Muita correria? 5 dicas de gestão de tempo para médicos

Muita correria? 5 dicas de gestão de tempo para médicos

Principais tópicos

Em meio a uma rotina turbulenta, entre consultas e compromissos, o profissional da saúde se vê constantemente sem tempo para suas atividades pessoais.

Para quem tem esse problema, algumas técnicas de organização ajudam a manter um bom fluxo de trabalho aliado a uma boa qualidade de vida.

Confira algumas dicas de gestão de tempo para médicos administrarem melhor seu tempo, viver e trabalhar melhor.

1. Tenha uma agenda bem definida e de fácil acesso

Módulo da agenda iClinic

Ter uma agenda atualizada dos seus compromissos profissionais e pessoais é um dos fatores fundamentais para uma boa Gestão do Tempo.

Hoje, apesar de muitos profissionais continuarem a utilizar a agenda de papel, a agenda online
pode ser um ótimo aliado e proporcionar muita praticidade
.

Afinal, seu celular está sempre ao seu alcance das mãos, o que facilita a criação e consulta de atividades a qualquer momento de forma rápida e simples, sem que você se perca tempo ligando para sua secretária para saber seus horários ou indo até a mesa do seu consultório para consultá-los.

“Mas dessa forma eu terei de controlar minha agenda sem minha secretária? Sozinho?”

Graças à tecnologia, a resposta é não.

Você pode fazer uso de um sistema de agenda médica que permita que você e sua equipe de secretárias gerenciem os compromissos da sua agenda profissional simultaneamente, de modo que que você não tenha a preocupação de  controlar as consultas da sua clínica sozinho e que apenas a sua secretária tenha controle desta informação.

“Mas então minhas secretárias também terão acesso aos meus compromissos pessoais? Terei de utilizar mais de uma agenda?”

Novamente a tecnologia nos auxilia e, felizmente, a resposta é não.

No sistema de agendamento do iClinic oferecemos a integração da sua agenda profissional  com as duas melhores e mais utilizadas agendas online: o Google Calendar e o Calendário do iOS (iPhone).

Dessa forma, você tem acesso privado aos compromissos da sua agenda pessoal e aos agendamentos que suas secretárias realizam no sistema de agenda médica em um mesmo lugar.

2. Seja sempre pontual

Seja sempre pontual

É preciso ter cuidado para que pontualidade seja mantida nas atividades do dia a dia, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Por mais difícil que seja, o ideal é procurar estabelecer um tempo fixo para cada atividade, seja uma consulta com seu paciente, seja fazer as compras no supermercado ou ir a academia.

Procure medir o tempo que vai precisar para executar cada atividade programada e manter ao máximo o horário delimitado a cada um dos seus compromissos.

No caso dos profissionais de saúde, esta tarefa tende a ser mais complicada, pois é muito difícil definir exatamente quanto tempo demora uma consulta.

Cada paciente é único, cada procedimento específico e cada consulta tem seu tempo muito variado em algumas situações – salvo no caso de especialidades como psicólogos, psiquiatras e outros que possuem tempo de consulta pré determinado.

Porém, há uma alternativa muito boa para a gestão de tempo para médicos:

Você pode criar ao hábito de cronometrar suas consultas e criar um tempo médio de atendimento. Assim, você pode ter uma base de quanto tempo em média você dedica a uma consulta e organizar melhor seus  compromissos do dia.

Cronômetro iClinic

Para manter esse hábito facilmente e ainda ter informação útil e de fácil acesso, o iClinic oferece a função Iniciar Atendimento.

No momento da consulta, basta um clique e o profissional de saúde mantém registrado o tempo de duração da consulta enquanto realiza todo o atendimento: anamnese, prescrições, atestados, consulta de exames etc.

Ao finalizar a consulta, o médico simplesmente clica novamente no botão e pode acessar o cálculo de Duração Média das Consultas em seu Painel Inicial, junto a outros dados estatísticos da atividade de toda sua clínica.

3. Faça pausas no decorrer do dia

É muito importante fazer pausas ao longo do dia.

Pode ser para ler um pouco, tomar um café, fazer uma caminhada ou outras atividades que você goste para um breve descanso.

Para isso, é preciso ter definidos os horários de trabalho e procurar não ultrapassá-los. Se você definiu que vai trabalhar diariamente até as 18 horas, procure ao máximo respeitar este horário e só quebrá-lo em casos de emergências.

As pausas não são e não devem ser tratadas como um luxo, mas como uma forma de manter a produtividade no trabalho durante o dia, garantindo um melhor atendimento e atenção ao seu paciente e às suas outras atividades.

Um momento de descanso renova a mente para realizar novas tarefas com mais ânimo e felicidade.

4. Tenha um hobby para chamar de seu

Médicos correndo

Ao adotar um hobby, fica mais fácil descansar longe do consultório e das responsabilidades.

Realizando atividades diferentes você consegue relaxar e certamente retornará não apenas renovado ao seu consultório médico, mas também com mais ânimo e energia para realizar suas consultas.

Um hobby é muito importante para qualquer profissional, ainda mais para quem lida com a saúde, já que o lazer é essencial para a produtividade no trabalho e para renovar as energias.

5. Não centralize as tarefas

Delegue as tarefas e evite acumular as funções que outros profissionais podem fazer.

Como um médico e dono de seu negócio, claramente você poderá acompanhar os processos, mas não quer dizer que fará tudo por conta própria.

A sugestão é ter uma equipe que cuidará de sua agenda com eficiência, um administrador para sua agenda, além de profissionais da área de saúde que podem ajudar com tarefas de rotina.

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online