Última atualização em 09/11/2020 por Yasmim Mayumi
Quanto do seu tempo é dedicado diretamente ao seu paciente? E quanto é gasto com registros eletrônicos e outros serviços administrativos?
Uma pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine mostrou que quase 50% do tempo total do médico são voltados às últimas tarefas; enquanto apenas 27% são dedicados ao paciente.
O estudo releva uma tendência causada por toda a burocracia necessária no atendimento ambulatorial, mas também pode mostrar como isso pode mudar.
O registro eletrônico com os dados do paciente é necessário, assim como manter essas informações armazenadas podem ajudar em um futuro próximo.
Mas quanto mais o médico tiver prática em fazê-lo, mais o tempo deverá se inverter, para fazer com que, no lugar de uma hora com o paciente para duas horas em outros serviços, 50% do seu tempo seja voltado à prática clínica.
É extremamente importante dedicar tempo ao paciente, pois muitas informações podem ser observadas neles: na fala, no modo de agir, e no que respondem.
Mesmo que toda a burocracia não possa ser pulada, dar atenção a quem está à sua frente é essencial para uma boa relação médico-paciente e um melhor diagnóstico, escolhendo, ainda, o tratamento ideal para ele.
Veja também: ‘Slow Medicine: uma solução para o burnout?’
A pesquisa tinha o objetivo de descrever o tempo do médico na prática ambulatória, e foi feita com quase 60 profissionais dos Estados Unidos, das seguintes especialidades: medicina de família, medicina interna, cardiologia e ortopedia.
Também foi observado que, mesmo após o trabalho, muitos médicos dedicam cerca de uma a duas horas para outros serviços, como questões administrativas, relatórios e atividades de escritório.
Otimize os processos internos com um bom sistema de gestão online na sua clínica ou consultório.
Reverter esse tempo ou, pelo menos, gastá-lo menos com esse tipo de tarefa pode ser ainda uma solução para o burnout, síndrome do esgotamento profissional, que atinge muitos médicos atualmente.
Sobre o autor:
Esse texto foi produzido pela equipe PEBmed. Temos como principal objetivo, através do Whitebook, ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 100 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita.