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Como softwares de gestão melhoram a rotina do consultório

Como softwares de gestão melhoram a rotina do consultório
Leia em 5 min.

Os softwares de gestão possibilitam a automação de diversos processos manuais, oferecem segurança e agilizam a rotina em clínicas e consultórios.

A informática biomédica é uma área da saúde relativamente nova.

Apesar de seu surgimento remeter à década de 1970, seu reconhecimento na rotina clínica só conquistou maior impacto na atualidade.

Prontuário eletrônico, sequenciamento genético e sistematização de processos são algumas contribuições da tecnologia para o setor.

Ainda assim, a informatização da saúde encontra resistência em alguns segmentos, principalmente pela falta de conhecimento dos profissionais quanto ao potencial das ferramentas.  

Neste artigo, você vai conferir como os softwares de gestão melhoram sua rotina, qual a importância da atualização profissional na adoção e como potencializar os resultados deles.

Continue a leitura!

6 vantagens dos softwares de gestão na rotina do consultório

Em serviços de saúde tradicionais, a variedade de softwares de gestão é imensa. 

Já para profissionais autônomos, que atendem em clínicas ou consultórios, os sistemas eram escassos até o boom das healthtechs, a partir de 2014. 

Até janeiro de 2020, as iniciativas na área de tecnologia e saúde saltaram de 160 para 386 no Brasil, segundo apuração do portal CanalTech

O desenvolvimento de soluções para demandas de nicho, como é o caso dos profissionais autônomos, é uma das principais apostas para o setor. 

Segundo Felipe Lourenço, graduado em Informática Biomédica pela USP e um dos fundadores da iClinic, com os softwares, os médicos também passam a se enxergar como empreendedores:

“Nossa bandeira é ter cada vez mais médicos que, além de se enxergarem como tal, também se reconheçam como empreendedores.”

Gerir o próprio negócio requer organização para padronizar horários de atendimento, movimentação financeira e histórico do paciente. 

Mas antes de contratar o serviço de um sistema para clínicas, no entanto, é preciso avaliar quais aplicações a plataforma oferece. 

Confira alguns dos principais diferenciais para a rotina clínica:

1. Prontuário eletrônico

O documento reúne dados de identificação dos pacientes e seus registros de saúde. 

Por isso, quando comprar um software, confira se ele possui certificados de segurança que atestam o sigilo das informações.

2. Agenda médica

Sistemas eficientes devem estar equipados com notificações de confirmação de consultas dentro de suas agendas médicas. Dessa forma, é possível prevenir possíveis faltas e reduzir prejuízos.

3. Gestão do negócio com funções financeiras 

Um sistema com todas as soluções que você precisa. Além de ser mais econômico (por ser apenas um software), os dados ficam concentrados em um só lugar, o que é mais seguro e ágil. 

Dessa forma, também é possível cruzar o número de atendimentos e tipos de convênio e gerar, no mesmo programa, um relatório completo e fiel às entradas e saídas. 

4. Suporte do sistema e materiais educativos sobre o software

Empresas responsáveis mantêm canais resolutivos de atendimento ao cliente, como um suporte que tira suas dúvidas em até três minutos pelo chat, durante horário comercial.

Além de dúvidas sobre o uso, o canal recolhe sugestões e reclamações e passa para a equipe de produto desenvolver soluções otimizadas e personalizadas de acordo com suas demandas. 

Algumas empresas ainda vão além e oferecem conteúdos gratuitos sobre o uso do sistema, como um eBook sobre como funciona a migração de dados.

5. Acesso remoto

A tendência das medidas de segurança de dados é manter as informações na nuvem, ou seja, em servidores seguros da internet que permitem o acesso de qualquer lugar, a qualquer hora.

Assim, os profissionais de saúde conseguem ter mais autonomia na gestão, já que podem acompanhar a rotina do consultório em tempo real.  

6. Personalização das funcionalidades

Por mais que o formato dos consultórios e dos serviços de saúde sigam um padrão, cada especialidade médica tem particularidades sobre atendimentos, procedimentos e pacientes. 

Por isso, é importante considerar um sistema que seja voltado para a experiência do usuário (ou user experience) e possibilite a personalização do prontuário de acordo com as necessidades de cada profissional.

Como a atualização profissional ajuda na adoção dos softwares de gestão?

A atualização profissional tem sido uma importante forma de aproximar profissionais da saúde de conhecimentos inovadores para a área.

Isso porque a formação continuada aborda, além de pautas biomédicas, a complexidade da saúde e demandas de rotina, bem como na gestão de carreira e na administração do consultório.

Ambos os temas convergem com a health technology, tecnologia definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo uma:

“Aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida.”

Em geral, quem trabalha na área se aproxima dessas tecnologias por meio da operacionalização dos procedimentos — sejam eles voltados aos cuidados ou à gestão da sua clínica ou consultório. 

À frente de muitos desses avanços estão startups especializadas, conhecidas como healthtechs. Em geral, são empresas de base tecnológica com soluções inovadoras para o setor de saúde

É o caso da iClinic, healthtech especializada no desenvolvimento de software de gestão médica para clínicas e consultórios

Além de dispor de ferramentas que otimizam a rotina do empreendimento, como agendamentos e questões burocráticas, o sistema garante segurança de dados — tema cada vez mais relevante na saúde.

Como potencializar os resultados dos softwares de gestão?

Para potencializar os resultados da tecnologia em saúde na rotina de profissionais e pacientes, é fundamental considerar dois aspectos:  

1. A tecnologia só tem efeito quando aplicada em conjunto com bons princípios de gestão e processos;
2. O uso da tecnologia deve ser visto como um sistema de apoio, e não como um recurso que compete com o profissional de saúde.

Os conselhos acima são do especialista em gestão de saúde Felipe Lourenço, fundador da iClinic, que também afirma que:

“A educação continuada em empreendedorismo, gestão e inovação possibilitará ao novo profissional da área enxergar essas oportunidades e sinergias de forma mais profunda.”

O usuário de ferramentas tecnológicas de gestão não tem dificuldades de gerir os conteúdos, pois os softwares de gestão costumam ser intuitivos. 

No entanto, por se tratar de uma tecnologia que envolve dados de pacientes, armazenamento de diagnósticos e até movimentação financeira, é importante que o profissional se mantenha atualizado

Assim, será possível converter esses conhecimentos em resultados positivos à sua carreira, além de garantir a segurança dos pacientes.  

Felipe Lourenço também destaca:

“Acreditamos que buscar educação é a melhor maneira de unir uma visão de negócios ao cuidado com o paciente. O cuidado assistencial já é algo que os profissionais de saúde sabem fazer muito bem. Por isso, ampliar conhecimento em marketing médico, gestão financeira, experiência do cliente e gestão de processos é essencial.”

Para alcançar os benefícios listados neste conteúdo sobre os softwares de gestão, faça já um teste grátis no iClinic:

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