Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Guia completo: como montar seu consultório

Guia em 5 capítulos sobre como montar seu consultório

Para montar seu próprio consultório é preciso ter um planejamento estratégico e saber como realizar uma gestão médica de excelência. Veja aqui algumas dicas incríveis do nosso guia completo sobre como montar um consultório.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Clique no player aqui embaixo para escutar o áudio:

Você tem um sonho de montar seu consultório, mas ainda não sabe por onde começar ou como organizar sua gestão?

Para os profissionais que além de serem médicos, também desejam se tornar empreendedores e abrir seu próprio negócio, saber como montar um consultório da melhor forma é essencial.

Pensando em facilitar esse processo, nós elaboramos um guia completo sobre como montar seu consultório da melhor forma. 

Confira a seguir algumas dicas que trazemos nesse conteúdo exclusivo. Boa leitura!

Principais passos para montar seu consultório

Para montar seu consultório da melhor forma é preciso pensar com cuidado mesmo nos pequenos detalhes.

Pensando em facilitar esse processo, separamos alguns passos fundamentais que não devem ser deixados de lados. Acompanhe!

Faça um estudo de viabilidade

Você sabe se o seu consultório é mesmo viável?

A maioria dos pequenos negócios no Brasil fecham em menos de cinco anos, segundo o IBGE. As clínicas e consultórios médicos se encontram nessa categoria, e essa estatistíca acontece principalmente pela falta de um estudo de viabilidade.

Quando questionamos se o seu consultório é viável, falamos de vários aspectos, como dinheiro e concorrência. 

Antes do consultório começar a retornar seus investimentos e gerar lucro, normalmente leva um tempo até ele se auto sustentar. 

Você precisa estar preparado para um começo apertado, e verificar se realmente possui essa renda financeira no momento, se não, pode sair com um grande prejuízo.

Uma boa dica que pode facilitar esse começo é se aliar a um convênio médico

Atendimentos por convênio são mais fáceis de serem marcados, por conta da alta procura, e você pode focar na fidelização dos pacientes, garantindo uma renda frequente.

Também procure pesquisar se a área que você pretende atuar está em alta ou não no local onde você planeja construir seu consultório. 

Imagine abrir um consultório pediátrico em um bairro familiar onde já existem três estabelecimentos médicos da mesma especialidade. Não parece ser uma boa opção, certo?

Após conferir se seu negócio é viável, é hora de começar a planejar.

Elabore um planejamento estratégico

Já sabe como seu consultório irá funcionar na prática e como regularizá-lo?

Esse é um dos momentos mais trabalhosos na hora de montar um consultório: preparar um planejamento estratégico.

Um dos primeiros passos é decidir qual será o local do seu negócio. Uma boa dica é pensar em qual tipo de paciente você deseja atrair, e em que região da cidade ele se encontra. 

O imóvel também é uma escolha muito importante, afinal, ele precisa atender às exigências dos órgãos regularizadores, e permitir criação de espaços como uma recepção, sala de atendimento, entre outros.

Além disso, você também precisa planejar o tamanho da sua equipe de colaboradores. Você terá apenas uma recepcionista? E quanto à limpeza do consultório, contratará uma empresa de limpeza ou funcionários?

Planejar cada passo ajuda a evitar erros comuns, pois assim você tem uma ideia de quanto irá gastar nessa abertura, e poderá se planejar melhor para quaisquer imprevistos. 

Estude sobre gestão de consultórios médicos

Muitos médicos administradores cometem um erro fatal na hora de abrir um consultório: focam apenas no atendimento aos pacientes e deixam de lado a gestão.

Apesar de sua principal vocação ser cuidar dos seus pacientes, para conseguir fazer isso de forma plena, é necessário ter conhecimento sobre conceitos básicos de administração para manter seu negócio funcionando.

Pensar em qual tipo de comunicação utilizar com seus pacientes, como funcionará a divulgação do seu consultório, de que forma avaliar os resultados do mês, tudo isso precisa estar incluso na sua rotina.

Parece ser muito complicado fazer tudo isso sozinho, mas com a ajuda de ferramentas como sistemas médicos, alguns desses processos podem ser otimizados e até mesmo feitos de formas automáticas.

Montar seu consultório com certeza não é uma tarefa fácil, mas é um passo extremamente importante na sua carreira médica, principalmente se seu objetivo é se tornar um destaque em sua especialidade.

Seguir esses passos já facilita bastante esse processo, e essas são apenas algumas dicas disponíveis no nosso guia gratuito sobre como montar seu consultório. 

Quer ter acesso ao conteúdo completo? É só clicar aqui embaixo e fazer o download gratuito:

Acha que está pronto para montar seu próprio consultório? Conte pra gente aqui embaixo como está sendo seu planejamento, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Sair da versão mobile