada de decisão
A Medicina é uma profissão onde a carga de responsabilidade sobre o profissional é imensa, aliás, seu trabalho é lidar com vidas.
Isso justifica o montante de conteúdo e informação passado ao longo da jornada acadêmica é gigantesco.
Por isso, é fundamental aliar o avanço da tecnologia com a busca pela informação diária. Ter todo um material informativo, segmentado por especialidade, de forma clara e objetiva é uma maneira de facilitar o dia a dia do profissional de saúde.
Imagine só, uma noite de plantão, a emergência cheia, um caso grave passa por sua avaliação e a dúvida sobre qual decisão tomar chega. Nessa hora possuir em seu celular um aplicativo que tenha diferentes acessibilidades, que possam te ajudar com informações corretas e de maneira rápida, pode ser crucial.
Aplicativos para tomada de decisão médica no Brasil
O aplicativo de tomada de decisão médica mais popular no Brasil é o whitebook.
O app conta com ampla biblioteca de conteúdo e de ferramentas médicas voltadas para a prática profissional.
Ele contém mais de 300 guias de prescrição, suporte clínico, mais de 2.500 medicamentos cadastrados, calculadoras, busca universal e guias práticos.
Essa é a ferramenta de suporte à decisão clínica mais alinhada às necessidades do profissional. Ela é 100% offline e gratuita, além de estar disponível em qualquer lugar, já que o aplicativo fica acessível pelo smartphone.
Sobre o autor:
Esse texto foi produzido pela equipe PEBmed. Temos como principal objetivo, através do Whitebook, ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 60 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita.