Marketing Médico

Marketing para clínicas: como aparecer na primeira página do Google

O uso da internet tem aumentado a cada dia, e as buscas por informações na área médica vem crescido com a utilização dessa ferramenta.

Segundo uma pesquisa, Digital in 2018 Global Overview, as pessoas no Brasil permanecem cerca de 9 horas por dia na internet. Dessa forma, observa-se a importância dessa ferramenta para os profissionais da área da saúde, como forma de conquistar novos pacientes e fidelizar aqueles que já conhecem o seu atendimento.

Portanto, estar bem posicionado na internet e produzir um bom conteúdo significa uma maior possibilidade de ser encontrado por potenciais pacientes.

Quer saber como posicionar o seu site médico ou o seu perfil como um dos primeiros nas buscas do Google? Continue com a gente e descubra como ser ainda mais reconhecido.

Crie uma aproximação com o paciente

Para que seu site apareça no Google é preciso que, em primeiro lugar, o conteúdo dele seja interessante para o seu público-alvo.

Dessa forma, é necessário que você conheça os tipos de pacientes que você atende, compreendendo os canais em que eles estão mais presentes, bem como qual o melhor tipo de linguagem para se comunicar com eles.

Após ter conhecimento sobre os tipos de pacientes, elabore conteúdos que sejam relevantes. Essa estratégia é uma das mais importantes no marketing para clínicas.

Crie um blog, coloque informações úteis sobre doenças, prevenção, tratamento e o que mais for relevante ao perfil de paciente ideal.

Ao elaborar esses conteúdos exclusivos, você se aproxima ainda mais dos seus pacientes e há uma possibilidade maior de fidelizá-los, sendo até possível que você se torne referência na sua área de atuação.

Como o Google funciona?

O Google e outros buscadores funcionam por meio de algoritmos, ou seja, são programas de computador que buscam por meio de “pistas” responder com perfeição as dúvidas e informações realizadas nos mecanismos de buscas.

Esses algoritmos sofrem atualizações frequentes, e utilizam muitos dados com o objetivo de trazer exatamente o que a pessoa está buscando, fornecendo os melhores resultados nas primeiras posições.

Para isso, o Google valoriza muito a experiência do paciente dentro da página. Dessa forma, é essencial que o seu site tenha:

  • Boa usabilidade, sendo possível acessar por mobile ou outros dispositivos;
  • Excelente organização de informações para o seu público alvo;
  • Layout agradável e coerente com a sua identidade visual.

Além disso, é ideal que a página não demore muito para carregar, pois isso prejudica a experiência do seu paciente e a possibilidade dele sair antes mesmo que a página carregue é muito alta.

Existem algumas ferramentas interessantes em que você pode verificar o tempo de carregamento do seu site, como o Google PageSpeed Insights e o Pingdom Tools. Além disso, é possível visualizar outras otimizações importantes para o seu site.

Algumas informações são bastante técnicas, por isso pode ser interessante estar em contato com o desenvolvedor do seu site para que ele possa te auxiliar nas otimizações necessárias.

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Dicas para estar bem posicionado no Google

Para que seu site apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca, além dos pontos acima, é preciso levar em conta outros fatores:

Utilize técnicas de SEO no seu conteúdo

Inicialmente é necessário entender o que é SEO e porque é importante utilizar suas técnicas para esta bem posicionado.

SEO é Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de Buscas), e essa estratégia é fundamental para sua clínica ganhar ainda mais destaque e visibilidade no mundo digital, e consequentemente conquistar mais pacientes.

Uma das técnicas mais importantes é identificar as palavras chaves que fazem sentido para o seu negócio. Existem também diversas ferramentas gratuitas que você consegue verificar o volume de buscas por determinado tópico. O Ubersuggest é um excelente exemplo de ferramenta gratuita.

Quer saber mais sobre a importância das palavras chaves para a sua clínica? Confira esse conteúdo.

A segunda técnica importante é em relação aos títulos, as descrições, a URL, estas precisam conter as palavras-chaves escolhidas anteriormente.

Além desses pontos, existem outras técnicas essenciais para sua estratégia de SEO:

  • Tenha um site com boa estrutura e com fácil entendimento;
  • Verifique se o site carrega rápido em todos os tipos de dispositivo;
  • Garanta que o seu site seja seguro (o HTTPS na frente da sua URL);
  • Crie conteúdos direcionados ao seu público-alvo;
  • Divulgue seu conteúdo para ter mais tráfego para o site, utilizando uma boa estratégia de marketing, como redes sociais e Google Ads.

Quer saber mais sobre o que é SEO e como aplicá-lo no seu site? Leia esse material completo aqui.

Invista em redes sociais

Uma ótima forma de divulgar seu conteúdo é por meio das redes sociais, pois nesses canais você encontrará pessoas que poderão ler e compartilhar seus conteúdos.

Dessa forma, é essencial que você conheça onde o seu público está, seja no Instagram, Facebook, Whatsapp, e faça bom uso destas redes.

Lembre-se sempre que algumas estratégias de marketing não são recomendadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Portanto, verifique quais são as limitações do marketing médico e garanta o seu sucesso.

Quer saber como fazer uma boa divulgação nas redes sociais? Confira esse material completo.

Por que investir em marketing para clínicas?

Investir em marketing não serve apenas para atrair pacientes para a sua clínica. É também uma forma de conhecer ainda mais sobre os seus pacientes, oferecendo exatamente aquilo que eles estão procurando.

Veja aqui os principais motivos para investir na estratégia de marketing na sua clínica.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e conheça agora mais informações sobre como se posicionar no Google.

Sobre o autor:
Yannis - empresa especializada em marketing para a área da saúde. Gerencia e planeja ações éticas para clínicas e médicos para conquistar cada vez mais pacientes, conquistando também sua autoridade no segmento médico de atuação.

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