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Como os cardiologistas melhoram a relação médico-paciente com o iClinic?

Como os cardiologistas melhoram a relação médico-paciente com o iClinic?

Os cardiologistas são especialistas em uma das áreas médicas que mais possuem investimento em tecnologia. Com a ajuda do software médico iClinic, é possível melhorar a relação médico-paciente.

A cardiologia é uma especialidade essencial da área de saúde.

Afinal, segundo a Demografia Médica de 2020 do CFM, ela é a 8º especialidade com maior número de especialistas, e dobrou o número de residentes desde a penúltima pesquisa.

Para cuidar de pacientes e garantir o engajamento durante o tratamento, os cardiologistas precisam construir uma relação duradoura com seus pacientes e fidelizá-los.

Neste artigo, você vai descobrir como o software médico iClinic auxilia os especialistas a alcançarem esse objetivo.

Acompanhe!

5 diferenciais do iClinic que os cardiologistas usam para melhorar a relação médico-paciente

Fidelizar pacientes é uma preocupação que todos os médicos possuem. Não apenas porque fidelizar é bem mais barato do que atrair novos pacientes, mas também por causa do engajamento e prevenção da saúde.

A única forma de verificar se o tratamento está sendo seguido, é construindo uma boa relação.

Veja a seguir como os 5 diferenciais do iClinic te ajudam nessa jornada.

1. Todas as informações do paciente ficam em um único local

Todo cardiologista sabe a quantidade de informação necessária para diagnosticar um paciente e prescrever um tratamento.

É preciso conhecer sua rotina, saber se é fumante ou não, os hábitos alimentares, quantas vezes faz exercício por dia, estado mental, nível de estresse, entre outras características.

Para registrar todos esses dados com um raciocínio clínico lógico, é essencial contar com a ajuda de um sistema com cadastro de pacientes e prontuário eletrônico.

O cadastro de pacientes do iClinic permite que você adicione dados pessoais, dados complementares (etnia, estado civil, profissão, dados de familiares), além de convênios e um histórico de consultas automático.

Ou seja, ao atender os pacientes pelo sistema, você consegue saber os status dos agendamentos, quantas vezes aquele paciente foi atendido, em qual data e em quais horários.

O prontuário eletrônico é outro diferencial, porque além de ser completamente personalizável, também é possível anexar arquivos, imagens e exames como eletrocardiogramas ou ecocardiogramas.

Caso deseje, você consegue gerar gráficos e tabelas com informações dos exames do paciente dentro do prontuário.

Além disso, é possível adicionar as tags do paciente, etiquetas que registram informações como alergias, hobbies, entre outros lembretes que você deseja recordar nas próximas consultas.

Imagine que um dos seus pacientes seja apaixonado por cachorros e tenha 7 em sua casa, por isso, fica constantemente preocupado por deixá-los sozinhos por muito tempo.

Além de ser uma anotação importante para o prontuário, você também pode adicionar uma tag de “tem 7 cachorros” para puxar assunto na próxima consulta.

Assim, você mostra ao paciente que lembra de pequenos detalhes e se importa não apenas com o tratamento, mas em criar uma conexão verdadeira.

Assista nosso vídeo para ver como o prontuário iClinic funciona na prática:

A prescrição médica eletrônica integrada ao prontuário iClinic e a ferramenta iClinic Rx, também mostra tudo que você já prescreveu para seus pacientes.

O melhor é que todos esses dados ficam centralizados e armazenados na nuvem. Isso significa que eles não ocupam nenhum espaço físico do seu consultório.

Essa vantagem foi essencial para o cardiologista Sergio Duccini:

“Hoje eu devo estar com mais de 2.500 pacientes cadastrados. Faz quatro anos que uso o iClinic. Imagina o espaço que precisaria para guardar todos os prontuários. Com minha média de 3 a 4 pacientes novos por dia, multiplica isso pelo ano todo, não existe espaço suficiente.”

2. Você tem mais tempo para conversar com o paciente

Escrever no papel é um processo mais lento do que digitar em um computador ou celular, principalmente quando você já tem o hábito de digitar há alguns anos.

Com um prontuário eletrônico que tem uma anamnese adaptada ao seu estilo de atendimento, além de outras seções, campos e calculadoras personalizadas, você agiliza ainda mais a sua consulta.

Entretanto, essa agilidade não significa que seu atendimento deixou de ser humanizado. Pelo contrário, agora você tem mais tempo para olhar nos olhos do paciente e conversar.

O iClinic também conta com uma vantagem essencial: modelos personalizados de solicitação de exames, prescrições e documentos.

Você pode deixar pré-programado os modelos que mais utiliza no dia a dia, e ao invés de precisar digitar tudo de novo, várias vezes ao longo da semana, basta dar alguns cliques para ter um modelo pronto.

Dessa forma, você adiciona apenas as informações necessárias para o paciente, mas não perde tempo escrevendo as mesmas coisas.

Veja como essa funcionalidade ajudou o Dr. Sergio Duccini:

“Receita de cardiologista geralmente é extensa, então a praticidade de contar com a prescrição eletrônica é muito boa. É a funcionalidade que eu mais utilizo, junto com a agenda e o prontuário.”

3. Os dados podem ser acessados de qualquer lugar

Você já passou pela situação de receber uma ligação de um paciente, mas não lembrar da última consulta, ou qual foi o tratamento prescrito?

Todo cardiologista recebe dúvidas dos pacientes, e algumas vezes esses questionamentos aparecem em momentos inesperados, fora do consultório.

Porém, com a ajuda do iClinic, essa situação não precisa ser mais um problema.

Como os seus dados são salvos na nuvem, com o apoio dos servidores da AWS, a plataforma em nuvem mais abrangente do mundo, usada pela NASA e Casa Branca, você consegue acessá-los de qualquer lugar.

Com um dispositivo e acesso à internet, você consegue acessar o sistema por um navegador ou pelo aplicativo iClinic.

Dessa forma, você consegue tirar dúvidas a qualquer momento, enviar o prontuário do paciente mesmo de casa, assim como prescrições de medicamentos que podem ser assinadas digitalmente.

A prescrição iClinic Rx, por exemplo, possui diferenciais como memorização de posologia e envio automático por WhatsApp.

Ter todos esses benefícios na nuvem facilita muito o dia a dia, não concorda? Veja a opinião da cardiologista Imara Queiroz:

“Antes eu não utilizava o aplicativo na nuvem, quando precisava de alguma informação do paciente, tinha que pedir para a secretária verificar para mim. Agora, de qualquer lugar, tenho o prontuário na mão com muita facilidade.”

4. A jornada do paciente se torna mais prática e agradável

Você provavelmente já passou pela situação de ser um paciente. Na maioria das vezes, agendar uma consulta se torna um processo desgastante.

Em primeiro lugar, muitos consultórios só agendam consultas por telefone. Se a recepcionista está ocupada ou em outra ligação, o paciente é obrigado a esperar minutos, até mesmo horas ou dias.

Quando o médico disponibiliza agendamentos por mensagens, nem sempre essa resposta é rápida. Novamente, o paciente precisa esperar.

Com o iClinic, você consegue habilitar gratuitamente seu agendamento online, e permitir que os pacientes agendem consultas 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Como o agendamento online funciona no seu próprio site ou no AgendarConsulta, eles não precisam entrar em contato com a recepcionista para marcar consultas.

Saiba mais sobre a plataforma AgendarConsulta no nosso eBook gratuito:

O agendamento online ainda é integrado com a agenda médica do sistema, ou seja, se você tiver os lembretes de consulta ativados, todos os pacientes receberão lembretes do compromisso no dia anterior.

Mesmo que você fique receoso e queira que os pacientes tenham um contato direto com o consultório, a recepcionista consegue ver todos os pacientes marcados pela agenda e entrar em contato.

Caso a consulta seja a distância, você consegue transmitir confiança por meio da Teleconsulta iClinic, que envia um termo de consentimento para pacientes, permite gravação do atendimento e é integrada ao prontuário.

Se o paciente for presencialmente até seu consultório, ele encontrará um ambiente modernizado e organizado, que não demora para localizar seus dados em meio a uma pilha de papéis.

Uma ótima forma de melhorar a experiência do paciente durante sua jornada, não concorda? 😉

5. O contato no pós-consulta é garantido

Quanto tempo sobra no seu dia para entrar em contato com pacientes que não têm retorno marcado?

Um cenário comum na cardiologia, assim como em outras especialidades, são os pacientes que se consultam uma ou duas vezes, e somem. Você não sabe o que aconteceu, nem o motivo da ausência.

Às vezes, o cardiologista nem se dá conta que existe uma grande quantidade de pacientes que não voltam para um retorno.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, os médicos não conseguem manter um relacionamento no pós-consulta, devido à falta de tempo.

Felizmente, com a ajuda do iClinic esse problema é solucionado completamente.

Você pode habilitar o envio de e-mails de aniversariante, que envia para todos os aniversariantes do dia uma mensagem personalizada para parabenizá-los.

Dessa maneira, mesmo que o paciente não tenha um retorno marcado, você entra em contato em um dia especial, algo que seus pacientes com certeza vão lembrar quando precisarem de uma nova consulta.

Essa é uma das ferramentas favoritas da Dra. Imara Queiroz no iClinic:

“Antes eu ficava pedindo pra secretária enviar e-mail de aniversário, então pra ela ficou mais fácil com o e-mail automático de aniversariantes, é um trabalho extra que ela deixou de fazer.”

O iClinic Marketing é outra funcionalidade essencial se você deseja manter uma comunicação automatizada com seus pacientes.

Por ela, é possível enviar mensagens pré-programadas em diferentes dias e horários, como se fosse um fluxo de e-mails personalizado para seus pacientes.

Você consegue programar mensagens sobre a conscientização de doenças cardiovasculares que serão enviadas periodicamente durante 3 meses para todos os pacientes, por exemplo.

Com esses 5 diferenciais do software médico iClinic, os cardiologistas conseguem aliar seus atendimentos humanizados com o melhor da tecnologia, e melhorar a relação médico-paciente.

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