Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

A importância do RH em clínicas médicas e como obtê-lo

A importância do RH em clínicas médicas e como obtê-lo
Leia em 4 min.

A área de RH em clínicas médicas, ou recursos humanos, é a equipe responsável pela gestão dos funcionários da empresa, um setor essencial para aumentar a satisfação dos colaboradores.

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player abaixo:

Para oferecer uma boa experiência aos pacientes, antes é preciso cuidar dos profissionais que irão atendê-los e impactam diretamente na administração da clínica.

Afinal, se os seus colaboradores não estão satisfeitos, nem felizes, os pacientes vão notar e ter uma impressão negativa do local.

Por isso, é essencial investir em um setor de RH para fazer a gestão dos funcionários. Assim, você não se preocupa com atividades burocráticas, treinamento e documentação.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga com a leitura e descubra neste artigo qual é a importância e como implementar o RH em clínicas médicas.

Qual é a importância do RH em clínicas médicas?

A expressão recursos humanos se refere ao conjunto de funcionários de uma organização, como uma clínica médica ou consultório. 

A área de recursos humanos, portanto, é responsável por trabalhar diversas estratégias para aumentar a satisfação da equipe e ajudar a empresa a atingir seus resultados.

Entretanto, o termo recursos humanos traz uma carga negativa na visão de alguns profissionais, por “dar a entender” que os colaboradores são apenas recursos, e não seres humanos.

Devido a esse posicionamento, muitas empresas optam por substituir o nome tradicional (RH) e dar nomes personalizados para a área, como time de gente, gestão de pessoas ou gestão de talentos.

Essa é uma escolha pessoal de cada empresa. Não há nenhum problema em chamar de RH ou time de gente, basta pensar no que faz mais sentido para os valores da sua clínica. 🙂

Você sabia que quando um colaborador faz hora extra, e essa hora não é descontada do banco de horas da empresa, é preciso pagá-la com um acréscimo de no mínimo 50% ao valor da hora trabalhada?

Entre uma jornada de trabalho e outra, o funcionário também precisa descansar 11 horas consecutivas. 

Ele também tem o direito de optar por vender 1/3 de seu período de férias como abono pecuniário, independentemente se o empregador concorda ou não, desde que seja feito no prazo estabelecido. 

São muitas leis específicas para aprender, não concorda?

Os especialistas de recursos humanos conhecem os direitos do trabalhador melhor do que ninguém, assim como seus deveres e o papel da empresa.

Da mesma forma que os médicos são a autoridade quando falamos sobre saúde, a equipe de RH é a autoridade em gestão de pessoas. Ou seja, é vantajoso contar com esses especialistas na sua empresa.

Veja as principais funções que o RH costuma exercer e os benefícios que as acompanham:

Essas são as principais funções do RH, mas existem milhares de outras atividades que podem ser realizadas, como eventos internos, busca de novos benefícios para os funcionários, entre outros.

Como construir um RH em clínicas médicas?

Tudo depende do tamanho e da realidade da sua organização. Antes de pensar em como construir essa área, liste quais são suas necessidades e o que espera desse investimento.

Se você tem uma clínica com poucos funcionários e as demandas não são extremamente altas, é possível contratar uma pessoa que será responsável pela implementação do RH.

Caso sua empresa tenha um número considerável de funcionários e as demandas estão sempre chegando, o mais indicado é contratar vários profissionais para ter uma equipe de RH.

Dessa forma, você terá um time alinhado com os seus valores e disponível para tomar as melhores decisões dentro da sua clínica. 

Você também pode considerar a contratação de uma empresa terceirizada

Ela irá te oferecer soluções em RH e você terá uma rede de especialistas na área — prontos para te auxiliar na gestão de pessoas na sua clínica.

Veja a seguir os cinco principai setores de um RH para entender como eles costumam ser formados:

Espero que as dicas do conteúdo tenham te ajudado a entender todas as vantagens de um RH em clínicas médicas e como você pode começar a estruturá-lo.

Para receber mais artigos como este, inscreva-se na nossa newsletter:

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe sua reação aqui embaixo!

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile