5 livros não relacionados à Medicina que todo médico precisa ler

5 livros não relacionados à Medicina que todo médico precisa ler

Principais tópicos

A formação em Medicina é longa e requer inúmeras horas de estudo e grande dedicação.

Mesmo depois de formado, um médico tem que se manter constantemente atualizado sobre as mais atuais práticas, tecnologias, metodologias e pesquisas, para se manter atualizado em sua área.

Para isso, esse profissional precisa, ao longo da vida, praticar o hábito de ler dezenas de revistas, periódicos, artigos e enormes livros técnicos – sempre englobando os aspectos científicos dos vastos campos da saúde.

Contudo, isso não significa que um médico deva parar de ler livros que não estão relacionados com a Medicina, seja para variar os temas ou para se entreter.

Pensando nisso, hoje vamos listar cinco livros para médicos que, embora não estejam diretamente envolvidos com a profissão, podem trazer benefícios para sua carreira.

livros para médicos

Lançado por Malcolm Gladwell em 2005, essa obra teve grande venda em todo o mundo, tornando-se um dos livros mais indicados para a esfera dos negócios corporativos e publicitários.

Em seu texto, Gladwell mostra como várias das decisões e escolhas que uma pessoa faz se originam de seu inconsciente e dá provas incontestáveis de que o poder da nossa mente “escondida” é muito maior do que achávamos.

O livro pode ser extremamente proveitoso para médicos por lidar justamente com uma das questões mais difíceis da Medicina: a relação com o paciente.

Um profissional que sabe reconhecer os anseios, dúvidas, opiniões e ações inconscientes de uma pessoa doente tem mais ferramentas à mão para ajudá-la a superar vários problemas.

2. Quando Nietzche chorou

Escrito por Yrvin D. Yalom, esse livro conta uma história fictícia envolvendo duas pessoas históricas, que conviveram na mesma época e lugar, mas nunca se encontraram de verdade: Josef Breuer e Friedrich Nietzsche.

O primeiro era médico e foi professor e grande inspiração para o pai da psicanálise – Sigmund Freud. Já o segundo é um dos filósofos e autores mais controversos e influentes de todos os tempos.

A história tem como base um dos preceitos médicos mais importantes: a anamnese, que consiste na entrevista verbal feita pelo médico a seu paciente e como esse processo pode ser de grande importância na resolução de qualquer doença.

Colocando Breuer e Nietzsche nos papéis de curador e doente, o livro também ajuda a refletir sobre importantes questões existenciais que permeiam a Medicina.

3. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Os médicos são alguns dos profissionais que trabalham mais horas por semana e, consequentemente, têm menos tempo para seus hobbies.

Por isso, esse best-seller, lançado por Stephen Coy em 1989, considerado um dos livros mais influentes do mundo administrativo pode ser de grande ajuda para definição de metas e melhor gerenciamento do tempo.

Para médicos, esse livro pode ser fundamental na adoção de posturas para uma carreira mais produtiva e recompensadora.

livors para medicos tablet

4. The Great Influenza

Colocando história, política, guerra, Medicina e economia lado a lado, essa obra de John M. Barry conta os detalhes de uma das epidemias mais mortais da história da humanidade: a gripe espanhola.

A doença, que surgiu no meio da Primeira Guerra Mundial, matou milhões de pessoas no início do século XX.

Esse livro mostra de forma categórica como políticas públicas de saúde podem ser extremamente efetivas  a curto e longo prazo.

5. À espera de um milagre

Lançado por um dos autores mais bem-sucedidos do mundo, esse livro de Stephen King é um romance extremamente intrincado que lida de maneira tocante com temas como a aceitação da morte, a indignidade da doença e a esperança como parte fundamental da cura.

Por isso, é leitura recomendada para qualquer médico que queira adentrar as questões psicológicas da saúde e da doença.

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online