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Guia definitivo de Facebook Ads para médicos

Guia definitivo de Facebook Ads para médicos

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook, a maior rede social do mundo. Por meio dele, os médicos podem criar anúncios personalizados para cada perfil de paciente.

Você já recebeu um panfleto ou cartão de uma loja que não tinha nenhum interesse, e apenas jogou fora? Investir em anúncios que não trazem retorno é um dos erros mais comuns dos profissionais.

Diferente do marketing tradicional, a segmentação de público do Facebook alcança exatamente a audiência que você deseja, e divulga seu serviço para as pessoas mais propensas a agendarem consultas.

Em 2020, o Facebook alcançou a marca de 3 bilhões de usuários ativos por mês.

Segundo outras estatísticas, há mais de 80 milhões de páginas de negócios na rede social, e 44% dos consumidores admitem que o Facebook influencia seus comportamentos de compra.

Todos esses dados mostram o grande potencial do Facebook Ads para médicos que desejam atrair mais pacientes e investir no marketing digital.

Continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre esse sistema!

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O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga que você pode utilizar para criar diferentes anúncios, aumentar seu ROI (Retorno sobre Investimento), e atrair pacientes.

A plataforma possibilita a criação de diferentes públicos com segmentações como localização, idade, interesses, tudo para divulgar seu serviço para seus potenciais pacientes, ao invés de um público genérico.

O Facebook é uma escolha natural em qualquer estratégia de marketing digital, porque é muito provável que seu público esteja nele. Se você não tem certeza desse dado, faça uma pesquisa com seus pacientes.

O resultado deve mostrar que pelo menos metade dos seus clientes estão nessa rede social.

Para entender, na prática, como o Facebook Ads funciona, veja a seguir seus principais tipos de anúncio:

É importante lembrar que o Facebook comprou o Instagram em 2012. Portanto, você também pode programar anúncios no Instagram pelo próprio Facebook.

Quer aprender mais sobre o Instagram para médicos? Baixe nosso material gratuito:

Termos básicos para entender o funcionamento do Facebook Ads para médicos

Para quem ainda não conhece profundamente os termos do Facebook Ads, entender como ele funciona pode parecer complexo e confuso.

Pensando nisso, vou explicar os termos básicos desse sistema para você não ficar perdido na hora de criar seus anúncios. Dê uma olhada!

Muitos termos e áreas escondidas do Facebook Ads, não concorda?

Lembre-se que você também pode contar com a ajuda de agência de marketing especializada na área da saúde, se não tiver tempo para gerenciar seus anúncios sozinhos.

Porém, mesmo que você conte com uma agência, é importante entender o funcionamento do Facebook Ads para médicos. Assim, você não fica totalmente dependente da empresa.

Veja a seguir nosso guia completo para criar seus próprios anúncios. Acompanhe!

Facebook Ads para médicos: passo a passo completo

Antes de usar o Facebook Ads, é necessário ter uma página comercial no Facebook. Se ainda não tem uma, crie sua página, e depois volte para este guia. 😉

Caso queira apenas impulsionar uma publicação, é só escolher uma, e clicar no botão “Impulsionar/Turbinar publicação”. Você vai poder configurar suas metas, público, orçamento, duração, entre outros.

Agora vou ensinar a criar anúncios do zero, e o passo a passo que vou mostrar é baseado no Gerenciador de Negócios, mas você também pode usar a Central de Anúncios futuramente.

1. Escolha seu objetivo

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é pensar nos seus objetivos. No Gerenciador de Negócios você pode escolher objetivos como reconhecimento de marca, aumento de tráfego, entre outros.

Passe o mouse por cima de cada objetivo para ver uma pequena explicação do próprio Facebook, assim, fica mais fácil entender a melhor opção para o seu consultório.

Após selecionar seu objetivo, desça até o final da página. Você pode escolher o nome da sua campanha, e ativar ou não o teste A/B e a otimização de orçamento da campanha.

A otimização de orçamento permite que você defina seu investimento como diário ou vitalício (valor total dividido pelo período em que a campanha estiver ativa).

Depois, é só clicar em “Configurar conta de anúncios”.

Quer conhecer outras redes sociais além do Facebook? Assista ao vídeo abaixo para descobrir mais benefícios dessas mídias:

2. Segmente seu público

O público da sua campanha será impactado pelos seus anúncios. Você pode configurar de acordo com características como:

Nesta etapa, é essencial conhecer sua Buyer Persona, ou seja, o perfil do seu paciente ideal. Porque quanto mais você conhecer, maiores as chances de atingir pessoas com esse perfil.

Imagine que você tenha realizado uma pesquisa com seus pacientes, e chegou a conclusão que 60% do seu público são mulheres, entre 24 a 37 anos, em um relacionamento estável, que adoram viajar.

Na segmentação de público do Facebook, você consegue selecionar todas essas características, além de selecionar a região do seu consultório. Dessa forma, você cria uma excelente oportunidade de atrair pacientes.

3. Selecione o posicionamento do anúncio

Após escolher seu público, é preciso decidir o posicionamento do anúncio, ou seja, em qual local da rede social ele vai aparecer para os usuários.

Você pode escolher manualmente, ou optar pelo posicionamento automático, que é o mais recomendado pelo Facebook, pois o algoritimo vai definir as melhores posições de acordo com seu orçamento.

Ah, também é possível divulgar no Instagram, mesmo sem ter uma conta.

Para aprender mais sobre marketing digital, baixe nosso material grátis:

4. Estabeleça seu orçamento

No Facebook Ads, você controla o quanto gasta. Seu orçamento é referente ao dinheiro que você deseja gastar, e o valor gasto é o que, de fato, foi gasto do seu orçamento total.

Isso significa que você pode definir um orçamento de R$500,00, mas ter um gasto de R$437,00. Tudo vai depender do desempenho do seu anúncio e da duração do tempo que você determinou.

Imagine que um médico tenha estabelecido o período de duas semanas para um anúncio, e definiu um orçamento de R$700. Agora, ele precisa escolher entre os dois tipos de orçamento:

Os R$700,00 podem ser o limite máximo para o período inteiro de veiculação, assim, o profissional não gasta mais do que pode.

Lembre-se que os preços de anúncios do Facebook funcionam como um leilão. Os anúncios competem entre si por impressões, e cobram apenas pelo número de cliques ou impressões.

Ou seja, quanto mais cliques/impressões, maior será seu gasto, mas isso também significa que seu anúncio está alcançando pessoas.

Você pode pagar os anúncios automaticamente com seu cartão, ou usar o pagamento manual, como boleto bancário.

Caso tenha alguma dúvida sobre como a cobrança de anúncios é feita pelo Facebook, leia este artigo da central de suporte da plataforma.

5. Crie o conteúdo do anúncio

Lembra dos principais tipos de Facebook Ads do início do artigo?

Na hora de criar o conteúdo do seu anúncio, você seleciona qual deseja veicular, como uma imagem, um carrossel, um vídeo, animação, e assim por diante.

O ideal é contar com a ajuda de um designer e um redator para criar seus anúncios, ou uma equipe de marketing.

Existem algumas boas práticas que todo conteúdo, independente do formato, deve seguir:

Ao seguir essas práticas, você fortalece ainda mais seu Facebook Ads.

Depois de criar seu anúncio, não se esqueça de acompanhar as métricas e resultados. Eles irão mostrar o que está dando certo, e mostrar pontos de melhoria.

Com o Facebook Ads para médicos, muitas clínicas e consultórios estão se destacando no mercado, e chamando a atenção de pacientes. Não fique de fora dessa tendência!

Para aprender mais sobre essa rede social, baixe gratuitamente nosso eBook:

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