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Como administrar as fontes de receita da clínica com o iClinic?

administrar fontes de receita com iClinic

Ao administrar suas fontes de receita com o iClinic, você passa a ter mais previsibilidade sobre suas finanças, o que é fundamental para uma maior lucratividade.

Com uma gestão financeira de qualidade é possível programar investimentos, expansões e fazer uma reserva financeira, por exemplo.

Nesse sentido, um bom software ajuda a organizar suas informações e facilita sua gestão. O Bruno Diaz já utiliza o iClinic e consegue controlar suas movimentações financeiras com grande eficiência:

“No meu dia a dia eu consigo controlar minhas receitas, despesas, posso prever futuros gastos e realizar investimentos dentro da própria clínica. Com o iClinic eu consigo me programar financeiramente, e perceber quais são meus meses fortes, e aqueles mais fracos.”

Neste artigo, você vai conferir como administrar suas fontes de receita com a ajuda do software médico iClinic.

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5 formas de administrar as fontes de receita da clínica com o iClinic

O módulo financeiro do iClinic permite uma visualização facilitada das movimentações financeiras da empresa.

Essa facilidade é essencial para os médicos empreendedores que desejam se organizar melhor e gerir com eficiência suas fontes de receitas, para entender quais fatores impactam suas receitas e despesas.

Com todo esse controle financeiro, é possível expandir a clínica e manter um bom capital de giro para garantir o atendimento de excelência aos pacientes em qualquer época do ano.

O Instituto Autopoiesis centraliza suas informações no iClinic e conseguiu obter, inclusive, uma redução de custos com o uso do sistema:

“A facilidade de analisar dados através do iClinic, nos proporcionou uma redução de 40% em gastos com Telefonia e Internet.”

Confira a seguir como você também pode alcançar esses objetivos.

1. Fluxo de caixa automático

Quanto tempo você perde para controlar seu fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais importantes para a gestão de qualquer negócio. Nele estão registradas todas as entradas e saídas financeiras da empresa.

No iClinic, é possível adicionar todas as suas receitas e despesas no sistema e gerar o fluxo de caixa diário ou mensal de forma automática.

Dentro do software, você consegue inserir uma receita de duas formas: por meio do agendamento do paciente ou dentro da parte de gestão.

Para lançar uma receita pelo agendamento, basta clicar sobre o horário agendado do paciente e em seguida clicar em “Lançar recebimento“, conforme a imagem abaixo:

Você verá uma página e poderá adicionar o valor, data de vencimento e de recebimento, forma de pagamento, desconto, parcelamentos e o valor das parcelas, caso existam.

Depois que as informações forem preenchidas, é só clicar em “Lançar recebimento” no botão verde.

Para lançar uma receita pela parte de gestão, clique em “Gestão” no menu superior e depois em “Finanças“.

Você verá o painel financeiro do sistema. Clique no botão azul escrito “Receita” dentro da parte de “Transações“.

Ao abrir a caixa para inserir a nova receita, você preenche o nome do paciente, profissional, convênio, procedimento, valor, descrição, categoria, conta, entre outras informações.

Após preencher os dados necessários, é só clicar em “Salvar“. Assim, a movimentação já será registrada no fluxo de caixa automaticamente.

Os profissionais de saúde também conseguem lançar receitas diretamente pelo prontuário eletrônico do paciente.

Saiba mais sobre como fazer o fluxo de caixa diário no iClinic em nosso vídeo:

Com o lançamento de suas receitas dentro do iClinic, você conquista um maior controle do fluxo de caixa e gere melhor as finanças da sua clínica.

2. Divisão de receitas por profissional, convênio e tipo de procedimento

No iClinic, é possível dividir suas receitas por profissional, convênio e tipo de procedimento realizado.

Ao lançar a receita pela agenda, essas informações já vêm automáticas, de acordo com os dados registrados no agendamento cadastrado.

Por exemplo, ao agendar um paciente, a recepcionista insere se o paciente é particular ou por convênio e qual é o tipo de procedimento que será feito.

Assim, ao lançar o recebimento, tudo isso é levado em conta para categorizar as receitas de sua clínica.

Porém, você também consegue inserir essas informações dentro da parte de gestão, clicando em “Receitas“. Siga as instruções do tópico anterior, preencha os dados e clique em “Salvar“.

Ao dividir suas receitas nessas categorias, você tem mais dados para tomada de decisão, já que consegue medir quais categorias são mais ou menos rentáveis. Este ponto torna ainda mais eficiente a gestão da clínica.

3. Repasse por profissional

Se você trabalha com diversos profissionais, o iClinic possibilita o repasse automático por profissional.

Para configurá-lo, clique em sua foto no canto superior direito, e depois vá em “Configurações da clínica”. Em seguida, clique em “Regras de repasse” no menu lateral esquerdo, assim como no vídeo abaixo:

Você verá uma tabela com todos os profissionais da clínica e poderá definir os repasses de cada um.

É possível definir uma porcentagem de repasse para todos os procedimentos, assim como uma porcentagem específica para cada procedimento.

Uma ótima funcionalidade para melhorar o seu controle de suas receitas, não acha?

4. Pagamento Online

Quais são os meios de pagamento disponíveis em sua clínica? Seus pacientes precisam ir até um banco apenas para sacar o dinheiro da consulta?

Com o iClinic, você consegue disponibilizar o pagamento online para seus pacientes, o que gera aumento da receita e diminuição da inadimplência, além de ser ideal para teleconsultas.

Dentro da agenda, você consegue gerar links de pagamento e pode enviá-los a seus pacientes via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal de sua escolha.

Para gerar um link de pagamento, clique sobre o agendamento do paciente e depois em “Gerar link de pagamento“.

Com o uso do pagamento online, você alcança mais previsibilidade em suas receitas, pois tudo estará centralizado em um único local.

Essa é uma excelente forma de administrar melhor suas fontes de receita e oferecer uma grande comodidade ao paciente, que poderá pagar pelas consultas a qualquer hora, de qualquer local.

5. Geração de relatórios e gráficos

Você sabe qual é o procedimento e convênio mais rentável para sua clínica?

Com os relatórios e gráficos gerados automaticamente dentro do iClinic, você obtém diversas informações indispensáveis para uma boa administração.

Ao inserir suas movimentações financeiras no iClinic, você tem acesso aos relatórios que podem ser gerados, exportados e impressos por meio do sistema, como o relatório de análise de receitas por procedimento abaixo:

Para gerar um relatório, clique em “Gestão” no menu superior, depois em “Relatórios“.

Em seguida, você pode clicar em qualquer um dos itens do menu lateral esquerdo e gerar relatórios que abrangem:

Já para ter acesso aos gráficos, clique em “Gestão“, depois em “Finanças” para acessar o painel financeiro.

No painel do sistema, você verá um gráfico de Receitas por Convênio, Receitas por Procedimento e outro de Balanço, além de ter uma visão geral das receitas e despesas pendentes no período.

Com todas essas informações, você consegue se programar melhor para realizar pagamentos e manter seu fluxo de caixa sempre positivo.

Além disso, como toda boa gestão precisa de informação de qualidade, você tem a chance de se planejar para fazer investimentos, melhorar a clínica ou comprar um equipamento mais moderno.

A Dra. Paula Yume Sato sabe o quanto essas ferramentas fazem a diferença para a administração de uma clínica:

“A iClinic está em um nicho importante para a área médica, é importante ter um sistema que entenda que nós também temos uma empresa, e precisamos de ferramentas administrativas, que vão além do atendimento médico.”

Ao longo do conteúdo, você conferiu como o iClinic ajuda a administrar as fontes de receita da clínica e alavancar o seu negócio.

Para fazer um teste grátis no sistema e conferir todas essas funcionalidades na prática, clique na imagem abaixo:

Novas assinaturas ainda participam do Desafio iClinic: se você não estiver satisfeito com o sistema em até 30 dias, nós devolvemos seu dinheiro!

Antes de ir, não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus colegas que também precisam administrar suas clínicas e consultórios. 😉

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