Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Foco total nos pacientes: como o Dr. Valdir obtém isso com o iClinic?

Foco total nos pacientes: como o Dr. Vitor obtém isso com o iClinic?

Administrar o próprio consultório e conseguir ter foco total nos pacientes não são objetivos simples de serem alcançados, principalmente, se você não conta com um software médico no dia a dia. 

Para ter uma ótima administração e agilidade no atendimento, é fundamental contar com a ajuda da tecnologia. Além disso, ela também contribui para uma segurança de dados de excelência.

O Dr. Valdir, assim como muitos profissionais de saúde, sabe que para oferecer o melhor atendimento possível para seus pacientes, é essencial continuar se especializando e inovando.

Continue a leitura e descubra como o pediatra conquistou estabilidade na carreira médica da melhor forma.

Aproveite o conteúdo!

Conheça um pouco da carreira médica do Dr. Valdir Vitor

O Dr. Valdir ingressou na faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto em 1980, e em 1986, começou a especialidade de pediatria no Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

“Sempre quis ser médico porque sempre achei importante ajudar o ser humano nos maiores momentos de dificuldade da vida dele. A função principal do médico é diminuir a dor do paciente e aumentar sua qualidade de vida.” 

Durante sua vida acadêmica, o profissional se interessou pela parte clínica da Medicina, mas se encantou ainda mais com a pediatria. 

“A pediatria é uma especialidade em que o médico tem que ter conhecimento geral e, o mais importante de tudo, temos a honra de acompanhar o desenvolvimento do ser humano, desde quando nasce, até se tornar adulto.”

Além da carreira médica, o Dr. Valdir também possui uma vasta experiência com liderança. 

Fui diretor clínico da UNIMED 24 horas durante seis anos. Na diretoria clínica, era responsável não só pela área de pediatria, mas por todo o pronto-socorro.”

O Dr. Valdir também já foi presidente regional da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) de Ribeirão Preto durante três anos, até o final de 2019.

“Foi uma experiência interessante, porque é muito importante propor a educação médica continuada. Nós batalhamos muito para que os pediatras estivessem sempre atualizados, a pediatria é muito abrangente. Se você só fica com conhecimento da residência, o mundo evolui, e você fica para trás.”

Além de todas essas experiências, o pediatra também foi presidente do Congresso da UNIMED de Ribeirão Preto, o terceiro maior do país em  pediatria, durante 4 mandatos. 

Por que o Dr. Valdir Vitor escolheu o iClinic?

“Já tive o Personal Med, mas queria um software médico mais atualizado, que me proporcionasse uma liberdade de movimento. Um software apenas para computador de consultório é limitado.”

“Mãe manda WhatsApp, liga o dia inteiro, tenho mais de 7 mil pacientes cadastrados. Um software na nuvem ajuda muito, pois consigo enviar receitas para mães quando necessário. Eu precisava de um software mais moderno.”

O Dr. Valdir tem seu próprio consultório há 30 anos, e a tecnologia é fundamental para sua rotina médica.

“Pediatria é uma especialidade em que a mãe precisa ter um contato muito próximo. Busco sempre dar um retorno sobre o tratamento, e deixo à disposição o  meu contato para o que for necessário. A dedicação e comprometimento são ferramentas importantes. Mas, hoje em dia, precisamos agregar outros valores, e a tecnologia vem para isso.”

Entre os valores que os softwares médicos podem oferecer, o pediatra citou a agilidade no atendimento, que proporciona ainda mais tempo para os profissionais de saúde. 

“Papel nunca mais. Software acumula informações, me permite dar várias orientações via e-mail, online, por impressão. Com um software médico consigo dar mais atenção para meus pacientes.”

Quais são as funcionalidades favoritas do Dr. Valdir Vitor?

“A agenda personalizável, envio de e-mails para aniversariantes. Posso acessar de qualquer lugar, tendo acesso às informações a qualquer momento. A prescrição por assinatura digital também é muito importante.”

Além de todas essas funcionalidades, os lembretes de confirmação de consultas automáticos também ajudam o Dr. Valdir nas ausências no consultório. 

“Os pacientes gostam das confirmações de consultas. Na pediatria o absenteísmo é grande. Como costumo dizer, hoje em dia a maior moeda do mundo não é o dólar, nem o euro, é o tempo. Se o paciente não vem, você está perdendo. Então os lembretes ajudam muito.”

Em sua entrevista, realizamos a seguinte pergunta: com a sua experiência em liderança, você afirmaria que um software médico é um recurso importante para os médicos?

“Sem dúvida. No pronto-socorro da UNIMED 24 horas era tudo papel há 6 anos. Quando entrei no núcleo administrativo, nós informatizamos o pronto-socorro. O médico precisa se informatizar, ajuda muito no contato com o paciente.”

O Dr. Valdir também enfatizou a importância de um software para a gestão financeira dos consultórios. 

“Isso ajuda muito a manter seu consultório. Você pode ter um controle financeiro muito melhor, saber questões como o convênio mais usado por seus pacientes. É uma maneira de administrar o consultório de forma mais clean e objetiva.”

O pediatra deixou muito claro que a tecnologia, quando utilizada de forma correta, proporciona diversos benefícios para os profissionais de saúde, principalmente para os pacientes. 

Isso inclui, também, a Telemedicina e suas vertentes, como a Teleconsulta, funcionalidade já disponível no iClinic. 

“A discussão sobre Telemedicina vem evoluindo há muito tempo. A Medicina se divide principalmente em anamnese e exame físico. Boa parte das doenças, conseguem ser diagnosticadas com a anamnese. Porém, existem outras  que exigem avaliação presencial. Para algumas especialidades, a Telemedicina é totalmente viável. Tem muita coisa para evoluir, mas não acredito que a Telemedicina irá regredir.”

Administrar seu próprio consultório há 30 anos, ser presidente e também diretor clínico são responsabilidades que exigem muita dedicação, mas o Dr. Valdir obteve todas essas conquistas com excelência.

Para conhecer todas as funcionalidades citadas no caso de sucesso, experimente gratuitamente o iClinic, clicando na imagem abaixo:

Contatos do Dr. Valdir Vitor:

Endereço: Rua Altino Arantes, 1247, Ribeirão Preto

E-mail: drvvsantos@gmail.com

Telefone: (16) 3625-7005 e (16) 99615-0615

Sair da versão mobile