7 passos para ter um ambiente agradável em clínicas e consultórios

7 passos para ter um ambiente agradável em clínicas e consultórios

Principais tópicos

Um ambiente agradável em clínicas e consultórios garante a satisfação dos pacientes, aumenta a taxa de fidelização e proporciona um ótimo ambiente de trabalho para os médicos.

Você possui tantas responsabilidades que não consegue reservar um tempo para pensar em como melhorar o ambiente da clínica, como a recepção e salas de atendimento?

Focar no atendimento aos pacientes é algo essencial. Entretanto, também é preciso pensar sobre como tornar o ambiente confortável e agradável para os pacientes.

A recepção, por exemplo, é como um cartão de visitas. Se ela não for montada com o devido cuidado, pode causar um impacto negativo.

Cores, cheiros e sons nos causam sensações diversas e ao desconsiderar esses fatores, o espaço físico da clínica pode se tornar indesejável.

Veja neste artigo quais são os pontos que você precisa observar com atenção e como poucas ações podem trazer resultados muito positivos para o seu estabelecimento.

7 características importantes para ter um ambiente agradável em clínicas e consultórios

É importante que, ao decorar o espaço físico da sua clínica, você se preocupe com o bem estar dos seus pacientes, para que a experiência de frequentá-la se torne mais segura e positiva.

Ou seja, não pense no seu gosto pessoal ou nas preferências dos colaboradores, foque no que vai agradar os seus pacientes e no que é melhor para eles.

Ao seguir as instruções deste conteúdo, tenho certeza que você conseguirá criar um ambiente agradável para seu público. Acompanhe!

1. Faça a regularização da clínica e invista no treinamento dos colaboradores

Apesar do processo de regularização ser burocrático e cansativo, as etapas são importantíssimas para garantir um espaço seguro para os pacientes.

Se você ainda não começou a regularização da clínica, comece a estudar como ela funciona o mais cedo possível, principalmente em relação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Assim, você não terá tantas dificuldades durante sua jornada.

Outro ponto fundamental é o investimento no treinamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Para manter o bom funcionamento da empresa, é necessário contar com profissionais dedicados com a satisfação dos pacientes, como recepcionistas e administradores.

O ideal é que eles façam cursos profissionalizantes voltados para a área da saúde, e tenham um plano de carreira dentro da clínica para que se sintam motivados e não mudem de emprego.

Tenho certeza que o conteúdo irá ajudá-las a melhorar ainda mais suas competências e habilidades. 🙂

2. Construa a identidade visual da sua marca (cores, decoração, música e mobília)

Você sabia que as cores afetam as sensações psicológicas das pessoas sem que elas percebam? Cores suaves costumam trazer tranquilidade, ao passo que cores mais fortes dão vida e ânimo.

Dê uma olhada na tabela abaixo:

 

Recepção de consultório: 4 dicas para deixar o ambiente agradável

Ela traz o exemplo de algumas cores e como elas são interpretadas pelos brasileiros na maioria das ocasiões. Muitas clínicas e consultórios optam por seguir as cores pastéis, como branco, cinza, azul e amarelo.

Para entender qual é a melhor decoração e uso de cores para os seus pacientes, é preciso criar a identidade visual da marca da clínica por meio de pesquisas ou com a ajuda de uma agência de marketing.

Ao ter um espaço bem decorado e com uso de cores agradáveis, você entrega uma ótima experiência para o paciente, mesmo antes dele entrar na sala do médico.

Também é importante investir em mobílias confortáveis e ter uma playlist com músicas calmas tocando, dessa forma, seus pacientes também relaxam com mais facilidade antes da consulta.

3. Forneça wi-fi gratuitamente

Com os smartphones, é possível realizar diversas tarefas enquanto está em uma sala de espera, seja pagar contas, assistir uma série ou enviar mensagens.

Por isso, disponibilizar a conexão wi-fi é algo simples e que permitirá que o dia do seu paciente não pare enquanto ele estiver na recepção.

Lembre-se de disponibilizar esse acesso com praticidade, para que o profissional da recepção não precise ser interrompido. O login e a senha podem estar em uma placa fixada na parede.

4. Ofereça conteúdos educativos e de entretenimento como folhetos, TV, livros e revistas

Já pensou em produzir vídeos para seus pacientes e transmiti-los pela TV da clínica?

O mercado médico sabe que cada vez mais pessoas tiram dúvidas sobre suas saúdes na internet. Elas buscam nomes de medicamentos, receitas, sintomas e até mesmo diagnósticos.

Milhares de profissionais de saúde estão produzindo conteúdo e fortalecendo sua presença online para ajudar todos esses pacientes que podem consumir notícias falsas, também conhecidas como fake news, sem notarem.

Se você ainda não está investindo no marketing médico, está ficando para trás da concorrência.

Além disso, ter seu próprio conteúdo na recepção da clínica é uma excelente maneira de mostrar para seu paciente o perfil do seu atendimento e como suas explicações são didáticas.

As revistas, livros e folhetos também são uma boa dica para distrair as pessoas durante o momento de espera pela consulta.

Aprenda mais dicas sobre satisfação dos pacientes no nosso vídeo:

5. Tenha cuidado com os assentos, café, água e biscoitos

Invista em bons sofás e poltronas que proporcionem conforto e bem-estar aos pacientes da clínica. Deixe também à disposição uma mesa com chá, biscoitos, café e água para que o momento da espera se torne mais agradável e menos cansativo.

O momento da espera pode representar uma pausa no dia do paciente e se a clínica for confortável, isso com certeza vai corroborar para um dia melhor.

6. Pense na inclusão de diferentes grupos (espaço para crianças e acessibilidade)

Uma mãe com uma criança pequena se sentiria confortável na sua clínica? Um cadeirante conseguiria se locomover livremente pelos espaços? E uma pessoa cega?

A maior parte dos estabelecimentos não está preparada para receber mães com crianças, pessoas com deficiência e transsexuais (que podem se sentir mais confortáveis com banheiros sem gênero).

Esse é um problema ainda mais delicado na área da saúde, que deveria ser inclusiva para todas as pessoas. Afinal, todos os indivíduos de uma sociedade precisam ir ao médico.

Se você já tem o espaço da clínica montado, reflita: ele é agradável para todas as pessoas?

Elevadores amplos, pisos antiderrapantes e em braile, rampas de acesso, corrimãos, corredores, estacionamento e banheiros adaptados, são exemplos de algumas mudanças necessárias para a acessibilidade.

Caso o ambiente ainda esteja sendo construído ou alocado, considere adicionar um espaço de entretenimento para crianças e garantir que todos os locais sejam acessíveis.

7. Coloque uma área verde dentro da clínica, como vasos de plantas

A natureza consegue acalmar as pessoas e trazer mais vida para os ambientes de clínicas e consultórios. Por isso, muitos optam por ter alguns vasos de plantas espalhados pela recepção.

As plantas também ajudam na construção de uma paleta de cores que traga tranquilidade e segurança para o paciente.

Após implementar todas essas ações, faça uma pesquisa de satisfação com seus pacientes. Verifique se a taxa de fidelização aumentou depois das mudanças. 🙂

Baixe gratuitamente nossa planilha para criar sua pesquisa de satisfação:

Planilha de Satisfação dos Pacientes Net Promote Score (NPS)

Espero que este artigo tenha te ajudado a construir um ambiente agradável em clínicas e consultórios. Deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários!

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