Ficar preso no prontuário de papel não é mais uma opção para os profissionais de saúde que querem agilidade, centralização de dados e produtividade.
Ser um profissional de saúde, na era pós-digital, significa contar com inovações tecnológicas para tornar a rotina médica mais ágil e eficiente.
O Dr. Sergio sabe que, por meio da tecnologia, foi possível transformar suas salas de armazenamento de fichas, em espaços produtivos a serem utilizados de forma inteligente.
Por isso, ele buscou a ajuda de um software médico de qualidade, que atendesse suas necessidades e trouxesse praticidade para sua rotina, e para suas secretárias.
Leia este caso de sucesso e descubra como o cardiologista utiliza o iClinic da melhor forma para alcançar seus objetivos.
Aproveite o conteúdo!
Sobre o Dr. Sergio Duccini
O Dr. Sergio é graduado em Medicina pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), e especializado em administração hospitalar pelo Thomas Father do Brasil.
“Desde pequeno, eu sempre quis ser cardiologista. Como meu foco sempre foi a cardiologia, entrei na Medicina pensando nessa área, e fui para a Escola Paulista, onde fiz minha especialização.”
O cardiologista também tem especialização em Perito Médico pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
“Eu atendo na Prefeitura de Cotia e na clínica Dietcor, na qual apenas atendo pacientes particulares, também realizo exames laboratoriais, ultrassons, entre outros.”
O atendimento humanizado é o principal diferencial do Dr. Sergio, que busca atender todos seus pacientes com calma, sem se preocupar com o tempo.
“Busco focar na qualidade dos meus atendimentos. Tudo que realizamos na clínica Dietcor é de alta qualidade, o atendimento é personalizado, feito com muita atenção e carinho, e com isso nós fidelizamos os pacientes. Mesmo em época de crise, como esta da COVID-19, nossa clínica tem crescido mês a mês.”
Para ter foco total nos seus pacientes e otimizar seu tempo, o cardiologista decidiu contar com a ajuda de um software médico em seu dia a dia.
Como o iClinic ajuda o Dr. Sergio Duccini a otimizar o espaço do consultório?
Em sua entrevista, realizamos a seguinte pergunta ao profissional de saúde: por qual motivo buscou ter um software médico no seu dia a dia?
“Devido a quantidade de fichas. Eu atendo uma média de 3 a 4 pacientes novos por dia. Rapidamente o volume de ficha fica muito grande, você não tem onde armazenar. Hoje, com a facilidade da internet, guardar seu prontuário na nuvem é maravilhoso.”
Como o Dr. Sérgio enfatizou em sua entrevista, ter todas as fichas e prontuários em papel, não é uma opção viável para os médicos que querem economizar recursos.
“Hoje eu devo estar com mais de 2.500 pacientes cadastrados. Faz quatro anos que uso o iClinic. Imagina o espaço que precisaria para guardar todos os prontuários. Com minha média de 3 a 4 pacientes novos por dia, multiplica isso pelo ano todo, não existe espaço suficiente.”
Com o armazenamento na nuvem do iClinic, além de ter mais segurança dos dados médicos, você não ocupa nenhum espaço do consultório, ou do dispositivo.
“Antigamente você precisava de salas para guardar fichas, a recepcionista poderia errar a ordem do alfabeto na hora de arquivar, e você nunca mais achava a ficha do paciente. Com a internet, isso não acontece mais.”
A acessibilidade é outra vantagem do armazenamento na nuvem, já que os médicos podem acessar suas informações de qualquer lugar, sempre que quiserem.
“Entre quase 3 mil prontuários, um que estivesse fora da ordem alfabética, precisaria ficar uma semana procurando. Espaço custa muito caro. Além da praticidade para minha secretária, que não precisa ficar perdendo tempo localizando ficha de paciente. O tempo é caro, eu ganho espaço e ganho dinheiro com o iClinic.”
Perguntamos ao Dr. Sergio como foi a transição do prontuário de papel, para o prontuário eletrônico.
Ele também contou que, com a mudança para um software médico, conseguiu focar mais no atendimento de seus pacientes.
“Fiz o seguinte: escaneei as fichas dos pacientes antigos, e fui adicionando ao sistema. Por mais de 20 anos eu me dediquei mais a área administrativa, de uns três anos para cá estou me dedicando mais ao atendimento aos pacientes. Sinto muito prazer em atender e adoro estar dentro do consultório, cuidando das pessoas.”
A economia de espaço é um ótimo benefício para o cardiologista, mas a personalização do prontuário do iClinic é outro diferencial essencial.
“O iClinic é bem intuitivo, você monta o prontuário da forma que gosta. Ele tem o receituário que me facilita muito, por isso me adaptei muito bem ao iClinic e gosto muito dele.”
O desenvolvimento de funcionalidades também é algo positivo, já que as ferramentas do sistema estão em constante evolução.
“Nas vezes que eu tive algum problema, sempre tive liberdade de enviar sugestões sobre o sistema, e ele está sempre evoluindo, sempre melhorando. É algo que gosto muito no iClinic.
Quais são as funcionalidades favoritas do Dr. Sergio Duccini no iClinic?
Entre as principais funcionalidades do profissional, a prescrição de medicamentos é, de longe, sua favorita, já que é uma das que mais utiliza no dia a dia.
“Receita de cardiologista geralmente é extensa, então a praticidade de contar com a prescrição eletrônica é muito boa. É a funcionalidade que eu mais utilizo, junto com a agenda e o prontuário.”
Outra funcionalidade que é um verdadeiro destaque para o Dr. Sergio é a Teleconsulta iClinic, que é integrada com o prontuário eletrônico do sistema.
“Eu tenho feito algumas Teleconsultas e estão funcionando muito bem. Posso visualizar o prontuário, escrever e salvar de forma prática durante o atendimento.”
A possibilidade do atendimento a distância também agrada os pacientes do cardiologista, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco da COVID-19, e os acamados.
“Os pacientes estão se adaptando muito bem. Cuido de muitos idosos, que não podem sair de casa, e, para os filhos, a Teleconsulta é maravilhosa, facilitando muito a vida deles.”
Saber se adaptar no meio de uma pandemia é um grande desafio, que o Dr. Sergio conseguiu contornar da melhor forma, pelo bem dos seus pacientes.
“A Teleconsulta é mais uma ferramenta que nós temos. Às vezes não consigo realizar tudo a distância, e é necessário um retorno presencial, mas tenho resolvido 95% dos casos pela Teleconsulta.”
Com a Teleconsulta, o cardiologista garante que seus pacientes continuem recebendo atendimento médico, e pode contar com uma funcionalidade prática, e simples de usar.
“Para os pacientes acamados que não podem sair de casa, a consulta domiciliar é mais cara. Com a Teleconsulta, eles podem ser atendidos pelo preço normal, em suas próprias residências, tendo assim, mais essa facilidade para os pacientes.”
O Dr. Sergio investe a maior parte do seu tempo no cuidado com os pacientes. Ele sabe que para atendê-los com qualidade, precisa contar com um software que otimize seu tempo.
“Gosto muito do iClinic, é muito prático e intuitivo, me identifico com o sistema e me ajuda demais. Agiliza o consultório, agiliza o tempo de consulta.”
O Dr. Sergio é um excelente exemplo de profissional de saúde que conquistou estabilidade na carreira médica, e soube escolher um software médico que atendesse suas necessidades.
Se você também quer um software médico que otimiza seus espaços e centraliza suas informações, teste gratuitamente o iClinic agora mesmo:
Contatos do Dr. Sergio Duccini:
Endereço: Avenida Prof. Manoel José Pedroso, 1707, sala 01, Parque Bahia, Cotia – SP E-mail: [email protected] Telefone: (11) 26904474 e (11) 941722471