Como os lembretes automáticos organizam a agenda do médico?

lembretes automáticos na organização da agenda

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Os lembretes automáticos de consulta melhoram a organização da agenda do médico, otimizam o tempo dos profissionais da recepção e ajudam a reduzir as faltas dos pacientes.

A tecnologia trouxe centenas de facilidades para a área da saúde, dentre elas, os lembretes automáticos de consulta, que fornecem um excelente auxílio para médicos e pacientes.

Com os lembretes automáticos, você alcança uma agenda médica mais organizada, já que tudo será feito de forma automatizada e instantânea.

O nutricionista Albespyerry Diniz já utilizou essa funcionalidade em seus atendimentos e aprovou os resultados. Confira o depoimento dele:

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

A Dra. Clarisse Lobo também alcançou um ótimo resultado com o uso da ferramenta:

“O uso da agenda e do SMS ajudou muito a reduzir o número de faltas da clínica.”

Neste artigo, você vai conferir 5 benefícios dos lembretes automáticos para a agenda do médico.

Continue a leitura!

5 benefícios dos lembretes automáticos para a agenda do médico

Os lembretes automáticos de consulta geralmente são enviados um dia antes das consultas via SMS ou e-mail.

Eles podem ser programados em seu software médico, com personalização de mensagem e horário. Ao habitá-los, todos os pacientes agendados irão receber os lembretes.

Dentre seus benefícios, há a otimização de tempo de todos do consultório e eliminação do problema de esquecimento dos pacientes, o que reduz as faltas.

Confira a seguir essas e outras vantagens que os lembretes automáticos trazem para sua agenda médica:

1. Evitam o esquecimento dos pacientes

Quantas vezes seus pacientes não compareceram às consultas devido ao esquecimento?

Com a correria do dia a dia, é muito comum que os pacientes se esqueçam das consultas médicas.

Para resolver essa questão, os lembretes automáticos podem ser configurados e programados para serem enviados um dia antes via e-mail ou SMS.

Também existe a possibilidade do envio dos lembretes por meio do WhatsApp com poucos cliques dentro da agenda.

Com eles, seus pacientes serão lembrados de todos os detalhes da consulta, e o problema do esquecimento será eliminado de maneira eficiente, bem menos invasiva do que um telefonema.

Uma ótima facilidade para implementar em seu consultório, não acha?

Saiba mais sobre como os lembretes de consulta ajudam a reduzir as faltas dos pacientes em nosso vídeo:

2. Otimizam o tempo dos profissionais da recepção

Quanto tempo por dia os profissionais da recepção gastam ao realizar ligações para confirmar as consultas?

Além das despesas com telefonia, os lembretes de consulta feitos de forma manual também gastam o tempo dos profissionais da recepção, que poderiam empregá-lo de forma bem mais produtiva.

Ao utilizar os lembretes automáticos, as recepcionistas não precisam ligar para cada paciente, e conseguem empregar esse tempo tanto para recepcionar pacientes, como para organizar sua agenda.

Além disso, assim que recebem os lembretes de consulta, os pacientes respondem se irão ou não comparecer à consulta, e os status dos agendamentos são atualizados de forma automática na agenda médica online.

Dessa maneira, todos os colaboradores do consultório conseguem se manter atualizados, sem marcar dois pacientes em um mesmo horário.

3. Possibilitam encaixes de horários mais eficientes

Ao serem lembrados das consultas, os pacientes respondem sim ou não àquele agendamento.

Como os status dos agendamentos mudam de acordo com a resposta, é possível realizar encaixes de forma bem mais eficiente.

Suponhamos que um paciente responda “não” a um lembrete automático enviado às 18h do dia anterior à sua consulta.

Na mesma hora, o status do agendamento mudará para “cancelado pelo paciente“, e o profissional da recepção consegue verificar, por meio da lista de espera, qual dos pacientes deseja ocupar o horário vago.

Mesmo se ele tiver ido embora na hora em que o paciente desmarcou a consulta, assim que chegar ao consultório no dia seguinte, ele verifica a lista e pode realizar o encaixe de forma rápida e eficiente.

Caso necessário, a agenda pode ser acessada de casa ou de qualquer outro lugar, tanto pelo médico, quanto pela recepcionista.

Essa é uma excelente maneira de melhorar ainda mais a experiência dos pacientes com seu consultório, e aumentar a satisfação até dos que não conseguiram agendar um horário.

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4. Reduzem os atrasos dos pacientes

Alguma vez você já realizou um atendimento de modo mais rápido do que o normal devido a atrasos?

Por mais que sejam comuns durante os atendimentos médicos, os atrasos prejudicam tanto os pacientes, quanto a organização da sua agenda.

Se um horário atrasar pela manhã, por exemplo, você pode ter todo o restante do seu dia comprometido devido a esse atraso.

Situação bem desconfortável, não concorda?

Com os lembretes automáticos, os pacientes serão lembrados dos detalhes da consulta, como o horário exato em que está marcada, e a chance de atrasarem diminui bastante.

Afinal, os atrasos também estão ligados ao esquecimento, pois assim como eles esquecem do agendamento, também podem esquecer o horário exato daquela consulta.

5. Mantém a agenda sempre atualizada

Como os lembretes são enviados de forma automática e os status são atualizados, sua agenda também fica atualizada, sempre acessível a você e aos outros colaboradores do consultório.

Com a atualização em tempo real, você consegue verificar seus compromissos a qualquer hora, de qualquer lugar, e consegue planejar de forma muito mais eficiente para seu dia a dia.

Os lembretes automáticos são uma excelente ferramenta para melhorar a satisfação dos pacientes, diminuir faltas, atrasos, otimizar o tempo dos profissionais da recepção e organizar melhor a sua agenda.

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A Mensageria, funcionalidade de envio automático por WhatsApp, permite que os profissionais de clínicas e consultórios enviem lembretes de consulta e confirmação de agendamento de forma 100% automatizada pelo sistema. 

Diferente do lembrete de consulta tradicional, em que você precisa clicar na agenda e enviar manualmente pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp do celular, a Mensageria faz todo esse processo de forma automática para você. 

Com o envio automatizado, você tem maior grantia de entrega e pode personalizar o conteúdo da mensagem, bem como o horário de envio. 

Basta que você assine a Mensageria em qualquer plano do sistema Afya iClinic.  

Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: pacientes que precisam de atendimento humano e ações de reengajamento de pacientes faltantes, por meio da lista automática de pacientes que cancelaram consultas.  

Ao contar com a automação em lembretes e confirmações de consulta, você pode reduzir as faltas dos pacientes em até 32,5%, além de converter agendamentos em atendimentos de 70% para 79,75%! 

Ou seja, com a Mensageria da Afya iClinic você pode aumentar seus atendimentos em mais de 40%.  

Além de todos esses benefícios, a solução possui gráficos e métricas inteligentes como quantidade de cancelamentos e faltas, histórico de envio e relação entre agendamentos versus atendimentos. 

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Espero que este conteúdo tenha te ajudado!

Antes de ir, não se esqueça de compartilhar com os colegas e contar aqui nos comentários como você organiza sua agenda. 😉

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