A relação entre médico e paciente é conhecida há tempos e sob as mais diversas formas, sempre acompanhada de comentários com admiração, dúvidas e até mesmo críticas, dependendo do caso. Esta relação, muitas vezes contraditória, é o tema do nosso post que convida você a refletir: como você trata seus pacientes?
Atendimento
Os grandes avanços da ciência e da medicina trouxeram inúmeros benefícios para os pacientes. O problema é que com eles, também vieram certo distanciamento entre médico e paciente, seja pelos atendimentos automatizados ou pelo menor tempo disponível para o contato entre enfermo e profissional. Pacientes necessitam de atendimento adequado e, muitas vezes, personalizado.
Fator tempo
Justamente por causa do tempo, muitos pacientes são tratados rapidamente e observados de forma errada.
Devido a alta demanda de pacientes e falta de tempo na rotina médica, profissionais de saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais fonoaudiólogos e nutricionistas ganham cada vez mais importância. Eles facilitam o processo de tratamento, dando suporte aos médicos e por este motivo também possuem o dever de proporcionar um atendimento mais próximo e humanizado.
É dever de cada profissional de saúde organizar seu tempo a fim de atender os pacientes de forma adequada, proporcionando cuidados e atenção de qualidade.
A necessidade do contato
Exames e ferramentas externas, mesmo que necessárias, não dispensam o contato físico.
Além disso, o diálogo possibilita sem dúvida uma investigação mais profunda, além de estabelecer uma relação mais próxima. O médico e escritor Abraham Verghese ressalta a importância da conversa e do contato físico entre médico e paciente antes que qualquer procedimento que use tecnologia seja proposto.
Mudanças
Apesar de na correria do dia a dia muitas vezes etapas fundamentais entre a relação médico-paciente serem deixadas de lado, nota-se uma crescente preocupação dos profissionais de saúde em melhorar esta relação. Para isso, é recomendado que de tempos em tempos você pare para refletir como tem sido sua abordagem com seus pacientes, identificar os pontos positivos e negativos, definindo mudanças para contornar estes últimos.
Para aumentar sua produtividade e ter mais tempo para cuidar dos seus pacientes, um bom sistema de prontuário eletrônico é imprescindível. O iClinic pode colaborar em muito neste aspecto, clique e experimente gratuitamente.
Você conhece outros pontos que merecem ser refletidos sobre a relação entre médico e paciente? Compartilhe-os com a gente nos comentários abaixo