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Reduza os atrasos das consultas médicas com o iClinic

Reduza os atrasos das consultas médicas com o iClinic
Leia em 5 min.

Reduzir os atrasos das consultas médicas é um desafio para milhares de médicos, mas com a ajuda do software médico iClinic, você conquista pontualidade e eficiência de uma maneira fácil.

Sua agenda atual não tem uma boa organização visual e você não consegue entender como está sua semana?

Essa é uma situação comum em diversos consultórios. Por isso, profissionais como o Dr. Germano Dalfito optam pelo iClinic, que tem uma agenda eficiente e acessível de qualquer lugar.

Consigo ir para a clínica sabendo quantos pacientes vou atender, que horas, nem preciso conversar com as secretárias, elas lançam tudo no sistema e consigo ter acesso de qualquer lugar pelo celular.”

Se você também quer facilitar seu atendimento e centralizar seus compromissos em um único local, continue a leitura!

5 formas de reduzir os atrasos das consultas médicas com o iClinic

Para diminuir faltas e atrasos de consultas é preciso contar com uma agenda online organizada, além de relatórios sobre a gestão do seu consultório.

A Dra. Paula Yume Sato, uma dos nossos casos de sucesso, conseguiu conquistar esse objetivo com a ajuda do iClinic.

“A agenda eu acho ótima, bem fácil de organizar, você acrescenta os valores de cada tipo de atendimento, já deixa as informações padronizadas para a secretária.”

Veja a seguir como você também pode conquistá-lo com 5 diferenciais do nosso software médico.

1. Agenda médica com visual claro e organizado

A agenda do iClinic foi feita para que você possa bater o olho e saber exatamente como será seu dia ou semana. É possível optar pela visualização diária ou semanal. 

Nas configurações você pode colocar a visualização diária ou semanal como padrão da funcionalidade.

Para acessar as configurações, basta ir em “Configurações de Profissionais”, acessar seu perfil, depois clicar em “Agenda do prof. saúde”.

Também é possível personalizar seu procedimento padrão e o tempo de duração, habilitar procedimentos com carência, escolher os dias de atendimento e configurar seu horário de trabalho.

Em “Procedimentos” você pode cadastrar todos os procedimentos realizados no consultório, escolher uma cor para cada um deles, valor e o tempo de duração, como mostra a imagem abaixo:

Assim, você consegue facilitar o gerenciamento do seu tempo, enxergar os buracos na agenda e, com a lista de espera, ver quais pacientes estão aguardando por um horário e podem preencher os espaços vazios.

A agenda conta com outros diferenciais como bloqueio de horários, como horário de almoço ou um compromisso importante, o que evita que sua secretária marque atendimentos quando você não puder atender.

Todas essas funcionalidades permitem que você aumente sua organização e melhore sua pontualidade, porque consegue evitar erros comuns como duplicidade de horários.

Você também conta com os status de agendamento, que mostram quando um agendamento foi confirmado, cancelado, e quando um paciente está aguardando na recepção, ou não compareceu.

A lista de pacientes do dia também mostra todos os pacientes que serão atendidos, o que ajuda profissionais como o Dr. Orlando Righesso, que prezam pela organização.

“Como recebo a agenda na noite anterior, consigo programar meu dia com antecedência, com o número de consultas, horários, e este diferencial do iClinic que para mim é sensacional. Antes, para saber a minha agenda, precisava lembrar de entrar em contato com a minha secretária.”

Além de mostrar os status de agendamento de cada paciente, a lista também mostra quantos minutos os pacientes estão aguardando na recepção.

2. Lembretes de consulta e confirmações automáticas

Já imaginou reduzir faltas e atrasos sem precisar gastar o tempo da sua secretária com ligações que muitas vezes não são atendidas?

Com os lembretes de consultas enviados por SMS, WhatsApp e e-mail, você consegue lembrar seus pacientes dos agendamentos e reduzir 30% das suas faltas.

Os lembretes também são confirmados automaticamente, e os status de agendamento são alterados para confirmado ou cancelado pelo paciente, dependendo da resposta.

Esse processo é vantajoso principalmente para os pacientes, que não precisam atender o telefone apenas para confirmar a consulta, nem se preocupar com o esquecimento do compromisso.

Assim, além de otimizar os processos do seu consultório, você também melhora ainda mais a experiência do paciente com seu serviço.

Assista nosso vídeo para entender como os lembretes funcionam na prática:

Essa funcionalidade é essencial para o Dr. Orlando Righesso, que ganha mais tempo e evita custos com telefonia.

“O iClinic também envia para o paciente um lembrete da consulta no dia anterior. Isso evita aquela situação desagradavel do paciente agendar a consulta e não comparecer, e o médico ficar com um horário vago na agenda, que é muito ruim porque existem pacientes aguardando por uma vaga. Acredito que esse é o uso da tecnologia ao nosso favor, para a satisfação do paciente, e do médico.”

3. Relatórios de faltas de pacientes e gráfico de duração de atendimentos

Ao acessar a área de “Gestão” e a seção “Relatórios”, você tem acesso a relatórios que são gerados em poucos cliques a partir dos dados adicionados no sistema.

Entre eles estão o de “Atendimentos realizados” e “Faltas por paciente“, que ajudam a entender quantos procedimentos você realiza em um determinado período, como uma semana ou um mês, e quais pacientes faltam mais.

Dessa forma, você consegue entrar em contato com esses pacientes e conscientizá-los sobre a importância da pontualidade, ou avisar que será preciso chegar 10 minutos antes, evitando atrasos.

Ao analisar quantos atendimentos você realiza por semana, também é possível estabelecer um limite de procedimentos, ao invés de se sobrecarregar e atrasar várias consultas.

No painel do sistema você também tem acesso ao gráfico de duração do atendimento, que mostra quanto tempo você leva em cada procedimento.

Dessa forma, você entende quanto tempo precisa reservar para cada procedimento, e consegue adicionar alguns minutos extras entre cada um para evitar atrasos.

Para entender como os relatórios e gráficos funcionam na prática, assista ao vídeo abaixo:

4. Agendamento Online

Seus pacientes conseguem agendar consultas de qualquer lugar, a qualquer hora?

O agendamento online é gratuito em todos os planos do iClinic. Por meio do AgendarConsulta, ou do seu próprio site, seus pacientes conseguem marcar atendimentos sem precisar ligar para o consultório.

Ou seja, mesmo quando a clínica fecha após às 18h, ou antes dela abrir, o paciente pode marcar uma consulta com uma simples busca sem depender da secretária, que também pode estar de férias.

Como o agendamento online é integrado à agenda do sistema, você centraliza todos os seus compromissos em um único local, e envia automaticamente os lembretes de consulta.

Além de reduzir atrasos e diminuir as faltas dos pacientes, você também aumenta sua presença online com uma plataforma como o AgendarConsulta, que conecta médicos e pacientes.

5. iClinic Marketing

O iClinic Marketing é a plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde. Isso significa que ela envia e-mails personalizados e automáticos para seus pacientes.

Sem precisar gastar mais tempo do seu dia, você consegue estreitar seu relacionamento com os pacientes e enviar conteúdos educativos, avisos, até mesmo mensagens sobre conscientização.

Uma dessas mensagens pode falar sobre a pontualidade, e a importância de chegar com 10 minutos de antecedência para as consultas. 

Você também pode programar envios automáticos para todos os pacientes agendados, com orientações médicas para os procedimentos, enfatizando o compromisso deles chegarem alguns minutos antes.

Com o iClinic você consegue reduzir os atrasos das consultas médicas, diminuir as faltas dos pacientes, ter uma agenda médica organizada e eficiente, além de uma gestão de excelência.

Para conhecer todos esses diferenciais na prática, faça um teste gratuito no sistema:

Caso já tenha os dados do consultório em outro sistema, verifique com nossos consultores se é possível realizar a sua migração de dados. 🙂

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