prescrição de papel

Como a prescrição eletrônica ajuda no tratamento dos pacientes?

Durante a consulta, a prescrição de medicamentos é o momento de assegurar a continuação tratamento e estabelecer um plano de ação para garantir o bem-estar físico e mental do paciente.

Entretanto, o que a prescrição tem de importante, também pode gerar muitas dúvidas e erros na mesma proporção.

Caligrafia ilegível, doses erradas, falta de informações são alguns dos problemas das receitas feitas com pressa e principalmente à mão, atrasando ou danificando o tratamento do paciente.

Para resolver esses problemas, a prescrição eletrônica aparece como uma ferramenta moderna, ágil e de baixo custo, além de ser facilmente implantável em qualquer tipo de serviço da área da saúde.

prescriçao eletronica tratamento paciente dados corretos

Informações completas e doses adequadas

Os sistemas médicos mais recentes de prescrição eletrônica contam com um banco de dados atualizado com os nomes de medicamentos disponíveis no mercado, contendo informações como princípio ativo, nome, doses usuais e vias de administração.

Isso facilita muito o trabalho do médico na hora de receitar, evitando que os medicamentos sejam escritos de maneira errada ou suas doses sejam acidentalmente colocadas para mais ou para menos.

* *

Em outras palavras, ocorrências como a intoxicação de pacientes ou devolução de receitas impedidas pela farmácia são mais difíceis de ocorrer.

* *

Além disso, as receitas digitais podem ser associadas aos dados do prontuário dos pacientes, facilitando a remissão de prescrições habituais e fornecendo um histórico terapêutico de longo prazo, aumentando a eficiência e o tempo útil das consultas.

* *

Caligrafias ilegíveis não têm mais espaço

Hábito comum de médicos que lidam com grande volume de pacientes é escrever suas receitas com pressa, resultando em documentos praticamente ilegíveis, confundindo pacientes e farmacêuticos.

Talvez, a vantagem mais óbvia das prescrições eletrônicas é a possibilidade de fazer receituários completamente compreensíveis, sem deixar margem para mal entendidos e má adesão aos tratamentos por parte dos pacientes.

prescrição eletronica caligrafia

Uma receita completa e de fácil leitura é, fundamental para qualquer serviço médico, sendo um sinal de respeito, confiança e profissionalismo para os usuários.

* *

Prescrição eletrônica leva agilidade às consultas médicas

Ao adquirir um sistema eletrônico de prontuários e prescrições, um consultório médico consegue garantir eficiência e segurança no tratamento de seus pacientes.

Este software dá maior espaço para a aquisição de novos usuários e melhora a dinâmica dentro das consultas, possibilitando mais tempo para a conversa com o paciente.

Além disso, estes sistemas impedem um grande número de transtornos.

Os receituários em modelo padronizado são mais aceitos por farmácias e prescrições perdidas pelos pacientes podem ser enviadas rapidamente por e-mail sem a necessidade de uma nova consulta.

Mais importante ainda, um modelo digitalizado de receitas aumenta a segurança, a confiança do paciente e a chance de adesão ao tratamento, o que, consequentemente, melhora a terapêutica como um todo.

Conheça e experimente o iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus