Dia do Médico – 18 de outubro: qual a sua origem?

Dia do Médico – 18 de outubro: qual a sua origem?

Yasmim Mayumi Dra. Luciana Lessa Gestão da Clínica

Leia em 2 min.

Última atualização em 24/11/2021 por Yasmim Mayumi

O Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, é uma data de origem cristã que homenageia São Lucas, considerado o patrono e protetor dos médicos desde o século XV.

Escute o áudio do artigo, é só clicar no player abaixo:

Segundo a Dra. Luciana Lessa, ser médico significa:

“Usar a dedicação e o conhecimento adquirido para amenizar as dores e os sofrimentos dos pacientes, sendo recompensado pelo alívio e cura proporcionados aos outros.”

Ao refletir sobre essa profissão tão essencial, surgem questionamentos como: qual é a origem do Dia do Médico? Qual é a sua importância? Ele é o mesmo em todos os países? Como comemorá-lo?

Leia este artigo para tirar todas as suas dúvidas e descubra como presentear os médicos nessa data tão especial.

Qual é a origem do Dia do Médico?

São Lucas nasceu em 18 de outubro no século I depois de Cristo e exerceu a Medicina. Alguns historiadores acreditam que o santo estudou Medicina na Antioquia, cidade que hoje estaria no território sírio.

Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, sendo seu evangelho o terceiro em ordem cronológica. 

Outros países com forte influência cristã, como Itália, Bélgica, Polônia, Portugal, França e Espanha também comemoram o Dia do Médico nessa mesma data.

Comemorar o Dia do Médico é uma forma de homenagear todos os profissionais que dedicaram suas vidas para cuidar das nossas, além de ser uma forma de lutar para que os médicos tenham condições de trabalho melhores e mais qualidade de vida.

Dia do Médico em outros países

Nos Estados Unidos, o Dia do Médico é celebrado em 30 de março, porque foi nessa data em 1942 que a primeira anestesia foi aplicada em um paciente.

Na índia, essa data é comemorada em 1º de julho, em homenagem ao médico Bidhan Chandra Roy, e no Canadá a médica homenageada é Emily Stowe (primeira mulher médica do país), em 1º de maio.

Ou seja, nem todos os países comemoram o Dia do Médico com base na origem cristã, muitos escolhem homenagear profissionais que foram importantes para a história do país.

Como presentear os profissionais no Dia do Médico?

Muitos pacientes e colegas de profissão decidem presentear os médicos como forma de reconhecimento e gratidão pelos seus serviços.

O ideal é pensar no que seu colega ou seu médico gosta: será que ele gosta de receber chocolate ou prefere presentes úteis? Quais são seus hobbies?

Você pode, por exemplo, divulgar nosso curso gratuito exclusivo para o Dia do Médico sobre marketing digital. Use uma mensagem como esta:

Olá, Dr. iClinico, tudo bem? 

Queria te parabenizar pelo Dia do Médico, obrigada por se dedicar a cuidar da vida das pessoas e por melhorar a minha. 

Sei que você está constantemente melhorando suas habilidades e aprimorando seus conhecimentos, por isso decidi compartilhar este curso gratuito que a iClinic liberou como presente no dia dos médicos: https://educacao.iclinic.com.br/product/marketing-digital-para-medicos  

Tenho certeza que você fará bom proveito! Até logo e parabéns novamente pelo seu dia.

Uma ótima maneira de presentear seu médico, não concorda? Você também pode compartilhar nossos materiais gratuitos para acrescentar ainda mais ao seu presente.

Espero que este conteúdo tenha solucionado suas dúvidas sobre o Dia do Médico. Deixe um comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus colegas!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.

Sobre o revisor

Dra. Luciana Lessa

COO da Medicinae Solutions, a única plataforma de antecipação de faturas médicas do Brasil. Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Cirurgiã Geral, MBA de Executivo em Saúde pela FGV, Health Management pela UPENN, Design Thinking na D.School - Stanford, possui mais de quinze anos de experiência no setor.