Médico, veja como manter um bom relacionamento com fornecedores da clínica
Em uma clínica, o relacionamento com fornecedores pode não parecer algo tão importante, mas fortalecer essa relação é uma ótima estratégia para negociar prazos e preços, colaborando para a saúde financeira da clínica.
Você deve enxergar os fornecedores como parceiros que vão ajudar a sua clínica a se destacar no mercado e ter sucesso enquanto um negócio.
E para manter um bom relacionamento com seus fornecedores, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Quer saber quais são eles? Então confira este artigo até o final, pois iremos mostrar como aproveitar melhor esse contato.
Fortaleça a comunicação
Estar mais próximo dos fornecedores da clínica ou do consultório, facilitando a comunicação e o acesso deles a você ajudará na construção de um bom relacionamento. Sendo assim, divulgue os canais pelos quais os seus fornecedores poderão entrar contato com você.
Sabemos que com a vida corrida do médico, é difícil encontrar tempo para dedicar a este assunto, mas é muito importante que você reserve um horário para atendê-los e assim aproximar seus interesses e verificar o que um pode fazer pelo outro.
Nesse momento é fundamental deixá-los à vontade, assim você conquistará a confiança de cada um deles e, em consequência disso, terá mais liberdade para negociar.
Estabeleça relações de parceria
O seu fornecedor precisa ser seu parceiro, ou seja, um aliado da sua clínica. Com a ajuda dele você conseguirá melhorar a qualidade dos serviços prestados, diminuindo os riscos de problemas com equipamentos ou produtos utilizados.
Para melhorar o relacionamento entre vocês, mostre ao seu fornecedor que ele também será beneficiado com essa parceria, com um cliente que é fiel a seus produtos e regular em seus pagamentos.
Negocie prazos para melhorar o fluxo de caixa da clínica
O fluxo de caixa é base financeira de qualquer negócio, inclusive da sua clínica. Por mais que os serviços realizados sejam de extrema qualidade, se o fluxo de caixa estiver no vermelho, a clínica ainda corre o risco de cair em dívidas e até mesmo ter que encerrar suas atividades.
No entanto, uma boa forma de otimizar seu fluxo de caixa é melhorando o relacionamento com os fornecedores, a fim de negociar prazos de entrega e condições de pagamentos melhores. Se você conseguir garantir um prazo de entrega menor, a sua clínica poderá estar um passo à frente dos concorrentes, diminuindo a necessidade de obter muitos produtos em estoque.
Em relação aos prazos de pagamento, com uma boa negociação é possível diminuir seus custos e oferecer preços melhores aos seus pacientes. Outro benefício é conseguir negociar datas, para que o pagamento ao fornecedor não caia na mesma semana do aluguel ou do salário dos funcionários, por exemplo.
‘ frameborder=0 allowfullscreen>
Alinhe os processos
Outra maneira de manter um bom relacionamento com seus fornecedores é alinhando os seus processos. Dessa forma, você conseguirá mostrar a eles toda a sua programação de compras, e vocês poderão chegar a um acordo sobre quais são os melhores períodos para a aquisição de determinados produtos e equipamentos.
Se for possível, é interessante que vocês criem juntos essa programação, a fim de alinhar os seus interesses com os dos fornecedores de uma forma eficiente, pois os dois lados poderão expor suas necessidades.
Manter um bom relacionamento com fornecedores não é uma tarefa difícil, basta você se organizar para conseguir se reunir com eles, expor seus objetivos e, é claro, ouvir o que eles têm a dizer também.
Agora que você já conhece a importância de um bom relacionamento com seus fornecedores, que tal conhecer 5 dicas para gerenciar o controle de estoque da sua clínica?