Confira estratégias para melhorar a comunicação entre profissionais de saúde!

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Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde é um dos desafios comuns dentro de clínicas e consultórios. Buscar uma comunicação objetiva, simples e clara é essencial para o bom andamento dos processos e credibilizar ainda mais as relações profissionais.

Comunicar-se de forma eficiente é um dos principais elementos que todas as instituições médicas devem buscar, sobretudo quando falamos da área da saúde. 

Ao lidar com a saúde e com o bem-estar de pacientes e colaboradores, é necessário que as falas sejam bastante precisas, facilitando o entendimento entre profissionais e evitando perdas por falhas na comunicação.

Para isso, é fundamental que os especialistas estejam em harmonia e que haja uma série de processos bem estabelecidos. 

Esses processos devem nortear a comunicação dentro da empresa, evitando quaisquer desajustes que possam ocorrer.

Além de avaliar bem os processos, também é importante contar com alguns conceitos e ferramentas que facilitam o gerenciamento dos dados e informações.

Continue lendo para saber como você pode aplicar isso na sua clínica ou consultório!

Qual a importância da comunicação entre os profissionais de saúde?

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Manter a comunicação entre profissionais de saúde em um bom nível é essencial para o bom andamento e sucesso dos processos em um ambiente clínico-hospitalar.

Uma comunicação feita de forma inadequada pode trazer prejuízos e desperdícios de recursos – sejam eles financeiros, humanos ou de equipamentos. 

Além disso, comunicar-se de forma ineficiente pode custar tempo – algo relevante tanto para os profissionais, quanto para o estabelecimento onde trabalham ou para o paciente.

Para citar um exemplo: imagine um clínico-geral solicitando o encaminhamento de um especialista. 

Se as justificativas para esse procedimento não ficarem bem claras no prontuário e na ficha de encaminhamento, é possível que o médico tenha que refazer perguntas ao paciente ou simplesmente fazer uma abordagem de forma diferente do esperado.

Assim, a resolução de um problema que poderia ser simples, pode facilmente se complicar e prejudicar o atendimento médico. 

A comunicação é essencial para o ser humano, pois é ela que permite que todos transmitam seus pensamentos, opiniões, vontades, informações e conhecimento. A comunicação abre portas e facilita as relações entre as pessoas. 

Na área da saúde isso não é diferente, pois muitos profissionais trabalham juntos em prol de curar pessoas e salvar vidas, e para isso dar certo, é importante que todos os envolvidos estejam em harmonia.

Para alcançar essa harmonia por meio da comunicação, é necessário que os profissionais criem uma boa relação com seus colegas de trabalho, se sintam confortáveis com os mesmos para que possam compartilhar informações, resolver conflitos e pedir ajuda.

Ou seja, melhorar a comunicação é importante integrar os profissionais, formando uma boa equipe médica, aumentar a produtividade e adquirir novos conhecimentos que podem ajudar no trabalho com os pacientes.

Como melhorar a comunicação entre profissionais de saúde?

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Hoje em dia, a tecnologia nos permite a comunicação com pessoas do outro lado do mundo e existem diversas redes sociais e aplicativos de comunicação para nichos específicos.

Um dos meios para melhorar a comunicação entre especialistas de saúde são as redes profissionais e os aplicativos médicos

Essas ferramentas possibilitam não só a comunicação dos profissionais de saúde, como também o acesso à informações relacionadas a esse ramo de trabalho.

A comunicação também pode ser melhorada ao vivo e à cores, basta que as instituições de saúde invistam em ações que melhorem a integração dos funcionários, para que o trabalho e o convívio entre eles seja harmônico e eficiente. 

Sendo assim, nós trouxemos algumas estratégias para melhorar a comunicação entre esses profissionais.  

Grupos de discussão na área

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Os grupos de discussão são ferramentas na internet para reunir pessoas de um determinado nicho para discutirem e compartilharem informações. 

Essa é uma ótima forma para debater assuntos em alta, tirar dúvidas e também compartilhar conhecimento. 

As redes sociais e profissionais são grandes aliadas de grupos de discussão e existem muitas delas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e muitas outras especialidades se aventurarem. 

Muitas vezes, os especialistas se conhecem por meio dessas redes e, a partir de um bate-papo, criam grupos que vão crescendo cada vez mais. 

Inclusive, nas próprias redes sociais é possível encontrar grupos de discussão bem segmentados e as principais redes que possuem esses grupos são o Facebook e LinkedIn.

Prática da comunicação segmentada

A comunicação segmentada ocorre por meio de diversos meios de comunicação, como por exemplo, jornais, rádios, televisão, cartazes e internet. 

Além disso, na comunicação segmentada, a informação tem como objetivo atingir um público em específico.

Atualmente, o meio que mais se destaca na comunicação segmentada é a internet, por meio das redes sociais e anúncios. 

Sendo assim, essa é uma ótima estratégia para melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, pois é possível criar diversas campanhas segmentadas para esses especialistas, por exemplo, anúncio de eventos, cursos, promoção de redes sociais e outros conteúdos que possam interessar esse nicho.

Promoções de eventos 

Os eventos são ótimas formas de conhecer pessoas do segmento de trabalho. 

Para quem sabe a importância do networking na área da saúde, sabe que comparecer em eventos é uma das ações ideais para investir no networking, ou seja, criar relações importantes no mercado de trabalho.

Por isso, é muito importante que as instituições médicas invistam cada vez mais nas promoções de eventos, pois são ótimas oportunidades não só para melhorar a comunicação dos profissionais de saúde, como também aperfeiçoar seus conhecimentos.

Estabelecer relações com contatos importantes é fundamental para todo profissional e para isso é necessário que haja uma boa comunicação no processo. 

Sendo assim, é necessário que o profissional de saúde esteja sempre investindo em melhorar sua comunicação internamente, no seu próprio trabalho, para que consiga criar relações com pessoas importantes do ramo, o que pode garantir ótimas oportunidades profissionais no futuro.

Investimento em tecnologiasmelhorar a comunicacao entre profissionais de saude medico

Como dissemos anteriormente, a tecnologia é uma das principais ferramentas que podem ser usadas a favor da comunicação. 

Ela abre portas para quem preza pela praticidade, para quem preza por um acesso de diversos conteúdos sem ter muito trabalho e para quem tem dificuldade em se comunicar pessoalmente.

Por essa razão, começar a usar redes e aplicativos da área da saúde são ótimas formas de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde. 

Depois da pandemia, muitas coisas mudaram e a comunicação foi uma delas. Aulas, reuniões e eventos começaram a acontecer de forma virtual, através de videoconferências. 

Com essa praticidade, qualquer profissional de saúde pode se comunicar com outro para trocar conhecimentos e pedir ajuda quando necessário por meio de seu smartphone, tablet ou computador. 

A tecnologia é uma grande aliada! Logo, investir em bons aparelhos e criar contas em redes profissionais é uma ótima escolha para aumentar sua rede de amigos.

Educação continuada

Conhecimento nunca é demais, e quem é da área da saúde sabe que os conceitos vão se atualizando e junto com eles, nós também precisamos nos atualizar. 

A educação continuada não é apenas uma forma de ganhar mais conhecimento, mas também uma forma de estar em contato com outros profissionais de saúde, que também querem avançar junto com a medicina, trocando informações e aprendendo cada vez mais.

Além disso, ao realizar cursos de educação continuada, você pode aplicar seus conhecimentos no seu trabalho e até mesmo incentivar seus colegas ajudando com o que aprendeu, melhorando ainda mais sua rede de comunicação.

Na nossa plataforma de cursos você encontra diversos cursos para profissionais de saúde, ministrados por grandes referências no mercado em diversos segmentos. Os cursos acompanham as tendências do mercado e são 100% online.

Como melhorar a comunicação entre profissionais de saúde na Teleinterconsulta?

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Com o desenvolvimento da Telemedicina, novos métodos de comunicação entre profissionais de saúde foram sendo criados e a Teleinterconsulta é um desses métodos.

A Teleinterconsulta é uma modalidade da Teleconsulta, um método de comunicação utilizado por médicos. Nessa modalidade, não há uma troca de informações com o paciente, e sim de médico para médico. 

Isso permite com que os especialistas troquem informações e opiniões entre eles, geralmente no intuito de procurar por uma segunda opinião para um diagnóstico ou no tratamento de um paciente.

Com o avanço da tecnologia, é evidente que a Teleinterconsulta se tornou uma ferramenta prática de comunicação entre profissionais de saúde, e pode ser usada com mais recorrência para ampliar a troca de informações entre eles, gerando maior colaboração nos diagnósticos e otimizando os tratamentos.

Principais redes de comunicação de profissionais de saúde

As redes de comunicação são ferramentas para a troca e transporte de dados. Essas trocas geralmente são feitas por meio de aparelhos como smartphones, computadores e televisões.

As redes estão presentes na vida de muita de muita gente e são muito úteis não só para a comunicação, mas também para o aprendizado. 

Nesse sentido, foram criadas diversas redes de comunicação focadas em nichos específicos ou até mesmo redes que englobam todo tipo de público.

Para os profissionais de saúde, existem diversas redes que proporcionam comunicação entre colegas, disponibilização de informações, sistemas médicos com soluções de prescrição, prontuário e comunicação com pacientes.

Essas redes são ótimas para quem busca por novas oportunidades na área da saúde, para quem quer fazer amigos no meio e para quem quer facilitar o dia a dia no trabalho.

As principais redes de comunicação de profissionais de saúde são: LinkedIn, iDent, iMeds, Ology, Doximity, Doctors Way

Essas redes oferecem diversas ferramentas e ações como as que citamos anteriormente. Se você é da área da saúde, com certeza vai gostar de alguma delas!

Conheça principais aplicativos para profissionais de saúde

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Além das redes de comunicação, os aplicativos também são grandes aliados no dia a dia, seja para o lazer ou para o trabalho. 

Inclusive, existem diversos aplicativos para profissionais de saúde, que oferecem diferentes serviços que podem ajudar em diferentes áreas.

Cada app oferece um tipo de serviço diferente. Alguns aplicativos mostram notícias médicas e comentários de especialistas renomados, outros disponibilizam bulas, prescrições e condutas médicas para ajudar nas decisões clínicas, alguns oferecem traduções de contextos médicos em diferentes idiomas.

Esses apps ajudam muito no serviço dos profissionais de saúde e os principais são: Care to translate, iClinic,  WHO Info, MEDCode, UpToDate e muitos outros.

Clubhouse para médicos: conheça o conceito

A nova rede social Clubhouse promete uma interação diferenciada e com certeza vai ajudar a melhorar a comunicação entre profissionais de saúde. Essa rede social foca em temas e aprendizados. 

Ou seja, ao fazer seu cadastro na Clubhouse, você deve selecionar os temas que mais lhe interessam.

Em seguida, o algoritmo do aplicativo personaliza a sua experiência na rede social, disponibilizando diversas salas de papo para você entrar

Nessas salas, você terá acesso a palestras e painéis de discussão sobre o tema escolhido. E tem mais! As interações nos bate papos são apenas em áudio. Bem diferente, não é?

Por ser uma rede social que possibilita você escolher o seu nicho, a Clubhouse é uma ótima opção para quem deseja entrar em contato com profissionais do mesmo ramo para debater assuntos, trocar informações, pedir ajuda com algum aprendizado e fazer amizade. 

Coworking médico: como ele ajuda no networking?

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O coworking nada mais é do que um compartilhamento do ambiente de trabalho. Logo, um coworking médico é uma prática, que vem sendo cada vez mais utilizada, de atuação de diferentes especialistas em um único ambiente. 

O coworking médico é uma ótima forma de melhorar a comunicação dos profissionais de saúde e também é uma opção flexível e barata de realizar o atendimento.

Nessa prática, os profissionais não dividem apenas o imóvel, mas em muitos casos, também dividem os equipamentos médicos, área de recepção e espaços destinados para exames. 

Como já dissemos neste artigo, o networking é muito importante para os profissionais de saúde, que nada mais é do que a criação de relações dentro do âmbito profissional.  

Em um coworking médico, o profissional pode compartilhar o espaço com diferentes pessoas da área, com outras experiências e especialidades. 

Isso com certeza vai aumentar a rede social de todos aqueles que compartilham o espaço para trabalho, além de melhorar a comunicação entre eles, vai acrescentar muitos benefícios na carreira deles. 

Dessa forma, esse networking gera um aumento no número de pacientes no local, troca de informações e conhecimento, indicações e até mesmo amizades fora do trabalho.

Como melhorar a comunicação de profissionais de saúde dentro da clínica?

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A gestão de pessoas é responsável pela criação de uma cultura organizacional no ambiente de trabalho. 

Nesse sentido, os gestores ficam responsáveis pelas contratações, resolução de problemas, incentivo dos colaboradores e atribuição de tarefas específicas para cada cargo.

Para melhorar a comunicação dos profissionais de um determinado ambiente de trabalho, é importante investir na gestão desse ambiente. 

A gestão de pessoas em clínicas e consultórios é fundamental para a melhoria dessa comunicação e também para a otimização do trabalho dos colaboradores.

Contudo, para uma boa gestão também é necessário ter uma boa comunicação, pois são fatores que estão conectados. 

Para líderes de gestão transmitirem ideias, é ideal que a comunicação seja feita de forma simples, direta e com um tom de voz que destaque a mensagem, além disso, é importante que se faça uso correto também da linguagem corporal. 

Dessa forma, a possibilidade de não serem entendidos ou passarem uma mensagem errada é diminuída.

É por meio da gestão de uma clínica que os profissionais de saúde vão argumentar a respeito de problemas no ambiente de trabalho, de propostas e necessidades em prol da harmonia de todos. 

A gestão é responsável por promover ações que vão melhorar essas condições de trabalho do ambiente, promovendo maior qualidade de vida e bem-estar aos funcionários, o que reflete na otimização dos processos e na qualidade das atividades da clínica.

Como um software médico otimiza a comunicação da equipe?

Com o avanço da tecnologia, é impossível uma instituição de saúde (consultórios, clínicas e hospitais) gerirem o serviço sem a ajuda de um software médico

Esses softwares são ferramentas que ajudam na otimização dos processos de gestão, abandonando métodos antigos e obsoletos.

Essas ferramentas auxiliam na administração da clínica e na oferta de procedimentos de saúde como exames. 

Além disso, os softwares têm funções de automação de tarefas, o que alivia a carga de alguns funcionários que perdem muito tempo em tarefas monótonas e repetitivas.

Com a otimização do trabalho e da gestão, a relação entre os colaboradores é fortalecida. 

Essa otimização diminui a quantidade de conflitos, cansaço por monotonia e estresse, o que melhora a comunicação entre os profissionais de saúde durante o período de trabalho.

Se você está em busca de um sistema para melhorar não apenas a gestão do seu negócio, como também a comunicação dos seus funcionários, o iClinic tem soluções como chat interno, agenda médica, prontuário eletrônico, e-mail marketing, gestão financeira, Teleconsulta e agendamento online. 

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Conclusão

Neste artigo você pôde ver a necessidade e a importância de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde. 

Esses profissionais, tão importantes para a nossa sociedade, precisam de um ambiente de trabalho harmônico e de processos otimizados para continuar ajudando no tratamento de pessoas.

Sendo assim, é importante que haja investimento em ações e ferramentas que proporcionem melhores condições de trabalho e comunicação assertiva entre a equipe.

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