Entenda de que forma pacientes podem se tornar aliados na divulgação da sua clínica!
Você sabe como funciona uma estratégia de recomendação para clínicas? Com os avanços tecnológicos, também surgiram novos caminhos para marketing e divulgação de serviços. Podemos dizer que “a propaganda continua sendo a alma do negócio” e, portanto, é importante sempre inovar e criar nesse sentido.
O marketing de recomendação consiste em transformar o seu paciente em um verdadeiro agente de marketing. De que forma? Simples! Oferecer um atendimento que o deixe realmente satisfeito fará com que ele, por livre e espontânea vontade, fale bem da sua clínica para amigos e familiares. É dessa forma que surgem as famosas indicações que, em larga escala, tendem a aumentar o movimento do seu estabelecimento de saúde.
Se você se interessa por esse canal de marketing, mas simplesmente não sabe por onde começar a implantá-lo, acompanhe abaixo nossas dicas.
Ofereça um atendimento de excelência
Para que o paciente queira recomendá-lo às pessoas que estima, o seu atendimento precisa ser diferenciado. E isso não se resume apenas às consultas e diagnósticos: o atendimento de excelência começa na recepção, a partir do momento que o paciente adentra a sua clínica. Para isso, é importante implantar uma espécie de padrão de atendimento: oferecer treinamentos aos seus colaboradores permite que todos trabalhem alinhados a esse objetivo.
Crie um ambiente receptivo e acolhedor
Contar com sistemas de gestão que mantêm informações pessoais e de atendimento aos pacientes permite uma localização rápida desses dados assim que um paciente chega (ou liga para) a clínica. É dessa forma que ele se sente mais exclusivo e acolhido. Além disso, o ambiente deve ser agradável. Uma recepção bem organizada, com revistas, música ambiente, água e café é uma sutileza capaz de encantar as pessoas.
Potencialize o boca a boca
Com atitudes humanizadas, é natural que o seu paciente sinta vontade, por si mesmo, de recomendar a sua clínica. Ainda assim, você pode dar uma “mãozinha para ele”, com estratégias que ajudam a estimular essa prática. Para isso, você pode usar as redes sociais, tão presentes na vida das pessoas atualmente. Com o compartilhamento de um único post da sua clínica, o seu paciente pode compartilhá-lo a dezenas de pessoas. Daí a importância de oferecer conteúdos relevantes e incentivar o compartilhamento.
Estabeleça parcerias com outras especialidades
Uma forma de aumentar o número de pacientes em sua clínica se dá a partir de parcerias com especialistas em outras áreas da medicina. Assim, você pode divulgar o trabalho de outros profissionais enquanto eles divulgam o seu. Tal amplitude do seu trabalho também ajuda na fidelização e satisfação de pacientes. E não se esqueça: paciente satisfeito é um dos melhores canais de divulgação para a sua clínica.
Como se pode ver, uma boa estratégia de recomendação para clínicas pode fazer muito pelo seu sucesso. A partir dela, é possível conquistar uma posição de destaque e começar a construir o caminho para tornar-se referência em sua área de atuação.
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