A rotina do médico inclui muitas vezes a leitura e/ou escrita de textos em inglês. Apesar da familiaridade com a língua, essa nem sempre é uma tarefa simples e acaba demandando bastante tempo. Selecionamos algumas ferramentas online e gratuitas que podem te ajudar.
Nos artigos científicos, é comum a presença de acrônimos para simplificar a compreensão. No entanto, apesar de algumas siglas já conhecidos, nem tudo é totalmente dedutível, o que acaba, na verdade, dificultando a leitura em outra língua.
Para agilizar e facilitar esse processo, existem ferramentas na Internet que podem te ajudar na hora da dúvida. Uma delas é o site Allacronyms, que traz uma lista de centenas de acrônimos médicos, desde os mais conhecidos, até os raramente mencionados.
Isso também funciona ao contrário. Se você está escrevendo um artigo em inglês e não tem muito domínio sobre as siglas americanas, pode usar o site para consultar a forma correta.
Entre as abreviações mais populares, temos:
- ICD (International Classification of Disease)
- CAD (Coronary Artery Disease)
- ACS (Acute Coronary Syndrome)
- CTA (Clear To Auscultation)
- PTA (Physical Therapy Assistant)
- CAP (Community Acquired Pneumonia)
- LAD (Left Anterior Descending Coronary Artery)
- CMP (Center for Medical Progress)
- AMS (Altered Mental Status)
- PNA (Pneumonia)
Para escrever melhor em inglês
Recentemente, a Universidade de Cambridge lançou um serviço online gratuito, o Cambridge English Write & Improve, que avalia e pontua as habilidades de escrita dos aprendizes, fornecendo um rápido feedback sobre ortografia, vocabulário, gramática e estilo de escrita em inglês.
O processo é também muito simples e rápido. O site exige apenas um cadastro. Após a escolha do tema, basta enviar seu texto e aguardar a correção.
Outra ferramenta que pode te ajudar a escrever melhor em inglês é o Grammarly, um plugin para o navegador que corrige em tempo real o que você está escrevendo. Ele funciona de maneira similar aos processadores de texto mais famosos do mercado, como Microsoft Word e LibreOffice Writer.
O diferencial é que ele também corrige tempo verbal, sugere sinônimos que enriquecem a leitura e explica por que certas palavras e expressões devem ou não ser usadas em determinados textos.
Sobre o autor:
Esse texto foi produzido pela equipe PEBmed. “Temos como principal objetivo ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 60 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita.”