Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Salário de secretária de consultório médico: fatores para avaliar antes de defini-lo

Salário de secretária de consultório médico: 4 fatores para avaliar antes de definir os valores

Além dos próprios médicos e profissionais da saúde, outra profissional essencial para o bom funcionamento da sua clínica é a secretária.

Afinal, ela fará o importantíssimo primeiro contato com o paciente, sendo responsável por seu bem-estar e conforto fora da sala de atendimento.

Cabe à secretária, também, prezar pela organização da agenda dos médicos e da administração eficiente da clínica como um todo.>

Mas, qual valor adequado para o salário de secretária de consultório?

Como você vai ver a seguir, há vários fatores que devem ser levados em consideração para garantir que sua funcionária receba o valor que ela merece e para que isso seja um investimento para você, e não simplesmente uma despesa.

1. Competitividade do mercado

Antes de mais nada, é preciso descobrir o quanto clínicas similares à sua (em termos de tamanho, quadro de funcionários, área de atendimento, etc.) pagam às próprias secretárias.

A partir dessa informação, você terá pelo menos uma base de qual é o salário do cargo.

Se você pagar muito abaixo do regular para seu mercado, mesmo que ofereça outros benefícios e um ambiente agradável de trabalho, as mais qualificadas candidatas não terão motivação para escolher sua clínica no lugar de um concorrente.

Por outro lado, caso você defina um salário excessivamente alto sem motivos pensados para tal, estará arcando com uma despesa muito grande para suas atividades.

2. Nível de exigência do cargo

Agora que você já tem uma média do salário de secretária de consultório baseado na concorrência, precisa considerar as peculiaridades da vaga que você está oferecendo.

Ela deve ter muito mais do que conhecimentos básicos de informática, pois precisará trabalhar com sistemas complexos? A secretária vai administrar sozinha uma grande quantidade de profissionais? É necessário que ela fale inglês, espanhol e/ou outro idioma?

De acordo com o nível de exigência e de habilidades necessárias à secretária de sua clínica, o salário da profissional deve aumentar de maneira proporcional.

Assim você garante que ela será adequadamente paga por seu serviço e que as candidatas melhor qualificadas tenham interesse pela vaga.

3. Experiência da secretária

A descrição da vaga que você divulgou não exigia anos de experiência e conhecimentos prévios na área da saúde nem experiência em clínicas, mas você recebeu uma candidata que apresenta essas e outras qualificações?

Caso ela seja realmente a melhor opção para sua clínica, é interessante rever o salário no qual você havia pensado anteriormente, adequando o valor à realidade da candidata em questão.

Dessa forma, você garantirá o interesse dela e, além disso, poderá passar mais responsabilidades e fazer uso mais aprofundado e complexo de uma profissional extremamente qualificada.

Considere, também, que ela precisará de bem menos tempo de treinamento, pois não terá que aprender tanto, apenas se ajustar à realidade da sua clínica.

4. Expectativas da funcionária

Você encontrou uma candidata excelente, com todas as qualificações exigidas e com um perfil alinhado ao da sua clínica?

Então, pode valer a pena alcançar as expectativas dela para o salário.

Se ela estiver analisando ofertas de outras clínicas ou até mesmo considerando deixar seu emprego atual para trabalhar com você, o fato de você estar disposto a pagar o salário requisitado será um grande atrativo e diferencial.

Entretanto, antes de oficializar a oferta, analise se o valor pago realmente condiz com a experiência, conhecimentos e diferenciais da candidata.

Definir o salário de secretária de consultório é essencial para contratar a melhor profissional na sua clínica.

Esse é um passo muito importante, pois essa profissional é estratégica para a satisfação dos seus pacientes.

Sair da versão mobile