Uma gestão de excelência é baseada em uma análise de dados assertiva, que ajuda o administrador do consultório na tomada de decisões.
Para conquistar essa organização e controle, é essencial contar com um software médico completo e fácil de usar como o iClinic.
O Dr. Pedro Diniz, por exemplo, conseguiu organizar a sua gestão e visualizar seus dados de maneira muito mais facilitada.
“Ao anotar em fichas ou outros sistemas que não são tão completos igual o iClinic, você fica perdido. Uma informação fica no lugar, o exame na outra. E no iClinic não, a organização é muito completa e facilita bastante. Além disso, a ferramenta auxilia na gestão e visualização de dados, informações que eu nem tinha ideia.”
Continue a leitura e descubra como o iClinic pode te ajudar na análise de dados do seu consultório.
3 formas de analisar os dados do seu consultório com o iClinic
O Bruno Diaz é um dos empreendedores que obteve mais controle sobre suas finanças com os relatórios do iClinic.
“No meu dia a dia eu consigo controlar minhas receitas, despesas, posso prever futuros gastos e realizar investimentos dentro da própria clínica. Com o iClinic eu consigo me programar financeiramente, e perceber quais são meus meses fortes, e aqueles mais fracos.”
Não ter uma centralização de dados significa ter que acessar diferentes ferramentas e documentos para entender como foi seu mês ou semana, e demorar mais tempo para realizar suas análises.
Para aumentar sua produtividade, ganhar tempo e reduzir despesas, você pode seguir estas 3 principais maneiras de analisar dados com o iClinic.
1. Painel
O painel é a tela inicial do iClinic, visualizada apenas por profissionais de saúde. Nele, você irá encontrar informações que são geradas automaticamente, de acordo com o uso do sistema.
Isso significa que, ao registrar seus agendamentos, pacientes e preencher todas as informações, você consegue uma análise completa do seu público e comportamento do seu consultório.
Entre os principais dados disponíveis no painel, podemos citar:
- Número de pacientes agendados, confirmados, atendidos e que não compareceram às consultas;
- Porcentagem de mulheres e homens atendidos no consultório;
- Total de procedimentos realizados e tipos, como retorno ou primeira consulta;
- Relação entre pacientes e convênios;
- Duração média dos atendimentos;
- Atendimentos no período;
- Distribuição etária.
Assim, você descobre informações relevantes como o convênio mais rentável para o seu negócio, qual é o perfil dos seus pacientes, quanto tempo suas consultas demoram, entre outros.
2. Relatórios
Quanto tempo você demora para produzir os relatórios sobre seu consultório? Já pensou em usá-lo para atividades mais produtivas, como um planejamento estratégico?
No iClinic, com poucos cliques você consegue gerar relatórios sobre:
- Atendimentos realizados;
- Pacientes para retorno;
- Pacientes por período, CID e indicação;
- Faltas por paciente;
- Análise de despesas e receitas;
- Repasse por profissionais;
- Fluxo de caixa;
- Aniversariantes.
Nada melhor que poupar tempo automatizando atividades manuais e repetitivas, não concorda?
Ao gerar relatórios automáticos, você economiza tempo para se dedicar mais aos pacientes, e pensar em novas maneiras de aprimorar as áreas do seu negócio, como a recepção.
Com os relatórios do iClinic, você consegue ter informações específicas sempre que precisar.
Veja o depoimento da Dra. Carolina Tajra sobre como os relatórios do iClinic a ajudaram na administração do seu consultório:
“Recentemente eu comecei a usar a funcionalidade de lançar recebimentos. Agora tenho controle no final do mês de pagamentos, como foram realizados, quando foram recebidos.”
3. Métricas específicas das funcionalidades
Além das áreas exclusivas para análise de dados no sistema, você também pode descobrir outras informações em seções como a de Finanças, que mostram relatórios e gráficos sobre as funcionalidades.
Veja um exemplo na imagem abaixo:
Você consegue verificar o balanço geral do seu consultório, quais são as receitas e despesas pendentes, qual procedimento é mais rentável, saldo geral das suas contas bancárias, entre outros dados.
O controle de estoque, outra funcionalidade com suas próprias métricas, também mostra a quantidade de cada produto registrado no sistema, assim como informações sobre o vencimento de cada lote.
O iClinic Marketing, plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde, apresenta a quantidade de e-mails enviados, aberturas e cliques.
O objetivo de todas essas ferramentas é facilitar sua gestão, para que você possa tomar decisões mais assertivas sem precisar ficar o dia inteiro coletando informações em diferentes locais.
Como você viu ao longo do conteúdo, um software médico com armazenamento na nuvem centraliza todos os seus dados com segurança e agilidade.
Para conhecer todos esses benefícios na prática, faça um teste gratuito no iClinic e veja sua administração alcançar ainda mais a excelência:
Satisfação garantida para novas assinaturas: contrate o iClinic e, caso não fique satisfeito em até 30 dias, nós devolvemos o seu dinheiro.