Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como obter a assinatura digital no iClinic?

A prescrição eletrônica traz diversos benefícios para os médicos, como redução de erros e uso de papel, praticidade para o dia a dia, entre outros. Confira neste artigo como obter ainda mais vantagens com a assinatura digital no iClinic.

Também conhecida como certificação ou certificado digital, a assinatura permite que você assine receitas de medicamentos para seus pacientes de qualquer lugar, e a qualquer momento.

Inclusive, com a assinatura digital é possível prescrever e assinar os medicamentos controlados, que exigem uma receita de controle especial.

O iClinic permite que você instale sua assinatura digital no sistema. Assim, você centraliza suas funcionalidades em um único local, garantindo mais segurança e facilidade para a rotina da sua clínica.

Veja uma parte do depoimento da Dra. Thamy, um dos casos de sucesso da iClinic, sobre a prescrição eletrônica do sistema:

“Agora eu fiz a assinatura digital e está sendo muito bom. Não preciso encontrar presencialmente as pacientes apenas para prescrever, eu apenas envio por SMS a receita. Antes eu estava mandando por Sedex, mas o que eu gastei em 2 dias de encomenda, é quase um ano de assinatura digital.”

Como o iClinic é integrado ao iClinic Rx, você tem uma prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp.

Continue a leitura e descubra mais sobre a assinatura digital no iClinic!

Como obter uma assinatura digital?

Segundo um estudo publicado na Revista Jurídica da UNIGRAN, o certificado digital é um documento eletrônico que permite as pessoas assinarem, digitalmente, um documento seguro e válido juridicamente.

“As vantagens no uso de certificados digitais são inúmeras, como dar agilidade nos processos burocráticos, reduzir custos, prover maior segurança nas transações pela Internet, dar respaldo legal e sigilo nas negociações.”

A assinatura digital contém um nome e um número público exclusivo, chamado de chave pública. Além dos benefícios citados acima, ela também contribui para a economia de uma imensa quantidade de papel.

Para os profissionais de saúde, as vantagens da assinatura se tornam ainda maiores, uma vez que eles lidam diretamente com dados sensíveis de pacientes.

A segurança dos dados médicos é um tópico cada vez mais discutido na área da saúde, principalmente com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Se você também deseja assegurar a proteção das informações dos seus pacientes, e obter a praticidade da assinatura digital, confira a seguir como você pode obtê-la.

Cada empresa de assinatura digital possui suas próprias particularidades, por isso, lembre-se de entrar em contato com o suporte da sua autoridade, caso tenha alguma dúvida sobre o processo a ser seguido.

Veja a seguir um passo a passo completo para ativar sua assinatura digital no iClinic.

Acompanhe!

Como instalar sua assinatura digital no iClinic?

“Usar o certificado digital é a certeza da negociação segura, da confiança na mensagem que envia ou recebe.”

Como o estudo da Revista Jurídica citado no começo do artigo afirma, a criptografia (conjunto de técnicas que codificam os dados) da certificação digital torna praticamente impossível a quebra de sigilo das informações.

Quando a assinatura digital ocorre por meio de um software médico, como o iClinic, a segurança dos dados médicos se torna ainda maior.

Afinal, o sistema foi desenvolvido exclusivamente para a área da saúde, buscando seguir todas as exigências da NGS (Nível de Garantia de Segurança) e do CFM.

Para saber mais sobre a segurança dos dados no iClinic, baixe nosso conteúdo gratuito:

Agora, dê uma olhada nos 3 passos práticos que você deve seguir para obter a assinatura digital no iClinic!

1. Adquira uma assinatura digital

Parece óbvio, mas é importante esclarecer que não é possível contratar um certificado digital pelo iClinic. Você pode apenas ativá-lo, uma vez que já tenha adquirido.

Por isso, caso ainda não tenha feito esse passo, siga nossas dicas do tópico “como obter uma assinatura digital”. 😉

2. Instale a assinatura no seu dispositivo eletrônico

Se você já tem seu certificado digital, significa que o processo mais burocrático já passou. Agora, basta instalá-lo no dispositivo eletrônico que você realiza seus atendimentos, como seu computador ou smartphone.

Cada autoridade certificadora exige diferentes processos de instalação. Na maioria dos casos, basta baixar seu certificado digital por meio de um programa disponibilizado pela autoridade.

A assinatura digital no iClinic ainda não funciona em smartphones, mas essa melhoria já está sendo desenvolvida pelos nossos especialistas.

3. Adicione a extensão de assinatura digital no seu navegador

Após instalar seu certificado no dispositivo escolhido, você irá instalar a extensão “Web PKI” no navegador que você acessa o iClinic, como Chrome, Opera, Firefox, entre outros.

Essa extensão permite que sua assinatura digital seja acessada diretamente pelo iClinic. Dessa forma, você pode assinar seus documentos digitais por meio do prontuário eletrônico.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat do sistema, ou deixe um comentário aqui embaixo. Iremos adorar te responder!

Ainda não conhece o iClinic? Teste gratuitamente o sistema agora mesmo:

Qual a importância da legitimidade dos documentos para os médicos se protegerem juridicamente? 

Proteção jurídica e documentação são conceitos que “andam juntos”. Talvez você já tenha escutado a dica de documentar todo acordo de forma formal, ou seja, por escrito.  

O fato é que quando fazemos um acordo apenas na fala e não temos um documento válido para comprovar o que foi acordado, não temos provas suficientes para dar prosseguimento em um caso (seja para acusão ou defesa). O mesmo vale para a área da saúde. 

Um erro médico, por exemplo, é comprovado por meio da análise técnica de documentos relacionados ao atendimento. Ao não preencher corretamente um prontuário do paciente, toda a proteção jurídica que o profissional poderia ter é prejudicada. 

Imagine que dois médicos estejam se preparando para um processo no qual são acusados de erro médico. Ambos têm todos os documentos do paciente: prontuário, termo de autorização e consentimento, ficha de cadastro, entre outros. 

Porém, um médico armazena tudo no papel e, ao decorrer do processo, é comentado que a recepcionista também faz algumas adições no prontuário do paciente, como inserção de dados pessoais. 

O outro profissional usa seu sistema médico na nuvem, ou seja, todos os documentos do paciente são anexados no prontuário eletrônico, que não permite alterações após a finalização do atendimento. 

Além disso, os documentos de autorização e consentimento foram assinados eletrônicamente pelo paciente, e também contam com a assinatura digital do médico.  

Ao considerar o contexto dos dois médicos, podemos concluir que o profissional com mais medidas de proteção, como a assinatura eletrônica do paciente e prontuário eletrônico, terá mais facilidade em comprovar que não houve erro médico. 

O processo de tomar atitudes jurídicas de forma preventiva é chamado de profilaxia jurídica, algo essencial para profissionais que atuam em uma área nobre e delicada, como é a área da saúde.   

Assinatura eletrônica do paciente: como usar e principais vantagens  

Visto a importância dos documentos médicos, tanto para uma relação de transparência com o paciente, quanto para a proteção jurídica do profissional, é essencial contar com medidas de segurança como a assinatura eletrônica do paciente. 

A assinatura digital garante autencidade e integridade de informações eletrônicas, com a validade jurídica equivalente à de documentos físicos assinados de próprio punho.  

Em comparação com a assinatura manual, a eletrônica utiliza criptografia para proteger os dados trafegados e não pode ser copiada por um falsificador.  

A validade jurídica da assinatura digital é respaldada por leis e regulamentações como a Medida Provisória nº 2.200-2/2001. Portanto, ela é amplamente aceita em diversos setores, tal como na área da saúde. 

Ao usar um prontuário eletrônico que conta com a sua assinatura digital e a assinatura eletrônica do paciente, você obtém: 

  • Agilidade e praticidade nos seus atendimentos; 
  • Garantia que está se resguardando juridicamente por meio da autenticidade e segurança dos dados; 
  • Redução de custo e armazenamento de papel; 
  • Aumento da comodidade para o paciente, uma vez que ele pode acessar o documento pelo celular, a qualquer momento, diferente de um documento em papel que é facilmente perdido. 

Conheça a assinatura eletrônica do paciente da Afya iClinic 

Quanto espaço sua clínica já desperdiçou para arquivar papel? Quantas vezes você precisou usar uma assinatura digital que não estava integrada ao prontuário eletrônico do paciente? 

Apesar de tecnologias como prescrição de medicamentos, prontuário eletrônico e certificado digital estarem cada vez mais presentes na vida de médicos e pacientes, muitos profissionais ainda estão presos no papel ou em uma solução de assinatura externa, não integrada ao sistema da clínica. 

Para atender aos médicos que precisam da assinatura dos pacientes de forma segura e rápida, seja durante o atendimento ou no pós-consulta, criamos a assinatura eletrônica do paciente da Afya iClinic! 

A solução é simples e fácil de usar: após selecionar um de seus modelos personalizados de documento, o arquivo já vem preenchido automaticamente com os dados do paciente cadastrados no sistema, e você pode enviar o link de assinatura pelo WhatsApp Web ou outro canal de sua preferência. 😊 

Após o paciente assinar o documento, ele é anexado automaticamente no prontuário e o mesmo recebe uma cópia por e-mail. 

Caso queira ver como a nossa assinatura eletrônica funciona na prática, assista nosso vídeo: 

Gif da assinatura eletrônica do paciente: lançamento sistema Afya iClinic
Gif da assinatura eletrônica do paciente: lançamento sistema Afya iClinic

Dessa forma, você tem a sua assinatura e a do paciente integradas 100% ao prontuário, pode enviar os documentos rapidamente durante um atendimento e o uso é ilimitado. Você pode enviar sempre que quiser e imprimir quando for necessário.  

Conheça a assinatura eletrônica do paciente da Afya iClinic agora mesmo e aproveite o melhor preço do mercado:  

 

Sair da versão mobile