Ter acesso aos dados dos pacientes de qualquer lugar é essencial para qualquer especialidade médica, tanto em situações de emergência, ou quanto para a organização da rotina médica.
A Dra. Carolina sabia que essa acessibilidade seria importante para seus pacientes. Afinal, os pacientes psiquiátricos não podem ter seus tratamentos interrompidos em nenhuma circunstância.
Para a psiquiatra, além de uma boa acessibilidade, também era essencial garantir uma segurança dos dados médicos de excelência.
Por isso, ela decidiu contar com a ajuda de um software médico no seu dia a dia.
Confira neste caso de sucesso como a Dra. Carolina oferece um excelente atendimento para seus pacientes, a qualquer hora, e de qualquer lugar.
Boa leitura!
Um pouco sobre a Dra. Carolina Tajra
A Dra. Carolina é graduada em Medicina pela Universidade Católica de Brasília.
Além de ter realizado residência médica no Hospital São Vicente de São Paulo, também realizou fellowship em Psiquiatria Geriátrica no mesmo hospital e cursou Neurobiologia e Medicina do Sono, na University of Michigan.
Atualmente, a psiquiatra atende em duas clínicas, mas está abrindo seu próprio consultório em conjunto com o seu marido, que é neurologista.
Para fidelizar seus pacientes, a Dra. Carolina busca estar em constante contato com eles, principalmente, aqueles que se esquecem de marcar um retorno.
“Se eu peço para um paciente retornar em dois ou três meses, e ele não aparece, o iClinic tem a funcionalidade de enviar e-mails para lembrá-lo do retorno. É bem interessante.”
Apesar da melhora e visibilidade da psiquiatria, ainda existem certos paradigmas e pré-conceitos a respeito dessa especialidade.
Na verdade, como a própria Dra. Carolina enfatiza na entrevista, a especialidade trata diversas doenças bastante comuns da humanidade, como depressão, ansiedade, TOC, tabagismo e transtornos do sono.
Por isso, é fundamental que os pacientes tenham um retorno constante quando necessário, mesmo em épocas de distanciamento social, como a que vivemos em 2020.
Quais são os diferenciais do iClinic para a Dra. Carolina Tajra?
Devido a crise ocasionada pela COVID-19, muitos profissionais de saúde precisaram correr contra o tempo para buscar soluções de atendimento a distância. Isso não foi diferente com a Dra. Carolina.
“Estou usando a Teleconsulta da iClinic, preferi por ser mais fácil. No início, eu utilizava outro aplicativo, mas o vídeo ficava separado do prontuário, precisava abrir dois softwares diferentes e dava mais trabalho. No iClinic tudo é integrado.”
“Funciona super bem, o áudio é bom, a conexão com o prontuário fica fantástica. Sempre peço feedback para os pacientes e eles têm gostado.”
Para continuar receitando os medicamentos para seus pacientes, a Dra. Carolina também buscou de maneira rápida, uma solução de prescrição de medicamentos eletrônica.
“Praticamente 100% dos meus pacientes usam medicamentos controlados. Então, há um mês eu já estava correndo atrás da prescrição digital e ter isso facilitou a manutenção de todos os tratamentos de uso contínuo e controlados, sem interrupções.”
Em sua entrevista, perguntamos a Dra. Carolina por quais motivos ela decidiu ter um software médico na sua rotina.
“Em 2016 eu atendia em duas clínicas que tinham pacientes em comum. Eu precisava ter acesso aos prontuários dos pacientes porque sabia que eles iriam me procurar nos dois locais. Por isso resolvi assinar o iClinic.”
A acessibilidade não foi o único diferencial que ajudou a psiquiatra naquele ano. A segurança de dados do iClinic também foi fundamental.
“Para minha surpresa, naquele mesmo ano, os prontuários de uma das clínicas, que eram instalados no computador, foram hackeados. Todos os dados dos pacientes foram roubados, agradeço muito porque eu tinha o iClinic, senão teria perdido todas as informações.”
Além da segurança e acessibilidade, a personalização do prontuário eletrônico é outro aspecto que agrada a Dra. Carolina. Sem contar outras funcionalidades, como a agenda médica.
“O agendamento é muito prático, não utilizo com frequência mas, com certeza, vou começar a usar a lista de espera. Muitas vezes o paciente pede uma consulta com certa urgência, e a agenda está cheia. Posso usar a lista de espera para agendá-lo assim que aparecer um horário livre.”
O controle financeiro do iClinic também é essencial para a gestão da psiquiatra.
“Recentemente eu comecei a usar a funcionalidade de lançar recebimentos. Agora tenho controle no final do mês de pagamentos, como foram realizados, quando foram recebidos.”
“Outra coisa que parece simples, mas é muito importante, é a duração da consulta. Com o cronômetro do prontuário fica visível o tempo dos meus atendimentos.
Para uma especialidade médica como a psiquiatria, ter acesso aos dados dos pacientes de forma rápida é importantíssimo, principalmente em situações de emergência.
“O iClinic me ajuda principalmente a acessar as informações dos meus pacientes em qualquer momento, de qualquer lugar. Se um paciente passar por alguma urgência, posso acessar o prontuário mesmo se estiver viajando, fora do país, e entrar em contato com algum familiar.”
A Dra. Carolina também acompanha constantemente os canais da iClinic, como o blog, plataforma de cursos e canal no Youtube.
“Recebi agora pouco uma notificação sobre a websérie da gestão financeira do iClinic. Vou assistir assim que terminar a entrevista, porque no futuro, quando abrir meu próprio consultório, a gestão financeira da plataforma vai ser sempre utilizada.”
Todos esses diferenciais são fundamentais para qualquer profissional de saúde. A Dra. Carolina conseguiu utilizá-los da melhor forma para garantir segurança e atendimento de qualidade para seus pacientes.
Quer conhecer as funcionalidades citados no caso de sucesso? Teste gratuitamente o iClinic agora mesmo:
Contatos da Dra. Carolina Tajra:
Endereço: Ed. Victoria Medical Center, SHIS QI 15, Bloco O, sala T13 A, Lago Sul – Brasília DF. CEP: 71635610
E-mail: dracarolinatajra@gmail.com
Telefone: (61) 994060768