Não importa que tipo de consultório seja o seu, se seus pacientes estão presentes na internet, é por meio dela que eles vão descobrir clínicas e serviços de saúde. Não estar presente no mundo digital passa a impressão da sua marca estar “presa no passado”.
Por meio da internet, os pacientes fazem pesquisas de serviços e comparam inúmeras opções antes de fechar de fato uma compra ou a realização de um serviço, como a marcação de uma consulta.
Dessa forma, usar boas práticas e técnicas de marketing digital em seu consultório faz toda diferença no jogo, podendo aumentar seus resultados mensais em 20% ou 30%, graças a pequenas mudanças na forma que você faz na divulgação de seus serviços.
Agora te pergunto: será que você está realmente usando todo o potencial do marketing digital em seu negócio?
O que vamos mostrar hoje é o básico, nada de conteúdo complexo e longe de sua realidade. Podemos prometer que ao menos uma dessas técnicas você vai não somente aplicar ainda essa semana, como vai ver os resultados acontecerem em pouco tempo.
Vamos lá?
Por que se importar com a presença do seu consultório online?
O motivo é muito simples: muitas pessoas vão descobrir você pela internet ou pelas redes sociais.
Se seu consultório ou rede de clínicas não tiver nenhuma presença online, consequentemente, você vai deixar de ter muitos novos clientes.
Há uma questão no mundo do marketing que explica a importância de ter essa preocupação com sua presença online, que são os canais de aquisição de uma empresa, isto é, os lugares e pontos em que você é descoberto ou gera engajamentos – pessoas que querem saber mais sobre você e marcar consultas.
Quanto mais canais de aquisição uma empresa tem, mais fácil (e provável) será ter novos clientes e novas fontes de renda todos os meses.
Agora que você ficou ciente disso, podemos falar um pouco das técnicas de marketing digital que você deveria usar.
As 4 técnicas de marketing digital para consultórios que você deveria estar usando
Que tal aprender alguns truques e boas práticas de marketing digital para seu consultório?
Vamos mostrar agora 4 estratégias que, se você ainda não estiver usando, com certeza vão ajudar bastante seu negócio a crescer.
Nota: em alguns casos, deixamos links para você continuar sua leitura e se informar melhor sobre cada assunto em específico, e assim ir para a questão prática da técnica.
1. Você tem um perfil no Google Meu Negócio?
Esse é o mais básico de todos, porém o mais essencial!
Todo negócio físico, como lojas, consultórios e estabelecimentos que atendem fisicamente seus clientes, devem ter um perfil aberto no Google meu negócio.
A principal razão para você ter seu perfil nessa “ferramenta” é que diversos clientes poderão ter mais informações sobre sua empresa.
Tudo sobre seus horários, localização e tipo de consultório e de atendimento poderá ser acessado pelos computadores e smartphones de potenciais usuários e futuros clientes.
Como muitas pessoas usam a geolocalização e pesquisa em bairros e regiões específicas, não estar presente no Google Meu Negócio será, com certeza, um desperdício financeiro, já que seus concorrentes estarão sendo vistos antes de você!
Caso você já tenha feito o dever de casa e tenha o perfil no Google meu negócio, tudo bem, mas se não for o caso, crie seu perfil o quanto antes.
Capriche na foto que vai representar seu negócio, e coloque as informações de telefone de contato e endereço sem erro algum.
2. Conteúdo de fácil consumo
Criar conteúdo para educar e explicar termos e procedimentos do universo da saúde, é sempre bem-vindo.
Eu poderia falar de criar conteúdo em blogs e redes sociais, mas acredito que você já esteja cansado de ouvir sobre isso.
Qual é nossa dica? Pequenos vídeos explicativos sobre seu nicho.
Imagine que seus clientes costumam ter dúvidas sobre os procedimentos que seu consultório atende, ou dúvidas relacionadas à sua área.
Não seria maravilhoso eles te descobrirem porque o vídeo que explica a dúvida que ele tem foi feito por alguém de sua equipe e de sua empresa?
Vou dar um exemplo. Uma vez, após ter fortes dores nas costas, na região da cervical, eu fui pesquisar sobre o assunto. E o vídeo que encontrei uma explicação detalhada sobre problemas na cervical era de uma clínica de ortopedia.
Ter um canal com conteúdo diverso assim torna sua clínica mais reconhecida e mais famosa, e seu gasto é apenas de tempo para fazer os vídeos, e claro, dos equipamentos para gravar os vídeos – mas você pode optar em usar o smartphone para fazer as gravações.
Você pode usar desse canal de aquisição, que são os conteúdos gratuitos (vídeos ou posts) publicados em portais como o Youtube ou o próprio Facebook.
Dessa forma seu consultório será mais visto, e claro, lembrado com mais recorrência.
3. Um pouco de tráfego pago não vai te fazer mal…
Algumas empresas têm medo de tocar nesse assunto, e ele se torna uma espécie de tabu.
Afinal, por que muitas empresas não usam ou não aplicam tráfego pago para seus negócios?
A resposta é simples: há muito receio envolvido ao assunto, uma vez que não contar com um especialista na área pode gerar gastos desnecessários para um consultório.
Então qual a alternativa? Um consultório pode contar com uma agência ou um profissional autônomo que faça este tipo de serviço.
Com isso, alguém poderá administrar a quantidade desejada ($) de budget (orçamento) para seus anúncios pagos e/ou campanhas em redes sociais.
Há certas empresas e negócios que mostram muita vantagem em contratar um funcionário para ter tal função, mas como estamos falando de clínicas e consultórios, nossa dica é que você pesquise um pouco sobre agências de marketing para seu tipo de negócio (sim, há empresas que cuidam de consultórios especificamente).
4. Dar atenção às avaliações e estimular o feedback
Algo muito peculiar ao mundo dos consultórios e da área de saúde como um todo são as avaliações online.
Como você já deve saber, muitas empresas possuem péssimos scores (pontuações) em suas avaliações no Google ou no Reclame Aqui.
Então, primeiramente, a dica aqui é que alguém do consultório ou da empresa comece a se preocupar com as avaliações e com os comentários online, pois uma boa reputação pode te diferenciar de concorrentes.
E como isso é feito na prática? Alguém da empresa pode ter como atividade semanal ou mensal, responder e atender essas demandas online. No caso do Reclame Aqui, seria o mesmo que responder de forma rápida, e ajudar a solucionar o problema do usuário.
Quanto a parte do incentivo ao feedback, a empresa pode convidar o cliente a dar uma pontuação para a empresa sempre que possível. Isso é feito em seus e-mails, mensagens de WhatsApp e até mesmo no atendimento físico no consultório.
Lembre-se que suas avaliações não precisam ser somente aquelas do Google, mas também avaliações internas, para melhoria do serviço. Como exemplo, temos o NPS – Net Promoter Score e outras pesquisas de satisfação, que podem ser formulários do Google (Google forms).
Com o uso recorrente dessas avaliações, será possível saber como anda evoluindo o atendimento de seus funcionários, a qualidade dos profissionais e até mesmo ter acesso a opiniões que estariam ocultas se não fosse o uso de sua pesquisa de satisfação.