Veja como manter um bom relacionamento com fornecedores da clínica

Veja como manter um bom relacionamento com fornecedores da clínica

Principais tópicos

Médico, veja como manter um bom relacionamento com fornecedores da clínica

Em uma clínica, o relacionamento com fornecedores pode não parecer algo tão importante, mas fortalecer essa relação é uma ótima estratégia para negociar prazos e preços, colaborando para a saúde financeira da clínica.

Você deve enxergar os fornecedores como parceiros que vão ajudar a sua clínica a se destacar no mercado e ter sucesso enquanto um negócio.

E para manter um bom relacionamento com seus fornecedores, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Quer saber quais são eles? Então confira este artigo até o final, pois iremos mostrar como aproveitar melhor esse contato.

Fortaleça a comunicação

Estar mais próximo dos fornecedores da clínica ou do consultório, facilitando a comunicação e o acesso deles a você ajudará na construção de um bom relacionamento. Sendo assim, divulgue os canais pelos quais os seus fornecedores poderão entrar contato com você.

Sabemos que com a vida corrida do médico, é difícil encontrar tempo para dedicar a este assunto, mas é muito importante que você reserve um horário para atendê-los e assim aproximar seus interesses e verificar o que um pode fazer pelo outro.

Nesse momento é fundamental deixá-los à vontade, assim você conquistará a confiança de cada um deles e, em consequência disso, terá mais liberdade para negociar.

Estabeleça relações de parceria

O seu fornecedor precisa ser seu parceiro, ou seja, um aliado da sua clínica. Com a ajuda dele você conseguirá melhorar a qualidade dos serviços prestados, diminuindo os riscos de problemas com equipamentos ou produtos utilizados.

Para melhorar o relacionamento entre vocês, mostre ao seu fornecedor que ele também será beneficiado com essa parceria, com um cliente que é fiel a seus produtos e regular em seus pagamentos.

bom-relacionamento-com-fornecedores02

Negocie prazos para melhorar o fluxo de caixa da clínica

O fluxo de caixa é base financeira de qualquer negócio, inclusive da sua clínica. Por mais que os serviços realizados sejam de extrema qualidade, se o fluxo de caixa estiver no vermelho, a clínica ainda corre o risco de cair em dívidas e até mesmo ter que encerrar suas atividades.

No entanto, uma boa forma de otimizar seu fluxo de caixa é melhorando o relacionamento com os fornecedores, a fim de negociar prazos de entrega e condições de pagamentos melhores. Se você conseguir garantir um prazo de entrega menor, a sua clínica poderá estar um passo à frente dos concorrentes, diminuindo a necessidade de obter muitos produtos em estoque.

Em relação aos prazos de pagamento, com uma boa negociação é possível diminuir seus custos e oferecer preços melhores aos seus pacientes. Outro benefício é conseguir negociar datas, para que o pagamento ao fornecedor não caia na mesma semana do aluguel ou do salário dos funcionários, por exemplo.

‘ frameborder=0 allowfullscreen>

Alinhe os processos

Outra maneira de manter um bom relacionamento com seus fornecedores é alinhando os seus processos. Dessa forma, você conseguirá mostrar a eles toda a sua programação de compras, e vocês poderão chegar a um acordo sobre quais são os melhores períodos para a aquisição de determinados produtos e equipamentos.

Se for possível, é interessante que vocês criem juntos essa programação, a fim de alinhar os seus interesses com os dos fornecedores de uma forma eficiente, pois os dois lados poderão expor suas necessidades.

Manter um bom relacionamento com fornecedores não é uma tarefa difícil, basta você se organizar para conseguir se reunir com eles, expor seus objetivos e, é claro, ouvir o que eles têm a dizer também.

Agora que você já conhece a importância de um bom relacionamento com seus fornecedores, que tal conhecer 5 dicas para gerenciar o controle de estoque da sua clínica?

Planilha Grátis: Controle de Estoque

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online