É possível reformar o consultório ou clínica sem quebra-quebra, sujeira nem transtornos à agenda de atendimento.
Não raro encontro médicos angustiados com o aspecto visual de seus consultórios. Alegam que o ambiente não corresponde à qualidade do atendimento que eles oferecem.
Por outro lado se sentem engessados pois acreditam não ser possível fazer reformas por conta de vários inconvenientes, como:
Sujeira e barulho
Pó, marretadas, cheiro de cimento e outros efeitos colaterais de uma obra são incompatíveis com atendimento médico.
Por isso, dentro de clínicas e consultórios precisam ser feitas reformas sem esses dois efeitos.
Chamamos esse tipo de de obras de “secas” ou “limpas”.
Interferência na agenda
Agendas lotadas e constantes “encaixes” de pacientes de última hora são rotina comum nos consultórios.
Portanto, torna-se impossível interromper o atendimento durante duas, ou três semanas.
Por isso as obras devem ser rápidas ou, como chamamos, “externas”, em que a maior parte dos trabalhos são feitos fora da clínica e depois instalados no ambiente em poucas horas.
Alterações no imóvel
Outro impedimento comum acontece quando a clínica está em um imóvel alugado, e o proprietário não autoriza mudanças ou se nega a participar dos custos da reforma.
Isso desanima qualquer investimentos num imóvel que poderá ser deixado depois.
Para isso, o ideal é utilizar recursos de construção e interiores que não sejam incorporados ao edifício, mas apenas sobrepostos.
Soluções para reformar o consultório
Existem várias soluções no mercado que podem ser montadas fora da clínica e depois apenas instaladas nos espaços de forma rápida, limpa, seca e reversível.
Essas opções podem dar um “up” no espaço da clínica em pouco tempo, mas com efeitos surpreendentes.
Vejamos alguns exemplos:
Vidro leitoso ou colorido
Os painéis de vidro não transparentes são quase mágicos.
A superfície lisa, homogênea e quase brilhante do vidro atribui um ar de sofisticação e tecnologia ao ambiente de forma instantânea.
Podem ser aplicados sobre outras superfícies e podem constituir divisórias ou portas sozinhos. Numa manhã de domingo o ambiente muda de cara.
Espelhos
Assim como os vidros, o espelho pode ser aplicado sobre paredes e móveis, como bancadas e mesas, de forma muito rápida e limpa.
Ideais para ambientes pequenos, o espelho transmite uma sensação de amplitude e limpeza.
Por exemplo, pode-se cobrir uma parede de azulejos num lavabo, promovendo um salto incrível na percepção de qualidade do ambiente e de forma muito rápida!
Painéis de madeira
Se a sensação a ser agregada ao ambiente é de acolhimento, recomendo materiais mais “quentes” e aconchegantes como a madeira.
Como os vidros, os painéis de madeira são confeccionados fora do consultório e rapidamente aplicados sobre paredes e móveis em poucas horas.
Se você preferir um material mais “lavável”, uma boa alternativa é revestir o painel de MDF com laminado melamínico (a popular “fórmica”). Existem padrões texturizados que imitam tecidos muito bem.
Piso sobre piso
Se o problema é o piso, há duas formas de aplicar pisos novos sem precisar remover o existente.
A opção mais rápida é o piso laminado, de madeira processada. Esse piso é aplicado sobre uma manta sintética e as peças são encaixadas uma na outra.
Em menos de um dia pode ser aplicado sobre todo o consultório, sem sujeira. Outra vantagem é que se o imóvel não for seu, ao deixá-lo, você pode levar seu piso com você.
Mas, se for um ambiente que exige lavagens mais intensas do piso, esta opção pode não ser a mais adequada.
Ainda assim, é possível aplicar porcelanato diretamente sobre o piso existente, quase tão rápido quanto o laminado.
Os principais inconvenientes do porcelanato são: a aplicação faz mais sujeira (atenção para marcas nas paredes), é preciso aguardar um tempo para voltar a apoiar os móveis e nos dias subsequentes você poderá sentir aquele cheiro de cimento dentro do consultório, que pode desagradar seus pacientes.
Para os dois casos, fica aqui uma advertência: certifique-se antes se as portas não precisarão ser recortadas embaixo, para poder abrir sobre o piso que agora é mais alto.
Vale a pena investir
O ambiente em que você recebe e atende seus pacientes tem muita influência sobre a percepção que ele tem dos seus serviços.
Materiais de acabamento, móveis e seus estados de conservação e limpeza, provocam sensações que são associadas a você e à qualidade de seus serviços, mesmo que de forma inconsciente.
Você perceberá isso facilmente ao responder a uma simples pergunta: por que você se veste bem, com roupas limpas e se preocupa em ter uma aparência asseada quando vai atender seus pacientes? Pois é: com os espaços acontece o mesmo.
A boa notícia é que é sim possível dar um belo “up” no seu consultório sem medo disso interferir na sua rotina de atendimento.
Vale a pena investir e melhorar ainda mais a satisfação de seus pacientes!
Sobre o autor:
Arquiteta Ellen Hardy, pós-graduada em Administração Hospitalar, se realiza profissionalmente ajudando hospitais e clínicas a incrementarem a funcionalidade, o humanismo e a sustentabilidade de seus edifícios.