Os principais passos para ter um consultório de pediatria de sucesso

Para ter sucesso em um consultório de pediatria não basta apenas ser um bom pediatra. Além de uma postura ética e um bom conhecimento prático, é preciso conhecer um pouco de gestão, finanças, marketing e até decoração.

Se você está montando seu consultório ou se encontra disposto a realizar pequenas mudanças para alavancar sua carreira e fidelizar seus pacientes, leia este post e entenda como fazer do seu consultório de pediatria um grande sucesso.

1. Escolha um bom lugar

A escolha do lugar ideal para abrir seu consultório também pode influenciar bastante a movimentação da sua agenda. Se atende um público de renda menor, é bom escolher um local de fácil acesso por meio de ônibus ou metrô. Se seu público tem maior poder aquisitivo, escolha um local próximo a um estacionamento.

Pode ser interessante também atender próximo a escolas infantis, pois facilita para os pais levarem as crianças antes ou depois da escola.

2. Decore seu consultório de pediatria

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Há períodos na infância em que ir ao médico pode ser extremamente desagradável para a criança. Investir em uma decoração lúdica, criando uma atmosfera descontraída e alegre pode trazer conforto para a criança e seus familiares, deixando as consultas fluírem de forma mais leve.

É bom usar cores e formas variadas. Você pode usar um papel de parede colorido ou fazer colagem de desenhos. Quadros voltados para o público infantil também são um ótimo investimento. Para o chão, escolha preferencialmente materiais fáceis de limpar e evite tapetes, devido ao acúmulo de poeira.

Também é importante escolher móveis confortáveis e práticos, com cantos abaulados para evitar acidentes. Deixar um espaço para fraldário e outro para uma brinquedoteca também pode ser bastante útil caso haja disponibilidade de espaço.

Neste eBook, feito em parceria com a pediatra de sucesso Thatiane Mahet, nós reunimos as principais dicas e atitudes para você alcançar o sucesso em seu consultório de pediatria. Confira:

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3. Invista em marketing médico

Marketing médico pode parecer um pouco polêmico, mas quando é realizado de forma ética traz muitos resultados. Expor os pacientes e divulgar resultados com fotos de antes e depois são atitudes fora de questão, por exemplo. Mas divulgar seu nome e trabalho em redes sociais, sites e blogs, pode ser uma boa ideia para conquistar espaço no mercado.

Além disso, sabemos que existem grupos de pais que procuram médicos por indicação de conhecidos. Não se esqueça, portanto, que o melhor marketing de um médico é um bom atendimento e a satisfação de seu paciente.

Uma outra forma de promover o seu consultório é ter uma forte identidade visual. Desenvolver um logo para a sua clínica promove a associação de imagem pelos pais e pacientes. Assim, quando eles virem seu logo em algum cartão, receituário, ou até mesmo em uma divulgação nas redes sociais, eles se lembrarão de você.

Se quiser tirar suas dúvidas quanto às normas do CFM, assista ao vídeo a seguir:

4. Tenha uma secretária de confiança

Os processos de uma clínica, no geral, envolvem muitas atividades. E uma secretária de confiança e organizada é essencial para o funcionamento dessas atividades.

Essa colaboradora será responsável por muitas tarefas pré-consulta, como a recepção dos pais e do paciente, o cadastro das informações, a marcação de consultas e, também, pela organização geral da recepção, caso ela tenha uma posição de coordenação dentro da clínica.

Por isso é essencial que você saiba todas as habilidades dominadas pela profissional contratada e tenha um alinhamento claro sobre os processos e organização da clínica. Assim, você pode focar em oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes.

5. Utilize um software de gestão

Softwares para gestão de consultórios auxiliam bastante o atendimento e a administração da clínica. Com um sistema é possível organizar as finanças e o fluxo de caixa, além de ter um controle detalhado de consultas agendadas e ainda de pacientes faltosos, facilitando encaixes.

Com o sistema, seus próprios pacientes podem agendar as consultas online e você pode ficar mais próximo deles enviando e-mails com atualizações sobre a medicina ou lembrando da consulta marcada um ou dois dias antes. Outra enorme vantagem são os prontuários eletrônicos que podem ser acessados de qualquer lugar com acesso à internet.

Além do conhecimento técnico e humano que um bom pediatra deve oferecer, investir em outros quesitos, como em um bom local de atendimento e software de gestão, também deve fazer parte na hora de montar o seu consultório. Dessa maneira, você conseguirá atrair mais pacientes, que ainda sairão mais felizes e satisfeitos com a consulta oferecida.

Gostou dessas dicas para um consultório de pediatria de sucesso? Aproveite e leia também o Guia com 3 técnicas para fidelizar pacientes.

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