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Qual a importância da acreditação ONA e como funciona para clínicas e consultórios?

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A acreditação ONA é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. É uma instituição privada, de interesse coletivo e sem fins lucrativos, com a função de coordenar e gerir processos de gestão e qualidade dos serviços prestados.

A ONA, Organização Nacional de Acreditação, conta com representantes de instituições de saúde de mais 100 países e é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A acreditação ONA é a exclusiva no país que acredita em diferentes níveis de qualidade. Essa metodologia permite ajudar as organizações na elaboração da segurança dos processos, na gestão integrada e no desenvolvimento institucional.

Nesse contexto, a acreditação ONA é uma das principais certificações do Brasil que, por meio de padronização e requisitos pré definidos, é encarregada de promover a qualidade e a segurança do cuidado nos serviços relacionados ao setor de saúde.

Quer saber como ter uma acreditação ONA para sua clínica e quais são suas vantagens? Confira aqui um guia completo para aprender todos os passos.

Como surgiu a acreditação ONA?

A história da Organização Nacional de Acreditação (ONA) está vinculada às iniciativas do SUS nos anos 1990. 

A ONA e a Anvisa são entidades contemporâneas diretamente conectadas com a construção do que hoje é o SUS e com as políticas nacionais de saúde.

No Brasil, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde.

Desde 1999, a ONA atua para que as instituições de saúde brasileiras adotem boas práticas de gestão e assistência que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos internacionalmente. Como já citado, a ONA é membro da ISQua, atuando ao lado de países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Quais são os principais pontos avaliados?

A acreditação ONA se baseia em um método de avaliação e certificação de entidades, que busca assegurar a qualidade e a segurança do setor de saúde. Dessa forma, para adquirir o certificado, a empresa precisa comprovar que atende às exigências da ONA.

Para adentrar no processo de acreditação, a organização prestadora de serviços de saúde precisa cumprir requisitos mínimos exigidos pela ONA:

É importante destacar que o processo é realizado de forma voluntária e sigilosa, e não apresenta caráter fiscalizatório. Logo, torna-se um programa educativo e preventivo, que incentiva de forma contínua a melhoria dos serviços de saúde.

E quais os benefícios para os pacientes, ter seu consultório acreditado?

A capacidade da acreditação em gerar melhorias na satisfação dos pacientes e conceder reconhecimento público aos consultórios acreditados são argumentos importantes em seu favor.

Entre as principais vantagens da acreditação ONA, podemos enumerar:

  1. Segurança para os pacientes e os profissionais;
  2. Certificação dos serviços prestados;
  3. Maior qualidade da assistência;
  4. Melhoria contínua do atendimento.

Portanto, podemos concluir que o maior beneficiado com a acreditação de um serviço de saúde é o paciente. 

Afinal, ao utilizar os serviços, ele terá mais segurança, qualidade na assistência, comunicação assertiva, processos funcionando de maneira integrada e excelência em sua experiência de atendimento.

Níveis da Acreditação ONA

O processo de acreditação apresenta diferentes níveis de certificação, que permitem avaliar a melhora constante na gestão e nos processos das empresas.

Para isso, a ONA utiliza como base os padrões do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. Conheça respectivamente os três níveis a seguir.

Nível 1 – Acreditado

No primeiro nível, a organização de saúde deve atender 70% ou mais dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA

Nessa etapa, são avaliadas todos os setores de atividades da instituição, incluindo demandas estruturais e assistenciais. E o certificado é válido por dois anos.

Nível 2 – Acreditado Pleno

Já no segundo nível, a organização precisa atender a dois requisitos:

  1. Atender 80% ou mais, os requisitos de qualidade e segurança;
  2. Atender em 70% ou mais, os requisitos ONA de gestão integrada de maneira eficaz e com boa comunicação entre as atividades.

Esse certificado é válido por dois anos.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

Por fim, no terceiro nível, a organização precisa atender a três requisitos:

  1. Atender em 90% ou mais, os requisitos de qualidade e segurança;
  2. Atender 80% ou mais, os requisitos de gestão;
  3. Atender 70% ou mais, os requisitos da acreditação ONA de Excelência em Gestão, garantindo uma organização de melhoria contínua. Certificado válido por três anos.

Essa avaliação organizada em níveis possibilita uma evolução gradual, pois as empresas têm a oportunidade de melhorar sua avaliação a cada vez que o certificado expira.

O que são os selos de qualificação?

A avaliação para obtenção do Selo de Qualificação ONA ocorre de forma voluntária. Esse selo de qualificação é voltado para serviços de apoio a organizações de saúde que atendem aos requisitos de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. 

Para receber o selo de Qualificação ONA, os prestadores de serviços precisam cumprir uma série de requisitos que avaliam critérios estruturais, de gestão, administrativo, de equipamentos e de segurança.

Após a avaliação de uma equipe idônea, e com o cumprimento dos protocolos estabelecidos, uma empresa está apta a receber o selo de Qualificação ONA. O certificado é válido por um ano.

Existem hoje, no Brasil, apenas três empresas de engenharia clínica com o selo de Qualificação ONA. A pioneira no título é a Orbis, que recebeu o primeiro certificado da categoria em 2020.

Como obter acreditação da ONA, na prática? Entenda passo a passo

1. Elegibilidade

Refere-se ao cumprimento do requisito mínimo de documentação exigido pela ONA, esse processo ocorre da seguinte forma:

  1. A organização de saúde seleciona uma Instituição Acreditadora Credenciada;
  2. A Instituição Acreditadora Credenciada solicita documentos que comprovem a elegibilidade da organização de saúde para o processo de avaliação para a acreditação;
  3. A organização de saúde encaminha os documentos solicitados à Instituição Acreditadora Credenciada.

2. Diagnóstico Organizacional

O Diagnóstico Organizacional é a etapa pela qual a instituição passa pela avaliação dos principais requisitos para a acreditação ONA.

É de responsabilidade da Instituição Acreditadora Credenciada garantir a veracidade de todas as informações registradas no sistema ONA, antes da efetivação do agendamento da visita.

O processo deve ser desenvolvido por avaliadores habilitados e qualificados que compõem a equipe da Instituição Acreditadora Credenciada

E, ao final, a organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA, se solicitado. Lembrando que o tempo entre o Diagnóstico e a Acreditação não é definido, sendo a definição da data uma opção da própria organização de saúde.

3. Autoavaliação

A autoavaliação foi uma das mudanças propostas desde o início da revisão do Manual Brasileiro de Acreditação 2022. 

Segundo a ISQua, é um processo pelo qual uma organização avalia seu próprio desempenho em relação a critérios ou padrões estabelecidos, identifica pontos fortes e lacunas e planeja ações para melhoria, e vem sendo recomendado com um dos padrões para elaboração de programas de avaliação externa de saúde, inclusive acreditação.

É de caráter obrigatório antes das visitas de acreditação, recertificação ou upgrade, e facultativo antes das visitas de manutenção e diagnóstico organizacional, conforme esquematizado na figura a seguir

4. Certificação

A certificação é atribuída à instituição que atender aos requisitos de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.

Dessa forma, a organização ou serviço de saúde deverá informar o seu interesse pela avaliação de certificação diretamente ao IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.

5. Manutenção

Após a validação do certificado, a organização certificada está subordinada a dois mecanismos de monitoramento da manutenção do desempenho obtido na certificação:    

6. Recertificação ou Upgrade

Processo antecipado de recertificação, na tentativa de avançar para um nível mais elevado. É considerado um novo ciclo de certificação, e, por isso, seu resultado não depende da nivelação vigente.

O upgrade só pode ser solicitado pela organização de saúde em um prazo mínimo de um ano após a data de homologação da acreditação, e deve ser realizado pela mesma IAC responsável pelo processo anterior.

Principais padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde 

As normas de segurança do paciente estão de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Esse programa faz parte das políticas públicas sob responsabilidade do Ministério da Saúde e foi instituído em 2013.

O PNSP aponta que qualquer problema que possa gerar dano ao paciente devem ser relatados e comunicados à ANVISA. Nisso, pode-se incluir uma administração incorreta de medicamentos, erros médicos em cirurgias e até mesmo quedas.

Em posse desses dados, a ANVISA pode realizar a abertura de processos de responsabilização ou buscar melhorias nas normatizações vigentes. Isso está de acordo com a Resolução Anvisa RDC nº36 de 25/07/2013.

Além disso, com a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada em 2004, a  Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe 6 metas globais para alcançar a qualidade do atendimento. São elas:

Como ter um atendimento mais otimizado no seu consultório médico?

Sabendo da importância do atendimento para o sucesso da sua clínica, separamos algumas dicas para que você saiba o que deve oferecer aos pacientes quando o assunto é o bom atendimento.

Automações de processos

O avanço da tecnologia de softwares de gestão possibilitou uma grande melhora na gestão no segmento da saúde.

E, graças ao uso dessa tecnologia, algumas técnicas que passaram a ser eficientes na comunicação entre a equipe e o paciente podem ser devidamente aplicadas.

Dessa forma, investir em tecnologia e treinamento é uma boa forma de sua clínica médica ser referência em atendimentos.

Agilidade e pontualidade

Mesmo que o ambiente seja um dos melhores para se estar, ninguém gosta de esperar para ser atendido, certo? 

Por isso, torna-se essencial apostar em tecnologias que consigam dar suporte à itens como a agenda e informações sobre os procedimentos disponíveis na clínica, para que o atendimento seja o mais ágil possível.

Outra forma de agilizar alguns processos está na emissão e na entrega de resultados e isso pode ser feito por meio da Telemedicina, como os serviços de entrega de resultados a distância.

Além de todos os fatores citados acima, é importante falar sobre a relevância de um atendimento ágil na recepção.

Por meio de um bom e bem definido fluxo de trabalho, as tarefas ficam mais claras e os profissionais conseguem entregar um melhor resultado nos atendimentos.

Organização da agenda e de informações

Organização é um ponto chave em qualquer ramo! E a organização da agenda e das informações sobre as consultas deve ser o pilar de qualquer clínica médica. 

Uma forma de organizar os dados é recorrendo à tecnologia, utilizando os chamados prontuários eletrônico do paciente (PEP), bem como softwares que auxiliam na gestão de clínicas de saúde.

Ao contar com uma agenda online, você evita rasuras, duplicação de consultas no mesmo horário e integra a recepção e médicos pela atualização automática dos dados.

Conclusão

Após a leitura do texto, esperamos que você tenha compreendido o que é acreditação ONA e quais são as suas vantagens, além da importância da acreditação ONA para a gestão de consultórios e serviços na área da saúde.

Por isso, contar com ferramentas que auxiliem na gestão clínica é uma estratégia acertada.

A iClinic, por exemplo, conta com um software de gestão médica, que além de diminuir a dor de cabeça automatizando boa parte dos processos, auxilia no agendamento online, na Teleconsulta e em uma série de outras funcionalidades. 

Conheça o iClinic e conquiste praticidade na sua clínica!

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